Compolítica - Associação de Pesquisadores em Comunicação Política
&#x;&#x;

ANAIS DOS CONGRESSOS

ISSN: 2447 – 4797 

ANAIS COMPOLÍTICA: 2015

GT1 – Comunicação e Democracia

Coordenação: Flávia Biroli (UnB)

1. Capital Político e Meios de Comunicação: a construção da liderança de Pablo Iglesias no ‘Podemos’ (Paulo Roberto Elias de Souza e Claudio Luis de Camargo Penteado)

2. “Ninguém me Representa” – da crise da representação democrática à representação artefatual: novas bases ontológicas para a crítica da representação política contemporânea (Bráulio de Britto Neves)

3. “Síndrome do veto útil”: esboço de uma hipótese sobre as vontades políticas que capturaram o eleitor em 2014 (Heloisa Dias Bezerra)

4. Quanto vale uma valência? (o paper proibidão) (Luis Felipe Miguel)

5. Democracia e revolução tecnológica em tempos de cólera: influência política midiática e radicalização militante (Fernando Lattman-Weltman)

6. Socialização feminista e as jornadas de junho de 2013 no Brasil (Rayza Sarmento, Stephanie Reis e Ricardo Fabrino Mendonça)

7. De qual família estamos falando? Um recorte da campanha para deputado federal de Ronaldo Fonseca e Jean Wyllys (Fernanda F. Mota e Viviane G. Freitas)

8. Luta pública contra o trabalho infantil doméstico: implicações democráticas das ações de advocacy (Danila Cal)

9. Novos desafios para a ideia de transparência pública (Wilson Gomes, Paula Karini Dias Ferreira Amorim, Maria Paula Almada e Silva)

10. O Espaço da Política na programação da TV Brasil: incidência da temática e de seus atores nos programas da emissora em 2014 (Basílio Sartor e Tiago Gautier)

GT2 – Mídia e Eleições

Coordenação: Felipe Borba (Unirio)

1. Testando a hipótese do contrapoder: a cobertura das eleições de 1998 e 2014 (João Feres Jr. e Eduardo Barbarela)

2. Jornalismo, política e coronelismo: o uso do jornal O Estado do Maranhão como ferramenta de construção de capital político nas eleições para o governo do Estado em 2014 (Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa, Stephany Rodrigues Pinho)

3. Eleições presidenciais em revista(s): uma análise dos discursos que pautaram os principais periódicos semanais em 2014 (Nilton Marlúcio de Arruda)

4. Existe polarização nas postagens de Facebook de periódicos brasileiros durante a campanha eleitoral? (Emerson Cervi, Márcio Cunha Carlomagno, Adriana Cedillo Morales Moreira)

5. Modernização das campanhas e estratégias eleitorais: Os padrões de uso da internet nas eleições de 2014 (Michelle Massuchin e Camilla Quesada Tavares)

6. Eleições 2014 e as estratégias de campanha online no Rio de Janeiro (Alessandra Aldé) [indisponível]

7. “Saindo do Armário”: a intensificação da disputa político-ideológica no diálogo da campanha presidencial brasileira de 2014 (Marcia Ribeiro Dias)

8. Problemas urbanos e Temas de campanha: a eleição para prefeito de Curitiba em 2012 na televisão (Luciana Panke e Ricardo Tesseroli)

9. A vitória da união e o horário gratuito de propaganda eleitoral: os discursos sobre o plebiscito no Pará (Evelyn Aquino)

10. Quem sou eu aqui: uma proposta de análise das estratégias persuasivas dos candidatos num debate eleitoral na TV (Fábio Vasconcellos)

11. The Role of On-Line Politics in Brazil and Germany: a comparative study (Orlando Lyra de Carvalho Jr.)

GT3 – Comunicação Institucional e Imagem Pública

Coordenação: Maria Helena Weber (UFRGS)

1. O imperativo da comunicação pública em duas instituições da democracia: Prefeitura Municipal e Defensoria Pública (Ana Javes Luz e Fiorenza Zandonade Carnielli)

2. Impactos do Parlamento Jovem Brasileiro na imagem pública do Poder Legislativo (Antonio Teixeira de Barros e Lúcio Meireles Martins)

3. Assessoria de Imprensa e Jornalismo político: a internet como mediadora da construção de imagem dos candidatos nos jornais (Flávia Clemente)

4. Midiatização do Poder Judiciário: um estudo sobre o Conselho Nacional de Justiça (Grazielle de Albuquerque Moura Paiva) [indisponível]

5. Marina Silva e o aggiornamento do imaginário neoliberal (Julio Cesar Lemes de Castro)

6. Homem simples e bom: construção da imagem pública de Getúlio Vargas por meio de cartilhas (Miguel Mendes)

7. Comunicação pública de estado nas redes sociais: uma análise do perfil do governo de Sergipe no Twitter (Najara Lima de Barros e Edna Miola)

8. As estratégias de comunicação do Partido dos Trabalhadores como dispositivo simbólico de construção da representação política (Nelson Toledo Ferreira) [indisponível]

9. Revistas semanais de informação e Dilma Rousseff: um estudo da representação da primeira mulher na Presidência do Brasil (Tânia Silva de Almeida e Thaís Menegás Barcarolo)

10. Eita presidenta jocosa: humanização a partir das redes sociais (Philipe Rabelo Alves)

GT4 – Internet e Política

Coordenação: Sérgio Braga (UFPR)

1. Internet e Participação na cidade de São Paulo (Sérgio Amadeu, Adriana Delorenzo, Paulo Roberto Elias de Souza)

2. A representação e a rede: a liderança política nos movimentos sociais contemporâneos (Rosemary Segurado, Natasha Bachini e Rafael Aguiar de Paula Araujo)

3. Conversação política no Facebook: um estudo sobre a crise da água no Brasil (Graça Penha Nascimento Rossetto, Rodrigo Carreiro, Lucas Reis)

4. As estratégias governamentais de fomento da participação política por meio do site Participatório (Marcelo Igor de Sousa)

5. Governo eletrônico, democracia digital e comunicação pública: a presença do Poder Judiciário na internet (Kátia Viviane da Silva Vanzini e Danilo Rothberg)

6. Eleições como de costume? Uma análise longitudinal das mudanças provocadas nas campanhas eleitorais brasileiras pelos impactos das tecnologias digitais (1998-2014) (Márcio Cunha Carlomagno)

7. Internet, eleições e participação: A campanha de Alessandro Molon no Facebook para deputado federal em 2014 (Felipe Murta, Viviane Mariano)

8. Campanhas políticas e recursos de comunicação do Twitter: As funções e características dos hyperlinks, hashtags e retweets nas eleições para presidente do Brasil em 2010 (Camilo Aggio)

9. Participação política dos eleitores de Salvador usuários de mídias sociais nas eleições de 2014 (Rosane Santana)

10. Características do debate político-eleitoral no Facebook: os comentários do público em posts jornalísticos nas eleições presidenciais de 2014 (Isabele Mitozo, Michele Masuchin e Fernanda Carvalho)

GT5 – Comunicação e Sociedade Civil

Coordenação: Rousiley Maia (UFMG) e Rafael Sampaio (UFMG)

1. O “tipping point” dos protestos de junho de 2013 no Brasil: uma análise do papel das velhas e das novas mídias na política hoje (Rose Marie Santini, Rafael Rezende, Danilo Silva, Camyla Terra, Heloísa Traiano, Kenzo Soares, Marcela Orlandis, Tulio Brasil e Clara Rescala)

2. Twitter e esfera pública: Pluralidade e representação na discussão sobre o Marco Civil da Internet (Letícia Capone, Arthur Ituassu e Caroline Pecoraro)

3. O novo slogan do Governo Dilma Rousseff: e as disputas identitárias nacional (Elton Antunes e José Cristian Góes) [indisponível]

4. Quem Enquadra as Cotas? Atores sociais e pacotes interpretativos sobre as ações afirmativas raciais na imprensa (Luiz Augusto Campos)

5. Participação Política Online vs. Offline no Brasil (Nuno Coimbra Mesquita, Stefania Lapolla Cantoni)

6. Abolição já ou depois? Disputas de enquadramento na luta por reconhecimento da abolição animal no Brasil (Kelly Prudencio, Camila Carbornar)

7. A derrubada da PEC 37, as manifestações de junho de 2013 e as ações de comunicação do Ministério Público (Cláudia Lemos)

8. Reconhecimento e subalternidade no Facebook: a potência política de imagens e testemunhos do projeto SP invisível (Luis M. Sá Martino, Ângela Cristina S. Marques e Tamires Coêlho)

9. Vigilância Civil e Internet: Possibilidades e limitações na disputa por visibilidade e na construção da credibilidade (Márcio Simeone Henriques e Daniel Reis Silva)

10. A “lei anti-homofobia” e o campo jornalístico: uma leitura acerca da cobertura noticiosa do projeto de lei 122 (Juliana Depiné Alves Guimarães)

11. Locais privados, mensagens públicas: poder e contrapoder nas páginas dos jornais e nas paredes pichadas (Rejane de Oliveira Pozobon, Bibiano da Silva Girard)

12. Aculturação e identidade: O caso do seriado ‘Sexo e as Negas’ (Nelson Rosário de Souza)

GT6 – Cultura Política, Comportamento e Opinião Pública

Coordenação: Luciana Veiga (Unirio)

1. Eduardismo, saída do lulismo e comoção eleitoral – O que motivou o sucesso eleitoral de Paulo Câmara para o governo de Pernambuco? (Adriano Oliveira)

2. A política dos memes e os memes da política: proposta metodológica de análise de conteúdo sobre memes dos debates nas Eleições 2014 (Viktor Chagas, Fernanda Freire, Daniel Rios e Dandara Magalhães)

3. Configuração de uma narrativa liberal: a invenção do Brasil como “nação moderna” (Luiz G. Motta)

4. Bandwagon online: O debate das pesquisas eleitorais de 2014 através do Facebook de mídias tradicionais (Jaqueline Kleine Buckstegge, Bruno Washington Nichols, Sérgio Roberto Serafim Tramujas e Ricardo Dantas Gonçalves)

5. A indecisão em 2014: análise qualitativa de opinião pública eleitoral no pleito estadual em Goiás (Luiz Signates e Jéssica Alves Cardoso)

6. Considerações sobre hábitos de informação e opinião política na internet: explorando o cenário eleitoral de 2014 (Aline Sant’Ana)

7. Cultura política e marketing na campanha de Dilma Rousseff em 2014 (Jorge Almeida)

8. A propaganda eleitoral e a comunicação no estado democrático de direito (Alice Mitika Koshiyama)

9. Religião importa na decisão do voto? Um estudo comparativo sobre a intenção de voto para os cargos Executivos nas eleições 2014 no Brasil (Carolina Almeida de Paula, Mauricio José Barros Serpa de Moura, Ingrid Pacheco Peregrini)

10. Previsão das pesquisas e resultados das urnas (Maurício Costa Romão) [indisponível]

GT7 – Políticas de Comunicação

Coordenação: Othon Jambeiro (UFBA) e Sivaldo Pereira (Ufal/UnB)

1. A política de fomento ao audiovisual no Brasil e o lugar da TV (Kátia Morais)

2. (Re)Atando as políticas de cinema no Brasil (Telmo Antonio Dinelli Estevinho)

3. Polos de Produção Cinematográficos no Brasil: reflexões sobre o caso do Rio de Janeiro (André Ricardo Araújo Virgens)

4. Aspectos teóricos para análise de políticas de comunicação: uma abordagem neoinstitucionalista histórica (Juliano Mendonça Domingues da Silva)

5. Regulação da Internet no Brasil, EUA e União Europeia: modelos, caminhos e impactos sobre os direitos civis (Sivaldo Pereira da Silva)

6. Leis de Mídia na América Latina e mecanismos de impedimento à concentração, aos monopólios e aos oligopólios (Paulo Victor Melo)

7. Lei de meios no Uruguai: uma aproximação comparativa entre marcos legais de radiodifusão (Chalini Torquato Gonçalves de Barros)

8. Pluralidade versus/e/ou diversidade? Um percurso investigativo acerca de dois conceitos centrais para a garantia do direito humano à comunicação (João Paulo Malerba)

9. O lugar das iniciativas de comunicação comunitária nas políticas de comunicação (Adilson Cabral, Bianca Nunes Alcaraz e Felipe Magalhães)

GT8 – Jornalismo Político

Coordenação: Fernando Azevedo (UFSCar)

1. A identidade jornalística: profissionalismo, populismo e representação política (Marco Roxo) [indisponível]

2. Jornalismo político feito para vender: a parcialidade como lógica de mercado (Diógenes Lycarião, Eleonora Magalhães e Afonso Albuquerque)

3. Jornalismo, Ficção e Ideologia (Antônio Engelke)

4. Jornalismo, indústrias culturais e a ditadura militar no Brasil (Fernanda Nalon Sanglard)

5. O boneco cidadão e o uso do personagem de um jornal popular carioca na construção da imagem pública do prefeito do Rio (Angelina Nunes)

6. Escândalos Políticos e Eleições no Brasil (Vera Chaia)

7. Escândalos de corrupção na imprensa portuguesa e brasileira: uma análise sobre os casos Face Oculta e Mensalão (Hélder Prior, Liziane Guazina e Bruno Araújo)

8. Ciclos de Crise de Imagem de Ministros de Estado em 2011 e o poder da Mídia (Wladimir Gramacho)

9. Nova classe média: um estudo empírico sobre os enquadramentos da mídia (Ana Angélica Soares)

10. A Agenda da Propaganda Negativa no Jornalismo Televisivo brasileiro: uma análise das eleições presidenciais de 2014 (Lucy Oliveira e Laura Gobbi)

GT9 – Propaganda e Marketing Político

Coordenação: profa. Luciana Panke (UFPR)

1. Meu Brasil brasileiro: uma análise etnográfica sobre os nexos entre comunicação política e cultura nacional (Elias Evangelista Gomes)

2. Atração e distração na publicidade externa dos candidatos à eleição em 2014 (Sergio Trein)

3. A disputa pelo sentido da “mineiridade”: a construção da imagem de Aécio Neves na disputa presidencial de 2014 (Luiz Ademir de Oliveira e Paulo Roberto Figueira Leal)

4. Imagem e Política: o Instagram na corrida ao Planalto em 2014 (Aryovaldo de Castro Azevedo Junior e Alice Marina Lira Lima)

5. Marketing eleitoral e imagem pública: Disputas entre Comunicação e Política no núcleo da campanha do PT à Prefeitura de Fortaleza (Aline Mendonça Conde Carneiro e Francisco Paulo Jamil Marques)

6. Debate Político entre o Marketing e a Política (Marcelo Barbosa Câmara)

7. Partidos políticos e campanhas profissionais: As eleições municipais de Sorocaba em 2012 (Mércia Alves)

8. O entretenimento como propaganda eleitoral negativa: um estudo de caso sobre “Turista da Veiga” em Minas Gerais (Lívia Borges Pádua e Pablo Moreno Fernandes Viana)

9. Propaganda partidária gratuita e accountability no governo Dilma (Juliano Sebastian)

Lista de Discussão!

    Endereço

    Rua São Francisco Xavier, 524
    10º andar – Bloco F – Sala 10.121
    Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

    contatos

    secretaria@compolitica.org

    expediente

    Samuel Barros (UFRB)
    Rodrigo Carreiro (UFBA)