Compolítica - Associação de Pesquisadores em Comunicação Política
&#x;&#x;

ANAIS DOS CONGRESSOS

ISSN: 2447 – 4797 

ANAIS COMPOLÍTICA: 2006

GT1 – Comunicação e Democracia

Coordenação: Sônia Serra (UFBA/FTC)

1. Comunicação para a promoção da democracia: o papel dos veículos da Câmara dos Deputados (Antônio Barros et al.)

2. Cidadania e audiência no telejornalismo comunitário da Rede Globo (Fernando Lattman-Weltman)

3. A dinâmica da deliberação: indicadores do debate midiado sobre o Referendo do Desarmamento (Rousiley C. M. Maia, Adriana Buarque e Rafael Brischilliari)

4. Reconhecimento em debate: os modelos de Honneth e Fraser em sua relação com o legado habermasiano (Ricardo Fabrino Mendonça)

5. As falas cotidianas sobre a política: a produção discursiva sobre o bolsa-família em grupos de discussão (Ângela Cristina Salgueiro Marques e Simone Maria Rocha)

6. Imprensa e consolidação democrática: uma relação desajustada (Malena Rehbein)

7. A TV Senado e sua contribuição para a democratização da comunicação no Brasil (Graça Rossetto)

GT2 – Mídia e Eleições

Coordenação: Jorge Almeida (UFBA)

1. O marketing político-empresarial na campanha ‘Bom exemplo: essa moda pega (Jorge Almeida e Sante Scaldaferri)

2. Estratégias de enunciação do Presidente Lula em entrevistas exibidas na Rede Globo (Antônio Ailton Ferreira de Cerqueira)

3. O polimento da imagem pública de Luiz Inácio Lula da Silva passando pelos conceitos de hegemonia, política de opinião e simulacro (Álvaro Nunes Larangeira)

4. Persuasão e denúncia: a trajetória do debate da privatização no Brasil (Heloiza Matos)

5. A detonação de imagens de figuras públicas políticas: os jogos de informação por trás do discurso de isenção da grande mídia (Leandro Pires Salvador)

6. Cadeiras vazias: a mídia, o escândalo e o eleitor, em 2006 (Maria Helena Weber)

GT3 – Mídia e Campanhas

Coordenação: Vera Chaia (PUC/SP)

1. Um ilustre desconhecido: notas sobre a campanha para as eleições proporcionais na televisão (Afonso de Albuquerque, Fabro Boaz Steibel e Carolina Maria Zoccoli Carneiro)

2. As classes subalternas e o mundo da política: senso comum e bom senso na recepção e decodificação do HGPE nas eleições de 2004 (João Emanuel Evangelista)

3. Persuasão e deliberação sobre políticas públicas: a propaganda política no ‘referendo das armas’ (Mario Fuks e Daniela Paiva)

4. A e-Campanha para a Prefeitura de Porto Alegre: as estratégias persuasivas de José Fogaça e Raul Pont no segundo turno em 2004 (Adriane Figueirola Martins)

5. Apelos discursivos em campanhas proporcionais na televisão (Luis Felipe Miguel)

6. Discursos e deslocamentos de Lula: estratégias da propaganda eleitoral da eleição à reeleição (Dalva Ramaldes e Ruth Reis)

GT4 – Internet e Política

Coordenação: Othon Jambeiro (UFBA)

1. Internet: usos e não-usos em ano eleitoral (Syntia Alves)

2. Retórica e prática da democracia eletrônica: comentários acerca do ‘gap’ entre o discurso e a prática da ciberdemocracia (Dilvan Passos de Azevedo)

3. Espaços e fronteiras na política brasileira: os sites/territórios dos partidos políticos (Maria Izabel Sanches Costa e Paulo Niccoli Ramizes)

4. Interações comunicativas entre moradores de favelas mediadas no ciberespaço: um estudo de caso sobre o projeto Ocupar Espaços (Márcia Maria da Cruz e Paula de Souza Kimo)

5. Urbes contemporâneas e políticas de informação e comunicações (Othon Jambeiro)

6. Blogs de política: caminhos para reflexão (Cláudio Penteado, Marcelo Burgos Pimentel dos Santos e Rafael de Paula Aguiar Araújo)

7. Participação política e internet: propondo uma análise teórico-metodológica a partir de quatro conglomerado de fatores (Sivaldo Pereira da Silva)

SC1 – Temas em Comunicação e Democracia I

Coordenação: Rousiley Maia (UFMG)

1. Deliberação, diferença e reconhecimento: da esfera pública ‘neutra’ à participação paritária (Mariana Prandini Fraga Assis)

2. Influência pessoal, democracia e comunicação: as perspectivas críticas de Gabriel Tarde e Wilhelm Reich ao pressuposto da homogeneidade dos cidadãos (André Aguiar de Carvalho e Ericson Saint Clair)

SC2 – Temas em Comunicação e Democracia II

Coordenação: Fernando Lattman-Weltman (FGV/PUC-Rio)

1. Deliberação, mídia e o ‘politicamente correto’: considerações sobre o caso do trabalho infantil doméstico no Pará (Danila Gentil Rodriguez Cal)

2. Inovação institucional democrática e a comunicação do poder público: o desafio da comunicação organizacional na implantação de uma filosofia de polícia comunitária (Márcio Simeone Henriques)

3. Comunicação política, televisão e entendimento esclarecido: um exame da compatibilidade de uma mídia com a política democrática (Francisco Mata Machado Tavares)

SC3 – Ativismo, Mídia e Sociedade

Coordenação: Maria Helena Weber (UFRGS)

[indisponível]

SC4 – História da Comunicação Política

Coordenação: Giovandro Ferreira (UFBA)

1. O silenciamento no texto jornalístico e a construção social da realidade: uma análise da cobertura da Segunda Guerra Mundial pelo jornal ‘A República’ (Natal/RN-Brasil) (Carmem Daniella Spínola da Hora Avelino e Adriano Lopes Gomes)

2. João Goulart e o golpe de 1964 na imprensa, da transição aos dias atuais: uma análise das relações entre mídia, política e memória (Flávia Biroli)

3. Prudente de Moraes e os primórdios da propaganda política (Adolpho Queiroz)

SC5 – Internet e Política I

Coordenação: Sivaldo Pereira (UFBA)

1. Participação democrática e novas tecnologias de comunicação: mapeando diretrizes políticas e o uso da internet pelos governos do Brasil e da Argentina (Rachel Callai Bragatto)

2. Entre o silêncio e a visibilidade: o Orkut como espaço de luta por reconhecimento do movimento social dos surdos (Regiane Lucas de Oliveira Garcêz)

3. O uso do ciberespaço pela sociedade civil organizada e a hipótese de superação da teatrilização dos assuntos políticos (Diógenes Lycarião)

SC6 – Internet e Política II

Coordenação: Alessandra Aldé (UERJ)

1. Ágoras digitais: a emergência dos blogs no ciberespaço e suas implicações na sociabilidade e cultura midiática (Wagner Alonge)

2. A mídia alternativa dos movimentos sociais na Web (Laércio Pedro Torres de Góes)

3. Internet e associativismo no debate público acerca do desmatamento (Hellen Guicheney)

SC7 – Representação Social e Imagem Política

Coordenação: Afonso de Albuquerque (UFF)

1. Representações simbólicas do povo e da política em um jornal popular massivo (Cristiane Brum Bernardes)

2. ‘O mundo se ilumina! Nós por ele, ele por nós’: uma reflexão sobre a construção da biografia de Lula no programa eleitoral gratuito televisivo (Eleonora de Magalhães Carvalho)

3. Hermenêutica, teoria política e imagem pública (Marcelo Bolshaw Gomes)

4. Identidades que não existem mais: Lula como representante do povo, herói super star e outras imagens no Dia da Posse pelas páginas de O Globo (Ariane Diniz Holzbach)

5. O escândalo do mensalão: Lula e a estratégia midiática presidencial (Fábio Vasconcellos)

Lista de Discussão!

    Endereço

    Rua São Francisco Xavier, 524
    10º andar – Bloco F – Sala 10.121
    Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

    contatos

    secretaria@compolitica.org

    expediente

    Samuel Barros (UFRB)
    Rodrigo Carreiro (UFBA)