Compolítica - Associação de Pesquisadores em Comunicação Política
&#x;&#x;

ANAIS DOS CONGRESSOS

ISSN: 2447 – 4797 

ANAIS COMPOLÍTICA: 2017

GT1 – Comunicação e democracia

1. Accountability contra democracia: a Comunicação Política depois Do Golpe (Afonso De Albuquerque e Carolina De Paula)

2. A mulher na vida pública: um mapa das moralidades no Facebook a partir da cobertura da imprensa brasileira (Danila Lage, Regiane Garcêz, Janine Bargas e Thais Choucair)

3. Dilma Rousseff no Impeachment: uma análise comparativa do uso do Twitter e do Facebook como estratégia de Comunicação Política (Eurico Matos, Tatiana Dourado e Pedro Mesquita)

4. A atuação das emissoras de televisão como grupo de interesse (João Brant)

5. Celebridades e política: redução da democracia representativa ou novas formas de engajamento (João Kamradt)

6. A mídia, a contrademocracia e a produção do impolítico no Golpe de 2016 (Luanda Schramm)

7. A relação entre as redes sociais e a mídia tradicional na articulação discursiva do impeachment de Dilma Rousseff (Michele Luz e Letícia Baron)

8. Bela, Recatada e do Bar: memes de internet, política e gênero (Rayza Sarmento e Viktor Chagas)

Gt 2. Comunicação E Sociedade Civil

1. Comunicação online e representação política não eleitoral: caracterização de grupos dos movimentos sociais negros (Alicianne Gonçalves De Oliveira)

2. Vidas conectadas: transexualidade e práticas políticas através de trajetórias digitais no Facebook (Alisson Machado e Sandra Rubia da Silva)

3. Entre a esfera cultural e a esfera pública: comunidades online de torcedores e a politização do futebol (Ana Carolina Vimieiro e Rousiley Maia)

4. Estado, mobilização social e processos comunicativos: desenvolvimento e saúde pública em debate (Carlise Schneider Rudnicki e Verenice Zanchi)

5. A desvalorização do local nas representações sociais do pampa no Correio do Povo e em Zero Hora (Eliege Maria Fante)

6. Comunicação nos movimentos insurgentes: conversações políticas on-line durante a ocupação de escolas em São Paulo (Francine Altheman, Ângela Marques e Luís M. Sá Martino)

7. Luta por reconhecimento de pessoas com síndrome de Down: retórica solidária e estima social (Leandro Lage e Tainá Cavalcante)

8. Entre estabelecidos e outsiders: os desafios da cidadania comunicacional nas rádios comunitárias rurais na Paraíba (Marco Antônio De Oliveira Tessarotto)

9. Interseccionalidade de gênero e raça: as disputas discursivas no seriado ‘Sexo E As Negas’ (Nelson Rosário De Souza, Viritiana Aparecida De Almeida, Daniela Rocha Drummond e Natália Luiza De Souza)

10. Análise do discurso da @midianinja no Twitter: o jornalismo colaborativo em pauta (Poliana Lopes e Denise Castilhos de Araújo)

11. Narrativas Munduruku no Facebook: realidade x estratégias do Greenpeace na campanha “Salve O Coração Da Amazônia” (Thiago Barros, Vânia Torres, Paulo Nunes e Gecilene Marinho)

Gt 3. Comunicação Pública e Institucional

1. Memória cultural de uma pesquisa em emissora pública e as políticas públicas de extinção das fundações: o caso da TVE-RS (Ana Luiza Coiro Moraes e Nádia Maria Weber Santos)

2. Política e comunicação pública na TV Câmara: jornalistas versus parlamentares na gestão da programação (Cláudia R. F. Lemos e Antonio Teixeira De Barros)

3. Por uma definição de comunicação pública: tipologias e experiências brasileiras (Edna Miola e Francisco Paulo Jamil Marques)

4. Conteúdo ou dinheiro? Diferenças entre as políticas de comunicação dos Governos Dilma e Temer (Emerson Urizzi Cervi e Fernanda Cavassana De Carvalho)

5. Propondo novos paradigmas para a comunicação mercadológica no âmbito da Embrapa (Juliana Escobar)

6. Comunicação pública via mídias sociais: estudo de caso da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Karine Lucinda e Daiane Bertasso)

7. Biopoder e comunicação de interesse público: o automóvel como objeto de contradição e disputa (Leandro Stevens)

8. Condições de publicidade e sua dinâmica no relacionamento entre poder público e cidadãos (Márcio Simeone Henriques e Jessica Antunes Caldeira)

9. Fontes de mobilização na comunicação pública: as falas estratégicas do movimento #emdefesadafee na disputa de versões em torno do interesse público (Sandra Bitencourt de Barreras, Gisele Dotto Reginato, Laura Wottrich e Solange Prediger)

10. Mídias sociais e diplomacia pública no Brasil e EUA: um estudo da diplomacia digital através do Twitter (Vivian Peron)

Gt 4. Cultura Política, Comportamento E Opinião Pública

 

1. Mídia e qualidade da democracia: análise da confiança nas instituições políticas e nos meios de comunicação na América Latina (Camila De Vasconcelos, Rodolfo Silva Marques e Bruno Conceição)

2. O humor e a produção de sentido da política: o caso do Coletivo Porta dos Fundos (Camila Moreira Cesar e Rafael Sbeghen Hoff)

3. As estratégias de comunicação política da Deputada Estadual Manuela D’Ávila para a articulação da imagem de mãe e parlamentar (Émilly Pons e Rafael Foletto)

4. Corrupção política e avaliação de governo: o caso da Lava Jato (Érica Anita Baptista)

5. Eleições municipais no Rio e os Memes como ferramenta de desqualificação em campanhas eleitorais (Fernanda Alcântara Freire)

6. Representação e visibilidade: a distribuição dos votos e a construção discursiva dos mandatos de deputados federais da Zona Da Mata Mineira (Gustavo Fernandes Paravizo Mira e Paulo Roberto Figueira Leal)

7. Campanha permanente nas mídias sociais: uma proposta metodológica para análise do uso dessa estratégia por congressistas ligados a grupos de interesse (Ícaro Joathan)

8. O papel da internet na socialização política: a construção de uma cultura política juvenil no Sul do Brasil (Jennifer Azambuja De Morais e César Marcello Baquero Jacome)

9. Evolução do comportamento político durante a atual crise no Brasil (Jorge Almeida)

10. O discurso neopentecostal na formação da identidade política: um estudo etnográfico das redes sociais onlines e seus desdobramentos nas eleições municipais de 2016 (Vanessa Cardozo Cunha)

Gt 5. Internet E Política

1. Internet e Democracia nos municípios brasileiros: a oferta de e-transparência e e-participação nos websites das maiores prefeituras do país (Arthur Ituassu, Sérgio Lifschitz e Luiz Leo)

2. #merepresenta: internet e participação política nas eleições municipais de 2016 (Carolina Bonoto e Liliane Brignol)

3. Um estudo sobre a campanha eleitoral no Facebook do Unidos Podemos Eleições Gerais Espanholas de 2016 (Cláudio Penteado, Paulo Roberto Elias de Souza e Giuliana Fiacadori)

4. A “batalha” política venezuelana nas redes sociais: os guerreiros do Twitter (Daisy D’amario e Rejane De Oliveira Pozobon)

5. Economia política da vigilância: quando o voto se torna uma mercadoria nas redes sociais (Fabricio Solagna)

6. Determinantes e condicionalidades da deliberação política online: o caso do Portal E-Democracia da Câmara dos Deputados (Frederico Henrique Galves Coelho Da Rocha e Heloisa Diaz Bezerra)

7. O caso hashtag #Primeiroassédio: narrativas testemunhais como semântica coletiva nas lutas por reconhecimento no contexto digital (Gláucia Salvador Neves)

8. Mobilização da militância além dos candidatos: as redes de campanha no Rio De Janeiro em 2016 (Marcelo Alves)

9. E-transparência e dados abertos governamentais: o ambiente digital como lócus dos avanços do governo brasileiro nas políticas, leis e parcerias internacionais (Maria Paula Almada e Maria Dominguez)

10. Discussão política online no Brasil: ocorrência e manutenção da discordância política no Facebook (Rodrigo Carreiro e Wilson Gomes)

gt 6. Jornalismo político

1. Empreiteiras e impeachment: os agentes privados na cobertura midiática de escândalos de corrupção (Aline Lima Brandão)

2. Que reforma política é essa? Um estudo longitudinal sobre a cobertura do portal da Folha de S. Paulo entre 1994 e 2017 (Camila Mont’alverne, Victor Hausen e Pedro Henrique Leite)

3. A crise hegemônica do jornalismo e o impacto nas lógicas da campanha eleitoral online (Camilla Quesada Tavares)

4. Vítima, vilâ ou heroína: a imagem de Dilma Rousseff na narrativa do impeachment (Carla Rizzotto e Kelly Prudencio)

5. Jornalismo e ditadura: análise da cobertura midiática durante os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (Fernanda Nalon Sanglard)

6. “Brasil Dividido” e seus sentidos em Veja e Época: o uso político de sondagens na cobertura da copa do mundo em um ano eleitoral (Juliano Vasconcelos Magalhães Tavares e Teresinha Maria de Carvalho Pires)

7. Enquadramentos de uma crise: o impeachment de Dilma Rousseff em editoriais nacionais e internacionais (Liziane Guazina, Hélder Prior e Bruno Araújo)

8. Radiojornalismo e seleção das fontes: interesses e disputas na cobertura do impeachment da Presidenta Dilma Rousseff (Luãn José Vaz Chagas)

9. Entre a pig e o valor-notícia: o papel da imprensa na repercussão dos ataques eleitorais (Lucy Oliveira)

10. Jornalismo nas redes sociais: Facebook como espaço de distribuição e visibilidade das notícias sobre a campanha eleitoral dos jornais do nordeste (Michele Goulart Massuchin)

11. Os diferentes elos entre mídia e política no mercado regional brasileiro: vínculos de conglomerados nacionais e grupos do Norte e do Sul (Pâmela Pinto)

12. O papel das redes sociais online na desconstrução das narrativas jornalísticas: o caso do impeachment de Dilma Rousseff (Ricardo Morais e Samuel Barros)

gt 7. Mídia e eleições

1. Da primeira candidata à primeira eleita à presidência do BrasilL tipologias femininas no HGPE de TV de Lívia Maria e Dilma Rousseff (Alice Lima e Luciana Panke)

2. Eleições norte-americanas sob o olhar latino: análise da cobertura realizada pelos portais El País América e G1 (André Felipe Schlindwein e Valquíria Michela John)

3. Uma campanha em luto: análise de conteúdo do HGPE do candidato ao governo de pernambuco, Paulo Câmara (PSB) em 2014 (Débora Duque)

4. O lugar dos leitores na circulação dos conteúdos da cobertura política da agência pública: um estudo a partir do fact checking da eleição para prefeito no RJ (Deivison Campos e Angelo Neckel)

5. Eleições e mídias sociais: interação e participação no Facebook durante a campanha para a câmara dos deputados em 2014 (Felipe Murta, Leonardo Magalhães e Vinícius Wu)

6. Novas eleições, novas estratégias? O HGPE dos candidatos à Prefeitura de Curitiba em 2012 e 2016 (Giulia Sbaraini Fontes e Paulo Ferracioli)

7. Coberturas eleitorais e tentativas de inovações em formatos no rádio comercial em contexto de convergência: apontamentos sobre a rádio gaúcha no pleito municipal de porto alegre, em 2016 (Marizandra Rutilli)

8. Usos do nacionalismo na eleição provincial de abril de 2014 no Quebec (Oscar Augusto Berg)

9. Campanhas on-line e polarização política: o uso do Twitter nas eleições presidenciais brasileiras de 2014 (Robson Carneiro Conceição) [indisponível]

10. Evangélicos e a política: um novo conservadorismo em latência? (Tathiana Chicarino, Leandro Ortunes e Silvana Martinho)

11. Representação de cor e raça e o marketing negro no Facebook durante a campanha de 2014 para a Câmara dos Deputados (Tiago Prata Storni)

gt 8. Políticas de comunicação

1.Quase jornalista: a regulamentação profissional e o problema do repórter cinematográfico no Brasil (Aline Grupillo Chagas Reis)

2. O Supremo Tribunal Federal e as políticas públicas de comunicação: a liberdade de expressão em julgamento (Carlo José Napolitano)

3. O que dizem os números: a relação entre mídia e democracia a partir de técnicas de mensuração de concentração de mercado (Juliano Mendonça Domingues da Silva)

4. Dados abertos esboço de uma heurística empírica (Leon Rabelo)

5. Lei 11.652/2008 e o caráter público da Empresa Brasil de Comunicação: mudanças após a aprovação da lei 13.417/2017 (Luísa M. B. Montenegro, Natália O. Teles e Rosa Helena Santos)

6. A agenda da democratização dos meios de comunicação no Brasil: uma análise da Lei da Mídia Democrática (Marina Garcia e Marina Schneider)

gt 9. Propaganda e marketing político

1. Populismo no século XXI: passado e futuro misturados no presente da retórica política (Aryovaldo Azevedo e Ricardo Tesseroli)

2. Campanha permanente: análise das estratégias narrativas de João Dória ℗DB) no HGPE e nas redes sociais (Carla Montuori Fernandes e Thamiris Franco Martins)

3. O avanço do retrocesso: alterações legislativas e restrições à comunicação política nas eleições municipais (Eneida Desirre Salgado e Daniela Silva Neves)

4. Os jingles como formas simbólicas estratégicas de persuasão político-eleitoral (Fábio Hoffmann)

5. A visibilidade de Dilma Rousseff nas revistas Veja e Isto É: reflexões sobre o enquadramento visual na mídia impressa (Janaína Gomes)

6. Autonomia social na política: por dentro de uma campanha colaborativa (Leonardo Ferron Baggio e André Consentino Tezza)

7. Crise institucional brasileira e a imagem dos partidos nas propagandas partidárias gratuitas (PPG) (Luiz Ademir de Oliveira e Vinícius Borges Gomes)

8. A imagem dos candidatos à prefeitura de São Paulo na campanha eleitoral 2016 (Mércia Alves)

9. Do vazamento de um discurso à posse do governo interino: o marketing político de Michel Temer (Pedro Chapaval Pimentel, Bruno Washington Nichols, Josemari Poerschke de Quevedo)

10. Os processos inibitórios de atenção sobre a comunicação política veiculada pelas administrações públicas na paisagem urbana (Sergio Trein)

11. A disputa pelo eleitor de Florianópolis no HGPE 2016 (Vagner Dalbosco)

Lista de Discussão!

    Endereço

    Rua São Francisco Xavier, 524
    10º andar – Bloco F – Sala 10.121
    Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

    contatos

    secretaria@compolitica.org

    expediente

    Samuel Barros (UFRB)
    Rodrigo Carreiro (UFBA)