Compolítica - Associação de Pesquisadores em Comunicação Política
&#x;&#x;

ANAIS DOS CONGRESSOS

ISSN: 2447 – 4797 

ANAIS COMPOLÍTICA: 2013

GT1 – Comunicação e Democracia

Coordenação: Luis Felipe Miguel (UnB)

1. Mídia e democracia: Brasil e África do Sul numa perspectiva comparada (Afonso de Albuquerque)

2. A contribuição dos meios de comunicação populares e alternativos ao desenvolvimento da democracia e da cidadania no Brasil (Ana Cristina Suzina)

3. Opinião pública e cidadania: a qualidade da informação nos portais eletrônicos de governo das regiões administrativas do Estado de São Paulo (Danilo Rothberg e Fabíola de Paula Liberato)

4. Contextos, e não conteúdos: informação, preferências e influência política midiática (Fernando Lattman-Weltman)

5. Liderança na opinião pública? O Grupo de Diários América e a agenda política na América Latina (Juliana Gagliardi de Araújo)

6. Mídia e construção de mitos políticos na campanha presidencial brasileira (Katia Saisi)

7. Lei Maria da Penha na mídia: o debate mediado antes e depois da sanção da lei brasileira de combate à violência doméstica contra a mulher (2001-2012) (Rayza Sarmento de Sousa)

8. A centralidade da linguagem nas Teorias do Reconhecimento: desafios e limites das lutas por reconhecimento em sociedades plurilinguísticas (Regiane Lucas de Oliveira Garcêz)

9. A luta pela visibilidade na campanha ficha limpa (Thiago Guimarães)

10. O noticiário da TV NBR entre o público e o governamental (Tiago Gautier Ferreira Borges e Maria Helena Weber)

GT2 – Mídias e Eleições

Coordenação: Marcus Figueiredo (Iesp/Uerj)

1. Estratégias de campanha política online: análise do caso Marcelo Freixo nas eleições para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2012 (Alysson Bruno Martins Assunção, João Guilherme Bastos dos Santos e Eduardo Paulanti)

2. Construindo vínculos de representação política: uma análise do HGPE de quatro candidatos ao Senado pelo Rio de Janeiro em 2010 (Carolina Almeida de Paula)

3. Modelos de campanha, propaganda negativa e voto nas eleições municipais do Rio de Janeiro e São Paulo (Felipe Borba e Fabio Vasconcellos)

4. Estereotipia e sub-representação feminina no Horário Eleitoral Gratuito Brasileiro: Um estudo de caso das eleições presidências de 2010 (Fernanda Ferreira Mota)

5. Criador e criatura: petismo e lulismo nas retóricas discursivas do HGPE de Dilma Roussef (Helcimara de Souza Telles e Teresinha Maria de Carvalho Cruz Pires)

6. Dilma Rousseff: vestígios da construção de uma candidata (Joyce Miranda Leão Martins)

7. Para além das valências: os termos depreciativos e os enquadramentos usados na cobertura da eleição presidencial de 2010 (Lorena Marina dos Santos Miguel, João Feres Júnior, Eduardo Oliveira, Anaily Gomes, Ingrid Pimentel e Renata do Nascimento Silva)

8. Consumidores e Trabalhadores. O consumo na Propaganda Política do PT (Luis Celestino de França Júnior)

9. A comunicação política como dispositivo para definição de votos nas eleições proporcionais – um estudo sobre o comportamento eleitoral em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 2012 (Nelson Toledo Ferreira)

10. Visibilidade Midiática e Carreiras Parlamentares (Orlando Lyra de Carvalho Júnior)

11. A apropriação de personagens políticos nacionais em eleições locais: o debate sobre transferência de votos na disputa pela Prefeitura de Juiz de Fora em 2012 (Patrícia Gonçalves da Conceição Rossini, Fernanda Nalon Sanglard e Paulo Roberto Figueira Leal)

12. Ataques e contra-ataques: campanhas negativas na disputa presidencial de 2010 (Thiago da Silva Sampaio)

13. “Voto limpo”: atores e protagonistas na campanha pela soberania popular (Vera Chaia, Genira Chagas Correia e Carla Montuori Fernandes)

GT3 – Comunicação institucional e imagem pública

Coordenação: Rudimar Baldissera (UFRGS)

1. Governo Federal, Partido dos Trabalhadores e movimento negro: distanciamentos e aproximações na formação da imagem pública (Alicianne Gonçalves de Oliveira)

2. A reconstrução da imagem da extrema direita na França: a estratégia de Marine Le Pen (Aline Bruni Pereira Gomes)

3. Diários Secretos: escândalo midiático e mudança institucional na Assembleia Legislativa do Paraná (Clicéia Aparecida Alves)

4. O caso Demóstenes – A queda do Senador vista pela Folha de São Paulo e “não vista” pela Revista Veja. Faculdade Cásper Líbero (Deysi Oliveira Cioccari e Simonetta Persichetti)

5. Internet e Imagem Pública: O papel do weblog na estratégia de comunicação política de José Serra (Fernando Wisse Oliveira Silva)

6. A trincheira de luta em @chavezcandanga: uma análise do microblog de Hugo Chávez (Mariana Rezende dos Passos)

7. A imagem do Brasil e a Copa do Mundo de 2014. Instituto FSB Pesquisa (Rachel Pereira de Mello)

8. A Utilização da mídia no processo de construção da paz no Haiti (Sérgio Luiz Cruz Aguilar e Annelise Faustino da Costa)

GT4 – Internet e Política

Coordenação: Wilson Gomes (UFBA)

1. As Sobreasseverações em Notícias Online (André William Alves de Assis e Sônia Aparecida Lopes Benite)

2. Campanha eleitoral no Facebook: usos, configurações e o papel atribuído a este site pelos candidatos durante as eleições municipais de 2012 (Camilo de Oliveira Aggio e Lucas Reis)

3. Internet e escândalos políticos: a corrupção e as eleições municipais de 2012 (Erica Anita Baptista Silva)

4. Twitter, Eleições e Poder Local: Um estudo sobre os vereadores de Fortaleza (Francisco Paulo Jamil Almeida Marques e Camila Mont’Alverne Barreto de Paula Pessoa)

5. Análise histórica do Programa de governo eletrônico no Brasil (Jarbas Thaunahy Santos de Almeida)

6. Canais Participativos, Cultura Hacker e Dados Abertos: uma Convergência Próxima? (Leon Eugênio Monteiro Rabelo)

7. Curtiu? O uso do facebook nas eleições municipais de São Paulo em 2012 (Natasha Bachini, Claudio Luis de Camargo Penteado, Clarice Avanzi e Silvana Martinho)

8. Dinâmicas De Visibilidade e Sites de Redes Sociais: Novas Possibilidades Democráticas? (Nina Fernandes dos Santos)

9. O estado da transparência digital das capitais brasileiras. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (Paula Karini Dias Ferreira Amorim e Wilson Gomes)

10. Inovadora e democrática. Mas e aí? uma análise da consulta online sobre o Marco Civil da Internet (Rafael Cardoso Sampaio, Rachel Callai Bragatto e Maria Alejandra Nicolás)

11. O twitter como ferramenta de mediação cívica: interatividade e conversação nas eleições municipais de Maceió (Ronaldo Ferreira de Araújo e Bruno Cavalcante)

12. O uso das mídias sociais é um bom preditor do sucesso eleitoral dos candidatos? Uma análise das campanhas on-line dos vereadores das capitais das regiões sul, sudeste, e nordeste do Brasil no pleito de outubro de 2012 (Sérgio Soares Braga e André Becher)

GT5 – Comunicação e sociedade civil

Coordenação: Ricardo Fabrino Mendonça (UFMG)

1. A fome e a miséria nas narrativas jornalísticas: os dispositivos biopolíticos modernos e a valorização do cidadão-consumidor no percurso discursivo da revisa Veja (Alba Lívia Tallon Bozi)

2. A representação do interesse público no debate sobre o controle do tabaco: entre a saúde e a economia (Basilio Alberto Sartor, Carlise Schneider e Rudimar Baldissera)

3. Redes Sociais e Discussão Política na Internet: estudo do debate sobre o novo Código Florestal no Facebook (Claudio Luis de Camargo Penteado e Clarice Avanzi)

4. Sociedade civil, media e atos infracionais: embate entre discursos na esfera pública (Danila Gentil Rodriguez Cal e Breno Augusto Mendes dos Santos)

5. Temas sociais apropriados pela mídia: holofotes e enquadramento do Tráfico de Pessoas (Denise Avancini Alves)

6. A mobilização social do “Veta, Dilma”: análise das estratégias políticas ligadas à comunicação contra a sanção do novo Código Florestal (Eloisa Beling Loose, Eduardo Feniman, Maicon Canton e Rodrigo Horochovski)

7. Web 2.0 e participação política (Fabro Boaz Steibel e Elsa Estevez) [indisponível]

8. Mobilização via internet no combate à corrupção: ciberativismo na plataforma Facebook (Frederico Vieira)

9. Religião midiatizada, Esfera Pública e participação política: um estudo das lideranças religiosas nas eleições (Luis Mauro Sa Martino)

10. A participação política pelo site Votenaweb (Marcelo Igor de Sousa)

11. Mobilização social e sociedade civil em São Paulo: construção do índice de participação política (Rafael de Paula Aguiar Araújo e Marcelo Burgos Pimentel dos Santos)

12. Reciprocidade discursiva, enquadramento e deliberação: a consulta pública sobre reforma política da ALMG (Ricardo Fabrino Mendonça, Fernando Vieira de Freitas e Wesley Mateus de Oliveira)

13. Ampliando espaços de participação? O uso do Facebook por iniciativas civis de democracia digital no Brasil (Rodrigo Carreiro, Graça Rossetto e Maria Paula Almada)

14. O que contribui para uma deliberação online de qualidade? Um teste das variáveis tema, plataforma e empresa (Samuel Anderson Rocha Barros e Gilberto Wildberger Almeida)

15. O papel da comunicação digital na Primavera Árabe: Apropriação e mobilização social (Vivian Patricia Peron Vieira)

16. Comunicação política na internet: a disputa de frames no ciberprotestoSouMinCC (Weslley Dalcol Leite e Kelly Cristina de Souza Prudencio)

GT6 – Cultura política, comportamento e opinião pública

Coordenação: Luciana Fernandes Veiga (UFPR)

1. A eleição municipal do Recife no ano de 2012: petismo, eduardismo e os neodeterminantes do voto (Adriano Oliveira dos Santos, Carlos Gadelha e Djalma Guimaraes)

2. A opinião pública brasileira, os partidos e a democracia: estudo longitudinal entre 2002 e 2010 (Bruno Mello Souza)

3. Mídia e Política: um palco para o desencantamento (Claudio Luis de Camargo Penteado e Luan Felipe Novak Noboa)

4. O astroturfing como um processo comunicativo: enquadramentos na manifestação encenada de um público (Daniel Reis Silva)

5. As deputadas Federais brasileiras (54ª Legislatura) e a representação política das mulheres: perfis sócio-políticos, cargos e comissões no biênio 2011-2012 (Danielle Rodrigues da Silva)

6. Quão democráticos são os nossos democratas? Repensando a adesão à democracia no Brasil (Gabriel Avila Casalecchi, Flávia F. David e Guilherme Q. Gonçalves)

7. O papel estratégico da mídia na construção da opinião pública dos públicos (Gilvan Ferreira de Araújo)

8. Representação e Percepção da Corrupção nos medios e a conduta eleitoral nas eleições municipais de 2012 (Helcimara de Souza Telles) [indisponível]

9. As Ações de (Ir) responsabilidade Social (Ísis Oliveira Bastos Matos)

10. Jornalismo sensacionalista: construção de uma esfera pública limitada (José Cristian Góes)

11. A narrativa do Mensalão no Jornal Nacional (Kamila Bossato Fernandes)

12. Websites Das Juventudes Partidárias no Paraná: Análise dos Repertórios de Ação Política na Internet (Leonardo Caetano da Rocha e Maria Alejandra Nicolás)

13. Uma cultura da antipolítica no Brasil e os movimentos de antipartidarismo no Brasil (Marcello Baquero e Camila de Vasconcelos)

14. Grupos Focais ou Grupos de Conversação? – Pesquisa exploratória sobre estilos de recepção da propaganda eleitoral (Rejane Vasconcelos Accioly de Carvalho, Monalisa Soares Lopes e Márcia Paula Chaves Vieira)

GT7 – Políticas de comunicação

Coordenação: Othon Jambeiro (UFBA)

1. O interesse público e privado na propaganda educativa sobre a proibição de bebidas alcoólicas para menores de dezoito anos de idade (Bruno Kegler e Leandro Stevens)

2. O conceito de democratização da comunicação e o ambiente regulatório da América Latina (Chalini Barros e Juliano Domingues-da-Silva)

3. Indústrias criativas, políticas culturais, diversidade e Relações Públicas: Mediação entre público, privado e sociedade civil na preservação da diversidade cultural (Christiane Versuti)

4. Mapeamento das políticas de comunicação nas universidades federais; análise de contexto e relação com as estratégias de ação institucional (Cristiano Alvarenga Alves)

5. Comunicação e Direitos Humanos: previsões de regulação de conteúdo e sua aplicação no contexto da radiodifusão brasileira (Douglas Moreira)

6. A Radiodifusão Pública no Sistema da Política Mediática: O caso da Empresa Brasil de Comunicação (Edna Miola)

7. Mecanismos de limites à concentração midiática propostos pela Ley de Medios (Helena Martins do Rego)

8. Mídia regional: nem menor, nem maior, um elemento integrante do sistema midiático do Brasil (Pâmela Araújo Pinto)

9. TVs Legislativas e Políticas de Comunicação no Brasil: perspectivas no novo marco regulatório das comunicações (Paulo Victor Melo)

10. Análise de dois modelos internacionais de regulação da mídia e suas implicações para a democracia (Silvia Mugnatto Macedo)

11. Participação, transparência, autonomia e independência no campo da mídia pública no Brasil (Sivaldo Pereira da Silva)

GT8 – Jornalismo político

Coordenação: Fernando Azevedo (UFSCar)

1. O julgamento mediático do mensalão (Eduardo Yoshio Nunomura)

2. Imprensa e poder: politização ou partidarização dos jornais brasileiros? (Eleonora de Magalhães Carvalho)

3. O lugar dos pobres no jornalismo brasileiro (Flávia Biroli, Luis Felipe Miguel e Karina Duailibe)

4. Eleições 2010: a cobertura dos candidatos nas capas dos grandes jornais (João Feres Jr., Eduardo Oliveira, Lorena Miguel, Anaily Gomes, Ingrid Pimentel e Renata do Nascimento Silva)

5. Pesquisa de opinião na cobertura do jornal O Globo das eleições presidenciais de 2010 (Karina Damous Duailibe)

6. Jornalismo, memória e mito: um olhar sobre a vitória de Barack Obama em 2008 (Michele da Silva Tavares e Elton Antunes)

7. Jornalismo On-line, interesse do público e política: uma análise dos sites informativos como fonte de informação durante a campanha eleitoral de 2012 (Michele Goulart Massuchin e Emerson Urizzi Cervi)

8. Ética como morada do jornalismo político (Neuma Augusta Dantas e Silva)

9. Blogs e Contra-Informação Política: redescobrindo uma forma de luta simbólica na blogosfera (Paulo Roberto Elias de Souza)

10. Tomando partido ou competição mediática? Uma análise do viés da cobertura dos jornais nas eleições presidenciais de 2002 e 2006 (Pedro Santos Mundim)

GT9 – Propaganda e marketing político

Coordenação: Adolpho Queiroz (Mackenzie)

1. Voto de protesto ou estratégia de marketing? (Adolpho Queiroz e Mariana G.F. Mergulhão)

2. O Marketing Político como objeto de estudo da Ciência Política: Teoria e conceito (Adriano Oliveira dos Santos)

3. Levantamento temático da propaganda eleitoral na televisão – estudo de caso sobre as eleições municipais de Curitiba em 2012 (Luciana Panke; Gabriel Bozza, Jeferson Thauny e Rui Fontoura)

4. A propaganda política fora do “tempo da política” (Paulo Victor Teixeira Pereira de Melo e Érica Anita Baptista Silva)

5. O marketing (não) político: o abandono do letramento político na estratégia eleitoral de Manuela D´Ávila à prefeitura de Porto Alegre (Sérgio Roberto Trein)

6. Internet e propaganda eleitoral (Thays Helena Silva Teixeira)

Lista de Discussão!

    Endereço

    Rua São Francisco Xavier, 524
    10º andar – Bloco F – Sala 10.121
    Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

    contatos

    secretaria@compolitica.org

    expediente

    Samuel Barros (UFRB)
    Rodrigo Carreiro (UFBA)