
 1 

Sessão de Comunicação 6: Jornalismo Político 
 
O Centro e as margens do jornalismo brasileiro: uma análise das interfaces entre a 
imprensa nacional e regional no Caso Lunus 

 
Pâmela Araujo Pinto1 - Universidade Federal Fluminense (UFF) 
 
Resumo 
 

Este artigo se propõe a uma reflexão acerca do jornalismo brasileiro e sua 
diversidade, a partir do reconhecimento das diferenças e paralelos entre a grande 
imprensa e o jornalismo regional. Considerando o jornalismo como uma prática social e 
cultural, busca-se entender a forma de atuação dos meios noticiosos enquanto 
mecanismos de responsabilidade política na democracia. Tal proposta será viabilizada 
pelo estudo do Caso Lunus (escândalo político que envolveu a governadora do 
Maranhão, Roseana Sarney, na corrida presidencial de 2002) e sua publicização em dois 
veículos: O Globo, periódico de circulação nacional da família Marinho, e O Estado do 
Maranhão, jornal regional de propriedade da família Sarney. Este escândalo é um 
protótipo para lidar com os diferentes âmbitos do jornalismo brasileiro, pois ilustra 
aproximações e afastamentos diante da cobertura do mesmo tema. Por meio da análise 
de conteúdo pretende-se compreender as relações e o lugar de fala dos veículos e suas 
respectivas consequências.  
 
Palavras-chave: Jornalismo; Grande Imprensa; Regionalismo.  
 
1. Apresentação  

 

O binômio “centro e periferia” é usado no Brasil, com frequência, para localizar 

o jornalismo regional na condição de manipulável e legitimar a autonomia da grande 

imprensa. Porém, estas terminologias devem ser empregadas com cautela, visto que não 

são condições imutáveis e devem ser entendidas como conceitos relativos 

(ALBUQUERQUE, 2008). Segundo o autor, as grandes empresas midiáticas brasileiras 

ora atendem à ideia de centro, quando servem de modelo para grupos menores, ora estão 

na condição de periferia, ao tomar como referência determinado modelo estrangeiro. O 

mesmo acontece quando sistemas considerados periféricos servem de parâmetro, para 

veículos ainda menores, assumindo a condição de centro – o que é possível ocorrer no 

Brasil, dada à dimensão do país, que é proporcional ao descompasso tecnológico 

existente entre os meios de comunicação.  

                                                 
1  Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na Universidade Federal do Maranhão 
(UFMA), em 2007. Mestranda do Curso de Comunicação da Universidade Federal Fluminense, UFF. Email: 
pinpamela@gmail.com. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico 
do Maranhão (FAPEMA).   



 2 

Tais simplificações feitas entre mídia nacional e local reduzem as possibilidades 

de compreensão da comunicação brasileira e das suas interfaces de modo mais 

completo. Desta forma, observar as variações entre o parâmetro “ideal” de imprensa e o 

parâmetro real da comunicação praticada nos estados e cidades para além do “eixo 

sudeste” enriquece os diálogos no campo da comunicação, ao mesmo tempo em que 

promove o questionamento de práticas e do controle da mídia. 

Este trabalho parte da análise do Caso Lunus, nos jornais O Globo e O Estado do 

Maranhão, para discutir a relação contemporânea da grande imprensa e do jornalismo 

regional. O Caso Lunus foi o escândalo político que envolveu Roseana Sarney2, a 

primeira governadora do país, no momento em que disputava a Presidência da 

República, em 2002. A Lunus Serviços e Participações Ltda tinha Roseana como 

acionista majoritária com 82,50%, em sociedade com seu marido e Secretário de 

Planejamento do Estado, Jorge Murad (17,27%) e Severino Cabral (0,23%). A corrida 

da pefelista rumo à presidência avançou por todo o país com velocidade até o dia 1º de 

março de 2002. Nesta data, a Polícia Federal efetivou uma operação de busca e 

apreensão na sede da empresa, encontrando documentos que a relacionavam com desvio 

de verba pública e R$ 1,34 milhão em dinheiro.  

O corpus desta análise o é composto pelos jornais O Globo, da família Marinho 

e pelO Estado do Maranhão, de propriedade do senador José Sarney. É importante 

ressaltar que as famílias Marinho e Sarney mantêm laços e parceiras no âmbito privado 

e empresarial. Laços que tornam mais desafiadora esta pesquisa, pois aproximam dois 

contextos aparentemente desconectados, o centro e a periferia da imprensa.  

Busca-se ilustrar, por meio deste escândalo político que envolveu o centro e a 

margem da comunicação e da política brasileira, as proximidades e diferenças entre o 

jornalismo produzido pelos veículos de grande circulação e o jornalismo regional, 

reconhecendo a existência de vários tipos de jornalismo praticado no mesmo país. 

 

2. Geopolítica da Imprensa Brasileira 

 

O jornalismo é diretamente afetado pela divisão geopolítica brasileira, na qual a 

posição ocupada no eixo centro-periferia é determinante no poder de decisão. O centro 

brasileiro foi estabelecido no Rio de Janeiro, sede da corte portuguesa e posteriormente 

                                                 
2 Herdeira política de José Sarney, chefe do grupo político mais tradicional do Nordeste, em vigor. 



 3 

da República, onde também foram fixadas as principais atividades econômicas e a 

política do país. O pacto da Política dos Governadores, feito por Campos Sales (1898 - 

1902), no qual a força política dos atores do centro de poder é consolidada com o apoio 

de atores regionais, reforçou esta tradição. Os presidentes de província, sem autonomia, 

passaram a ser governadores de estado, com poder de decisão e total apoio do governo 

Federal. Surgia então a Política dos Estados, amplamente acolhida pelos chefes 

regionais que viraram adeptos da nova sistemática, na qual a periferia legitimava, pelo 

voto, o poder central e este concedia autonomia, cargos e verbas aos chefes estaduais.  

Na esteia desta divisão geopolítica surgiram diversos jornalismos no Brasil, 

produzidos de acordo com a realidade local dos jornalistas e dos proprietários de 

jornais. Todavia, houve uma cristalização do conceito de jornalismo brasileiro, na qual 

este foi enquadrado de forma simplista em duas categorias dicotômicas, opondo valores 

como credibilidade e legitimidade: a grande imprensa, responsável pela cobertura de 

temas de relevância nacional, e o jornalismo de província, que noticia apenas temas 

focados nos fatos locais.  

Para estudar a tensão entre estes tipos de mídia, recorreu-se à política – um 

vínculo comum a estas duas esferas. Tal assertiva será ilustrada em um breve resumo da 

história da imprensa brasileira. A adoção do trusteeship model
3, na década de 1930, tem 

consequências diretas nesta interface (imprensa/política): observou-se a concentração 

das mídias nas mãos das elites econômicas e políticas - sistema preservado no país até 

os dias atuais. A falta de rigor nas legislações foi determinante para ocorrência de 

conglomerados, pois era permitida a propriedade cruzada, isto é, a possibilidade de que 

um mesmo grupo empresarial controle jornais, revistas, emissoras de rádio e de 

televisão em um mesmo mercado. Na época, as concessões de rádio e televisão foram 

para os grupos consolidados no mercado. Assim se formaram os maiores grupos de 

mídia nacionais e regionais no Brasil, resultando num sistema midiático concentrado e 

controlado por um reduzido grupo de empresas, (LIMA, 2006). Ribeiro (2007) cita 

outras formas de interação “legal” entre imprensa e poder público, ainda na década de 

1950: controle oficial das quotas de papel e outros insumos básicos à comunicação; 

financiamentos, isenções fiscais e subsídios; fiscalização governamental das atividades 

de comunicação e publicidade governamental. 

                                                 
3 Sistema que entrega o setor de radiodifusão à exploração comercial da empresa privada, através de 
concessões da União. 



 4 

Outro fator determinante para a relação das empresas midiáticas com o poder 

público foi a dependência financeira dos meios de comunicação, em todo o país, para 

obter a infra-estrutura necessária a sua expansão. Conjuntura viabilizada somente com a 

ditadura militar de 1964, que proporcionou condições econômicas e institucionais para 

o desenvolvimento de um sistema nacional de telecomunicações e de radiodifusão 

compatível com as novas exigências do capitalismo. A Embratel foi criada em 1965, 

ano que o Brasil se associou ao Sistema Internacional de Satélites (INTELSAT); Nos 

anos seguintes foram criados o Ministério de Comunicações (1967) e a integração, via 

micro-ondas, de todo o território nacional (1968 - 1970), (ORTIZ, 2001).  

O vínculo mais estreito que rege as relações entre mídia e a política na 

contemporaneidade são as concessões de radiodifusão, com acentuada distribuição no 

governo militar e no período pós-ditadura na gestão do presidente Sarney. No governo 

do general Figueiredo foram feitas mais de 700 concessões de rádio e televisão, o que 

representa mais de 1/3 do total das emissoras existentes desde o surgimento da 

radiodifusão no Brasil. Lima (2007) considera o auge das outorgas para políticos o 

período do Congresso Constituinte (1987-1988), gerido pelo ministro das 

Comunicações Antônio Carlos Magalhães, em pleno jogo para permanência do 

presidencialismo como forma de governo e a fixação do mandato de José Sarney em 

cinco anos. Entre 1985 e 1988 foram assinadas 1028 outorgas, 91 dessas foram dadas 

(diretamente) para deputados e senadores constituintes. Desse total, 92,3% votaram a 

favor do presidencialismo e 90,1% votaram a favor do mandato de cinco anos para o 

então presidente da República.  

Sob o pretexto de modernizar as leis acerca da radiodifusão brasileira, a classe 

política fez uso da Constituição de 1988 em benefício próprio ao estender ao Congresso 

Nacional a prerrogativa de outorgar e renovar concessões de rádio e televisão - 

atividade antes estrita ao Executivo, (LIMA, 2006). Ao invés de promover avanços na 

democratização das telecomunicações, promoveu um novo “loteamento” das mídias 

entre os políticos no país. Além do chefe do Executivo, deputados e senadores passaram 

a participar da distribuição de concessões em benefício próprio, para garantir 

regionalmente seu prestígio – fato que ocorre por meios “alternativos”, visto que a 

mesma constituição proibiu deputados e senadores de manter contrato ou exercer 

cargos, função ou emprego remunerado em empresas concessionárias de serviço 

público.  



 5 

Durante o governo FHC foram autorizadas 357 concessões educativas sem 

licitação e vendidas 539 emissoras comerciais. Na gestão do deputado federal Pimenta 

da Veiga (PSDB-MG), como Ministro das Comunicações, foram autorizadas, 

aproximadamente, 100 TVs educativas. Pelo menos 23 foram para políticos. Os 

beneficiados diretos com as concessões estabeleceram sistemas de comunicação 

regionais, vinculados em sua maioria a grupos midiáticos nacionais distribuidores de 

tecnologias e informações para os grupos locais, com infra-estrutura limitada, visando o 

público regional. 

A concentração midiática não é restrita aos grupos regionais, mas inicia 

justamente na grande imprensa, que ao longo das décadas teve que se profissionalizar 

para atender às demandas do mercado capitalista, mas continuou concentrando os 

empreendimentos no âmbito familiar: 

Nos anos 1990, cerca de nove grupos de empresas familiares 
controlavam a grande mídia no Brasil. As famílias eram Abravanel 
(SBT), Bloch (Manchete), Civita (Abril), Frias (Folha), Levy 
(Gazeta), Marinho (Globo), Mesquita (O Estado de S. Paulo), 
Nascimento Brito (Jornal do Brasil) e Saad (Band). Hoje esse número 
está reduzido a cinco. As famílias Bloch, Levy, Nascimento Brito e 
Mesquita já não exercem mais o controle sobre seus antigos 
veículos.(LIMA, 2006, p.104 - 105) 
 

Paralelamente ao afunilamento dos grupos empresariais de controle da grande 

imprensa, os grupos regionais – associados aos grupos dominantes nacionais – 

consolidam suas posições hegemônicas com a expansão da propriedade cruzada em 

várias regiões brasileiras, (LIMA, 2006). Neste contexto, os veículos acabam, em sua 

maioria, fixados em grupos geridos por políticos locais, já que o isolamento econômico 

da região Nordeste dificulta a autossuficiência econômica de veículos midiáticos. Entre 

2002 e 2006, a região foi responsável por 8,9% do Produto Interno Bruto do país, 

enquanto a região Sudeste foi por 56,32%. Os anúncios e a própria vendagem dos 

jornais não produzem receita suficiente para sua autonomia editorial. Surge assim o 

coronelismo eletrônico, com ocorrência acentuada nas regiões do interior do país, longe 

dos holofotes da sociedade civil metropolitana:  

 

O coronelismo eletrônico é uma prática antidemocrática com 
profundas raízes históricas na política brasileira que perpassa 
diferentes governos e partidos políticos. Através dela se reforçam os 
vínculos históricos que sempre existiram entre as emissoras de rádio 
e televisão e as oligarquias políticas locais e regionais, e aumentam as 
possibilidades de que um número cada vez maior de concessionários 
de radiodifusão e/ou seus representantes diretos se elejam para cargos 



 6 

políticos, especialmente como deputados e/ou senadores. (...)a 
continuidade do coronelismo eletrônico se constitui num dos 
principais obstáculos à efetiva democratização das comunicações no 
país. (LIMA, 2008, p. 27)  

 

Santos (2005, p. 88) destaca as limitações das empresas de comunicação 

controladas pelos coronéis. Segundo a autora elas não atendem às lógicas usuais de 

mercado: 

Os veículos de comunicação sob sua propriedade são financiados por 
anúncios publicitários governamentais e os veículos de comunicação 
governamentais sob sua gestão pelas verbas públicas. A direção das 
empresas no âmbito local e regional é usualmente cedida aos parentes 
ou afiliados, prescindindo dos valores do capitalismo ocidental como, 
por exemplo, eficiência. Os serviços de comunicação oferecidos pelas 
empresas dos coronéis são pobres, não têm condições de 
competitividade em termos de qualidade de conteúdo ou de 
distribuição eficaz. Precariedade econômica herdada do coronelismo 
de Leal.  

 
As redes abertas de televisão e rádios demonstram a aliança entre estas duas 

esferas midiáticas, pois os contratos entre afiliada e cabeça-de-rede têm dupla função: 

garantir a oferta de programação, agregando o valor da mídia nacional para a audiência 

local - sem desprender muitos recursos e consequentemente expandindo a rede de um 

grupo nacional de comunicação; e, paralelamente, garante que a máquina pública atue 

pelos rádiodifusores, (SANTOS, 2005, p. 88).  

            Diante da argumentação exposta, este trabalho considera a relação da grande 

mídia com o poder político híbrida, e não plenamente isenta quanto se busca enfatizar. 

Ao passo que a proximidade entre o jornalismo regional e a política é mais explícita, e 

tem usos mais diretos. Outra característica relevante no contexto brasileiro é a 

existência de vínculos financeiros e ideológicos entre veículos da mídia nacional, 

acentuadamente redes de televisão e rádio, e exemplares da mídia regional. Esta 

interface é resultado do vínculo direto entre estas esferas midiáticas e instituições de 

poder político, o que implica no uso político da mídia brasileira. O exemplo das 

Organizações Globo é emblemático na relativização da mídia nacional como autônoma, 

independente, pois esta mantém localmente parceria com um sistema político 

clientelista enquanto nacionalmente, por meio de seus veículos, recrimina tal prática.  

              Para analisar criticamente a produção midiática, seja nacional ou local, é 

importante contextualizar o ambiente onde a notícia é feita, os interesses envolvidos na 

divulgação ou não de uma matéria e os constrangimentos pelos quais os jornalistas 



 7 

passam em suas rotinas de trabalho. O jornalismo é um produto cultural, em constante 

interação com seu ambiente, e por isso, está contaminado pelos interesses dos 

proprietários dos veículos. Para Breed (1993) é o publisher que decide quais as forças 

que têm de ser conciliadas, obedecendo a linha editorial do jornal e sua orientação 

política, disfarçada em decorrência da existência de códigos de ética jornalísticos. Para 

o autor, a linha editorial é apreendida por osmose e imposta no processo de socialização 

do jornalista na redação. 

 Carey (1987) entende o jornalismo como uma profissão que apresenta ao 

mundo uma narrativa coerente, servindo a finalidades particulares, por este motivo é 

considerado pelo autor um trabalho criativo, uma estratégia simbólica, um modo de 

tornar o mundo confortavelmente compreensível ou, quando isso não é possível, de 

atribuir os fatos ao destino ou à sorte. Isso torna os jornalistas participantes ativos na 

fabricação da realidade e não apenas observadores passivos (CAREY, 1987, p. 12). Como 

alternativa, o autor propõe que o leitor seja astuto e constante – tal como são os próprios 

jornalistas – para associar o desconexo, para encontrar sentido e significado na torrente 

monumental e intensa das ocorrências. 

 

2.1 Os Marinhos e o Maranhão 

 
As Organizações Globo e o Sistema Mirante, de propriedade de José Sarney, 

mantêm vínculos financeiros, no Maranhão, representando assim esta relação entre o 

centro e a margem na comunicação. A junção dos periódicos neste trabalho é reforçada 

por algumas proximidades, inclusive os contratos financeiros e simbólicos mantidos 

entre os dois grupos de mídia, conforme elucidam os tópicos abaixo:  

a) a intrínseca relação comercial entre as famílias Sarney e Marinho, pois José 

Sarney é proprietário do Sistema Mirante de Comunicação, composto por quatro 

emissores de televisão, afiliadas à Rede Globo; pelo jornal diário O Estado do 

Maranhão; 14 emissoras de rádio, na capital e no interior (AM e FM) e o portal da 

internet “Imirante.com” – hospedado no portal “Globo.com”;  

b) pelo intercâmbio de informações entre os dois jornais, resultado da assinatura 

da Agência Globo como fornecedora externa de informação – com veiculação de 

colunas como Panorama Político, Panorama Econômico e alguns cadernos como a 

Revista de TV;  



 8 

c) Ambos são veículos representativos, com vendagens expressivas, sendo o 

Estado do Maranhão o periódico local mais vendido no Maranhão, com cerca de 12 a 16 

mil exemplares diários durante a semana e 20 mil aos fins de semana; Segundo Bezerra 

(2005), O Globo teve uma média de vendagem de diária de 266,185 exemplares durante 

2002, com dados da  Associação Nacional de Jornais;  

d) a relação “afetiva4” entre os proprietários destes veículos de comunicação, e a 

possível implicação na postura dos profissionais no processo de produção de notícias 

sobre o tema. Os laços afetivos foram reforçados pela ligação “imortal”, pois Marinho 

ocupou a cadeira n º 39 da Academia Brasileira de Letras, ao lado do assento de José 

Sarney, cadeira n º 38;  

e) o fato de Roseana ser uma das proprietárias do jornal O Estado do Maranhão - 

como isso influenciará na forma de trabalhar a notícia?;  

f) A postura do jornal O Globo na cobertura jornalística de algumas datas 

políticas no país - sua postura pró-Sarney (1984)5, pró-Collor (1989), pró-Fernando 

Henrique Cardoso (1994-8). 

O envolvimento econômico dos grupos superou a relação matriz/filial do sinal 

Rede Globo, como evidencia o projeto “Viva Educação”. O projeto educacional, criado 

em 2000 e implementado em 2001, visava aumentar os índices educacionais pelo tele-

ensino: em 18 meses o aluno (de escolas públicas) concluiria a ensino médio com a 

metodologia da teleaula. Foi utilizado um volumoso valor de recursos do erário 

maranhense para compra de “conteúdos e tecnologias” de instituições ligadas ao grupo 

empresarial da família Marinho. Couto (2007, p. 140) aponta a Fundação Roberto 

Marinho (sem fins lucrativos) e a Editora Globo como principais beneficiadas do 

convênio assinado com a governadora Roseana Sarney, em 22 de novembro de 2000, no 

valor de R$ 114 milhões.     

A visão dos gestores dos dois grupos é compartilhada quanto ao uso de suas 

mídias para atender interesses privados. Para Sarney, a função do seu conglomerado 

                                                 
4 O viés político permeou a amizade de José Sarney e Roberto Marinho durante os anos que esse ocupou a 
Presidência da República, (1985-1990). Como conselheiro de Sarney, Roberto indicou nomes como o dos 
Ministros Antônio Carlos Magalhães (Comunicações) e Maílson da Nóbrega (Fazenda), Miguel (2001). 
Fato este veementemente negado por Sarney na edição de homenagem póstuma a Marinho: Homem de 
grande educação, afável, cavalheiro, fina sensibilidade, nunca, nem de leve, tentou usar seu poder para 
influenciar decisões de governo, O Globo (08/08/2003). 
5 A Rede Globo entreviu decisivamente no processo que determinou quem deveria ser assumir a 
Presidência: o vice-presidente eleito José Sarney ou Ulisses Guimarães, o presidente da câmara dos 
deputados e primeiro na ordem constitucional de sucessão. A Globo convocou inúmeros especialistas em 
direito constitucional para apoiar a tese de vice-presidência, e colaborou decisivamente para a formação 
de um consenso em torno do nome de Sarney (GUIMARÃES e AMARAL, 1988). 



 9 

regional é: “(Nossa) única atividade em empresas é relativa à atividade política: jornal, 

rádio e televisão. Temos uma pequena televisão, uma das menores, talvez, da Rede 

Globo. E por motivos políticos. Se não fossemos políticos, não teríamos necessidade de 

ter meios de comunicação,” José Sarney (LIMA, 2006). Uma visão compartilhada por 

Marinho, conforme ilustra sua entrevista ao The New York Times:  

“Sim, eu sou o poder (da RGTV), mas eu sempre faço isso 
patrioticamente, tentando corrigir as coisas, buscando os melhores 
caminhos para o país e seus estados. Nós gostaríamos de ter poder 
para consertar tudo o que não funciona no Brasil. Nós dedicamos 
todo o nosso poder para isso. Se o poder é usado para desarticular um 
país, para destruir seus costumes, então, isso não é bom, mas se é 
usado para melhorar as coisas, como nós fazemos, isso é bom”.  
(RIDING, 1987 apud LIMA 2006, p. 83) 

 

A presença de Roseana na mídia em decorrência do Caso Lunus estremeceu 

estes vínculos, temporariamente, pois O Globo como mídia nacional tinha que noticiar o 

assunto para sua audiência, em razão do compromisso com a credibilidade vendida aos 

anunciantes. O Estado do Maranhão cumpriu o papel de porta-voz oficial da 

governadora durante a crise política, defendendo sua publisher das acusações de 

improbidade administrativa.   

 

3. Caso Lunus nos Jornais  
 

O corpus desta pesquisa escolheu o jornalismo impresso para tentar equacionar 

esta tensão entre a “grande” imprensa, a mídia regional envolvendo o poder político. 

Foram utilizados dois veículos de comunicação: O Globo, primeiro empreendimento 

midiático da família Marinho e O Estado do Maranhão, primeiro veículo do Sistema 

Mirante de Comunicação, de propriedade do senador José Sarney. O Globo circula 

nacionalmente e compõe a maior rede de comunicação do país, enquadrando-se no 

perfil da grande mídia; o segundo é direcionado ao público maranhense, afim de atender 

interesses privados de um grupo político local, encaixando-se como mídia de província.  

 Optou-se metodologicamente pela análise de conteúdo dos jornais, com objetivo 

de expor aproximações e distanciamentos na produção de sentido acerca do Caso 

Lunus. Foram analisadas as manchetes publicadas na primeira página (ver TAB. 1), 

visto que elas expõem de forma objetiva as posturas dos veículos estudados. 

 

 



 10 

TABELA 1: Títulos do Caso Lunus 

 

Data Título O Globo O Estado do Maranhão 

02/03/2002 1 PF Investiga Marido de Roseana e 
PFL ameaça deixar governo 

“Não vão me intimidar”  
 

03/03/2002 2 Ministro defende atuação da PF no 
caso de Murad 

Roseana afirma que ação foi 
uma violência política  

04/03/2002 3 Sarney Filho sai e agrava crise do 
PFL com o governo 

Murad repudia invasão e 
exige que tudo seja apurado 
às claras  

05/03/2002 4 PFL faz tempestade em copo 
d´água, diz FH 

Roseana diz que invasão foi 
ato de discriminação  

06/03/2002 5 Roseana deixa candidatura se PFL 
não romper com FH 

Roseana recebe apoio do PFL 
no Congresso 

07/03/2002 6 PFL pode deixar o governo hoje 
após 38 anos no poder 

PFL sai do governo e diz que 
Roseana é candidata  

08/03/2002 
(...) 

7 PFL abandona governo mas mantém 
cargos  e apoio a FH 

PFL confirma rompimento e 
lança Roseana  

12/03/2002 
 

8 Laranjas em projetos aprovados por 
Roseana 

Bornhausen quer definir 
estratégia 

13/03/2002 9 Marido de Roseana assume crime 
para explicar dinheiro 

“Agi por determinação 
própria” 

14/03/2002 
(...) 

10 PFL marca prazo para desistir de 
Roseana 

PFL mantém apoio a Roseana 
e quer ação da PF investigada 

28/03/2002 
(...) 

11 PM invade centro da PF no 
Maranhão  

- 

12/04/2002 12 PFL já dá como certa a renúncia de 
Roseana 

- 

13/04/2002 13 - PFL decide manter apoio à 
candidatura de Roseana  

14/04/2002 14 Abandonada pelo PFL, Roseana 
Sarney renúncia  

Roseana vai disputar mandato 
no congresso pelo Maranhão  

FONTE: Acervo da Biblioteca Nacional (RJ) e da Biblioteca Pública Benedito Leite (MA). 

 

NO Estado do Maranhão, 30 capas foram dedicadas ao caso, com manchetes 

consecutivas durante os primeiros quinze dias de março; no período seguinte, as capas 

começaram a intercalar, até o tema ser tratado apenas na parte interna do periódico, 

retornando somente na primeira semana de abril – quando o caso chegou ao seu ápice. 

Em O Globo, a crise política protagonizada por Roseana Sarney e a cúpula do PFL 

figurou em 38 edições, das quais 26 foram em março e 12 em abril. Ao longo do 

período analisado, o caso foi tema de 26 capas como manchete (principal e secundária), 

sendo que o tema foi tratado 19 vezes nas capas de março e sete vezes em abril.

 Percebe-se a dissonância entre a cobertura veiculada pelO Globo e a realizada 

nO Estado do Maranhão. Enquanto o jornal da família Marinho manteve-se no lugar de 



 11 

um “jornal empresarial”, disponibilizando os “fatos” e as provas que responsabilizavam 

Roseana aparentemente “sem interesses”, o contrário se deu no jornal da governadora 

do Maranhão, onde as manchetes foram defensivas e claramente favoráveis a sua 

proprietária. Termos como “armação”, “repúdia”, “violência” referiam-se a operação 

enquanto “apoio”, “solidariedade” e “honestidade” eram vinculados a Roseana nos 

textos de seu jornal para os (e)leitores maranhenses. Percebe-se a ausência de denúncias 

publicadas nO Globo no jornal dos Sarney como mostram os títulos 8 e 11. O Estado do 

Maranhão redimensiona matérias dadas nacionalmente para favorecer a imagem de 

Roseana, presente principalmente nos títulos 5, 6, 7, 12 e 13.    

 O jornal regional chegou a anunciar inverdades como o lançamento da 

candidatura de Roseana, que nunca ocorreu, ver títulos 7 e 13, ambientando um clima 

político diferente do veiculado em mídias nacionais. Este conteúdo foi reforçado por 

jornais e televisões locais vinculados ao grupo Sarney. Quando o tema das manchetes 

coincidiu, observa-se um enquadramento diferente nos dois veículos, conforme título 9. 

O dinheiro apreendido na Lunus exemplifica claramente o uso da notícia nos jornais: O 

Globo ilustrou imagens e falou intensamente da quantia apreendia, dados neutralizados 

na cobertura dO Estado do MA. Até a explosão do Caso Lunus identificou-se uma 

posição “neutra” do jornal O Globo à candidatura de Roseana, por meio de notas em 

colunas políticas ou de matérias positivas sobre a vida pública e privada da candidata. A 

manchete do dia 02 de março (título 1) denota uma mudança na estratégia do jornal, 

visto que o veículo obteve informações privilegiadas sobre a operação da PF e a 

noticiou6 com amplo destaque durante os 44 dias nos quais o caso esteve no foco da 

mídia nacional.  

 O Estado do Maranhão, além de ter sido usado como porta-voz oficial da pré-

candidata, serviu de bússola pra a imprensa nacional por exibir o pensamento da 

governadora. Manchetes e títulos da cobertura eram feitos com aspas, declarações 

diretas de Roseana e do marido, servindo tanto para posicionamento de discurso no caso 

como fonte de consulta para jornalistas da grande imprensa. Durante toda a crise, o 

jornal continuou publicando o conteúdo fornecido pela agência Globo, mesmo aqueles 

que envolviam o tema de Roseana, desde que corroborasse com a tese defendida pelo 

                                                 
6 O Globo mobilizou mais de vinte repórteres no RJ, MA, TO e no DF. Além do correspondente local, o 
jornal enviou profissionais para apurar o caso em Palmas e São Luís.  



 12 

jornal local. As matérias adquiridas7 dO Globo  para publicação no jornal local 

legitimavam a ideia de inocência e agregavam credibilidade ao conteúdo dO Estado, 

tendo em vista o status do mais tradicional veículo dos Marinho na esfera local. Havia 

incongruência nas próprias matérias dO Estado, como demonstram as manchetes 13 e 

14 respectivamente: “PFL decide manter apoio à candidatura de Roseana” e  “Roseana 

vai disputar mandato no congresso pelo Maranhão”.  

O Globo cobriu o caso de forma crítica para manter credibilidade diante do 

público, que na sua maioria desconhece os laços estratégicos entre os grupos Marinho e 

Sarney. O Estado do Maranhão foi utilizado pelos seus proprietários para atender fins 

privados, quando deveria estar a serviço da sociedade e contribuir com a prestação de 

notícias responsavelmente. Entretanto ambos atendiam interesses políticos, com maior 

ou menor descrição, pois as Organizações Globo não abriram mão das cotas 

publicitárias federais e outras implicações subterrâneas ao Caso Lunus na disputa 

eleitoral de 2002 para cumprir a parceria regional. Acordos político-financeiros como os 

destas empresas se apóiam nos interesses de maior peso, sendo flexíveis à conjuntura 

vigente. 

 

4. Considerações finais 
 

O principal efeito do Caso Lunus foi a saída de Roseana do eixo central de 

disputa pelo poder. A representante oligárquica teve o trânsito entre o centro e a 

margem da política interrompido por suas práticas administrativas regionais ilícitas. 

Para Weber (2004, p. 281) “o investimento em propaganda e adoção da mídia ao 

“fenômeno político-midiático brasileiro” (Roseana) não foram suficientes para diluir as 

questões éticas e legais e a candidata desaparece. Vence a política”. É importante 

destacar o papel central da mídia na saída da candidata, pois a constante exposição do 

escândalo nos jornais reforçou a opinião pública desfavorável à pefelista. Mas em uma 

mídia controlada por políticos, ou e por empresários comprometidos com os jogos 

políticos, como os espectadores vão ter acesso a informações confiáveis? 

O recorte desta pesquisa possibilita corroborar o papel político que a mídia 

desempenha no jogo de poder. Enquanto a mídia nacional publicizou as denúncias, e 

                                                 
7 A coluna Panorama Político era publicada de segunda à sexta no Estado do MA, entretanto o jornal 
utilizava manobras quando as declarações contidas na mesma não eram positivas. No dia 06/03 
substituíram o espaço da coluna por um artigo do jornalista Ricardo Noblat, veiculado no Correio 
Braziliense, criticando a postura da Polícia Federal e dos tucanos. 



 13 

com isso influenciou não só a opinião pública, mas incitou um posicionamento dos 

políticos diante dos fatos, o jornalismo regional reproduziu uma defesa partidária da sua 

proprietária, anulando as possibilidades (parciais) de acesso à informação daqueles que 

não disponibilizam de outros canais para contextualizar os fatos. A persistência de 

formas antidemocráticas como o coronelismo eletrônico está diretamente relacionada à 

conivência política, econômica do controle da informação no jogo político – 

acentuadamente no regional. Há vários jornalismos praticados no mesmo território que 

precisam sintonizar valores como ética e responsabilidade para contribuir com a 

transformação social e a consolidação da democracia brasileira.  

Partindo especificamente para os objetos aqui trabalhados, O Globo e O Estado 

do Maranhão, observa-se que o jornal local faz uso de notícias nacionais para desfocar a 

crise da sua proprietária, principalmente matérias que faziam referência ao cenário 

político vivenciado pelo PFL; Já o periódico carioca, atento à credibilidade esperada no 

investimento de seus anunciantes, buscou noticiar os fatos, cotidianamente, nas páginas 

de política. Concluí-se que o jornalismo, seja nacional ou local, está permeado por 

interesses que influenciam diretamente o teor das informações transformadas em 

notícias. E que a relação entre a grande e pequena imprensa vem sendo simplificada, de 

forma a minimizar os impactos dos diferentes jornalismos brasileiros.  

A existência de relações entre “Maranhão (Sarney) e Marinhos” na conjuntura 

política nacional reforça a necessidade de questionar a vigência destes modos 

ultrapassados, bem como da manipulação da comunicação em detrimento do direito 

constitucional à informação. A parceria entre estes sistemas e a grande mídia estimula a 

perenidade da lucrativa relação entre o público e o privado, nas esferas regionais e 

nacionais de poder (político e econômico).   

 
Referências  
 
ALBUQUERQUE, A. Another ‘Fourth Branch: press and political culture in Brazil”, in 
Journalism, no 6 (4), 2005. 
 
_______. Aconteceu num carnaval: algumas observações sobre o mito de origem do jornalismo 

brasileiro moderno. Artigo apresentado ao 6º Encontro de História da Mídia da Rede Alfredo de 
Carvalho. Niterói, 2008. 

 
BARBOSA, M. História Cultural da Imprensa: Brasil, 1900 – 2000. Rio de Janeiro: Mauad X, 
2007. 
 



 14 

BEZERRA, H D. Cobertura Jornalística e Eleições Majoritárias Proposta de um Modelo 

Analítico. 2005. Tese - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Rio de 
Janeiro, 2005. 
 
BOORSTIN, D. J. The image: a guide to pseudo events in America. New York: Atheneum, 1987. 
 
BREED, W. O controlo social na sala de redação. In “TRAQUINA, Nélson (org.) Jornalismo: 
questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Veja, 1993 
 

CAREY, J W. Why and how. The dark continent of American Journalism. In MANOFF, R K & 
SCHUDSON, M. Reading the news: a pantheon guide to popular culture. New York: Pantheon 
Books, 1987 
 

COSTA, W C da. Do “Maranhão Novo” ao “Novo Tempo”: a trajetória da oligarquia Sarney 
no Maranhão. Artigo Mimeografado. São Luís, 1996. 
 

COUTO, C. A. A. de M. Estado, Mídia e Oligarquia: poder público e meios de comunicação 
como suporte de um projeto político para o Maranhão. – Universidade Federal do Maranhão. 
São Luís, 2007.                     

DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRAFICO BRASILEIRO DO CPDOC. Fundação Getúlio 
Vargas, 2008. Página disponível em http://www.cpdoc.fgv.br/comum/htm/ acessada em: 
17/10/2008.                         

FISHMAN, M. Manufacturing news. Austin: University of Texas Press, 1990.                     

GUIMARÃES, César;  AMARAL, Roberto. ‘Brazilian Television: a Rapid Conversion to the 
New Order’, in FOX, Elizabeth (org.) Media and Politics in Latin America:The Struggle for 
Democracy. Newbury Park, CA: Sage, 1988. 
 

GITLIN, T.  The whole world is watching: mass media in the making unmaking of the new left.  
Berkeley: University of California Press, 1980. 

GOMES, W. Transformações da Política na era da comunicação de massa. 2 ed.  São Paulo: 
Editora Paulus,  2007.                                             

LIMA, V A de. Mídia Crise Política e poder no Brasil. São Paulo: FundaçãoPerseu de Abramo, 
2006. 
 
LIMA, A. de V. e LOPES, C. A. “Rádios Comunitárias: Coronelismo Eletrônico de novo tipo”. 
Junho de 2007.Disponível em 
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/download/Coronelismo_eletronico_de_novo_tipo.p
df. Acessado em 14 de nov. de 2008.  
 

MIGUEL, L. F. Política e Mídia no Brasil: episódios da história recente. Brasília: Plano 
Ediorial, 2002.  

______. Meios de Comunicação de Massa e Política no Brasil. Diálogos Latinoamericanos, n. 
03. Universidade de Aarhus. Pp. 43 -70. 2001.                                        



 15 

ORTIZ, R. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2001. 
 

RIBEIRO, A. P. G. Imprensa e História no Rio de Janeiro dos anos 50. Rio de Janeiro: E-
papers, 2007.  

SOLOSKI, J. O jornalista e o profissionalismo: alguns constrangimentos no trabalho 
jornalístico. In “TRAQUINA, N (org.) Jornalismo: questões, teorias e “estórias”.Lisboa: Veja, 
1993. 

THOMPSON, J. B. O Escândalo Político: poder e visibilidade na era da mídia. Petrópolis: 
Vozes, 2002. 
 
TUCHMAN, G. “Contando Estórias”. In “TRAQUINA, N. (org.) Jornalismo: questões, teorias 
e “estórias”. Lisboa: Veja, 1993. 
 
WAISBORD, S. Watchdog Journalism in South America: News, Accountability, and 
Democracy. New York: Columbia University Press, 2000. 
 
WEBER, M H. Imagem Pública. Em: RUBIM, Antonio Albino Canelas. COMUNICACÃO E 
POLÍTICA: conceitos e abordagens. Salvador: Edufba, 2004.  
 
ZELIZER, B. Covering the body: lhe Kennedy assassination, the media, and the shaping of 
collective memory.  Chicago & London: University of Chicago Press, 1992. 

 


