Compolítica - Associação de Pesquisadores em Comunicação Política
&#x;&#x;

ANAIS DOS CONGRESSOS

ISSN: 2447 – 4797 

ANAIS COMPOLÍTICA: 2019

GT1 – Comunicação e democracia

Coordenação: Regiane Garcez (UFMG) e Viktor Chagas (UFF)

1. A celebrização dos candidatos à presidência e vice do Brasil no Instagram: um estudo das eleições de 2018 (João Kamradt) [indisponível]

2. A legitimidade jornalística em questão: um diálogo entre a Teoria do Jornalismo e a Teoria Democrática (Marcionize Elis Bavaresco)

3. A pesquisa brasileira sobre ativismo político online: mapeamento de publicações em periódicos das áreas de Ciência Política e Comunicação (2000 a 2017) (Rayza Sarmento, Lara Viana)

4. A representação da representação: conexão eleitoral e atividade parlamentar no perfil editorial do Portal de Notícias do Senado (Sarah Albertina Cerqueira Nunez, André Falcão do Rego Barros)

5. Amazônia em pauta: o posicionamento de Bolsonaro nos media e suas consequências socioambientais (Pedro Henryque Paes Loureiro de Bragança, Suzana de Cássia Serrão Magalhães) [indisponível]

6. Comunicação e Democracia via Redes: Demanda por Informação, Ecologia da Oferta e a Agenda de Democratização Midiática (Fernando Lattman-Weltman, Marina de Freitas Garcia)

7. Crise da democracia liberal: midiatização, Novas Tecnologias da Comunicação e populismo (Pedro Abelin, Danniel Gobbi)

8. Debate além da fronteira: características deliberativas da conversação de brasileiros sobre a [não] descriminalização do aborto na Argentina (Carla Candida Rizzotto, Luciane Leopoldo Belin)

9. Democracia, legitimidade e comunicação: três teses sobre o fundamento da autoridade política (Renato Francisquini) [indisponível]

10. Desrespeito na deliberação de grupos polarizados: o papel dos parlamentares e suas redes de apoio no debate sobre violência no Brasil em 2018 (Leonardo Santa Inês Cunha)

11. Discurso presidencial e agenda retórica no presidencialismo de coalizão brasileiro (Lucy Oliveira, Simone Diniz)

12. Fake News e o Repertório Contemporâneo de Ação Política (Ricardo Fabrino Mendonça, Viviane Gonçalves Freitas) [indisponível]

13. O processo, o grotesco e o estranho no teatro político brasileiro: indagações obscenas (Sandra Fischer, Aline Vaz)

14. Os ruralistas e os meios de comunicação: a construção do discurso sobre o direito à terra durante comissões parlamentares de inquérito (Mayrá Silva Lima)

15. Paradoxos da democracia cibernética: Uma crítica à participação política na era da racionalidade algorítmica (Maurício Liesen)

16. Populismo no brasil contemporâneo: uma análise de discursos de Lula e de Bolsonaro (Cristiane Brum Bernardes, Caio Carvalho Correia Barros)

17. Potências e limites do conceito de “mito político”: aspectos genealógicos e operacionais da noção nos estudos de comunicação (Ângela Cristina Salgueiro Marques, Luís Mauro Sá Martino, Anita Gonçalves Hoffmann)

18. Presidente eleito, e agora? As estratégias de comunicação digital do governo de Jair Bolsonaro e sua relação com a democracia (Rodrigo Carreiro, Eurico Matos)

GT2 – Mídia e eleições

Coordenação: Carolina Almeida de Paula (UERJ)

 

1. “Dá um ‘Google’ aí”: buscando a relevância do Google nas eleições brasileiras de 2018 (Alana Fontenelle, Gabriel Elias, Beatriz Franco)

2. “O Maranhão é de todos nós” e “que bom te ter de novo guerreira do povo”: a propaganda televisiva de Flávio Dino e Roseana Sarney nas eleições de 2018 no maranhão (Michele Goulart Massuchin, Nayara Nascimento de Sousa, Luana Fonseca Silva)

3. A comunicação populista online: uma análise comparativa da comunicação política dos candidatos à presidência no Facebook (Dilvan Passos de Azevedo)

4. A onda conservadora no Brasil: uma análise comparativa entre o elo de conglomerados de mídia e a eleição subnacional em estados do Norte e Sul (Francisco Verri)

5. Análise exploratória dos padrões comunicativos de grupos de WhatsApp pró-Jair Bolsonaro em 2018 (Victor Rabello Piaia, Marcelo Alves)

6. Campanhas eleitorais e mídias sociais: estratégias de comunicação de presidenciáveis no Facebook (Kimberly Anastácio, Bárbara Souza, Flávio Vitorino) [indisponível]

7. Centrão, poder e a onda neoconservadora brasileira (Ana Carolina Caldas, Érica Cristina Verderio Bianco)

8. De protagonista a coadjuvante: o declínio do PSDB na eleição de 2018 (Mércia Alves, Joyce Leão Martins)

9. Dos jornais às redes: a conformação do antipetismo no Brasil contemporâneo (Natasha Bachini Pereira, João Feres Jr.) [indisponível]

10. Eleições 2018, discursos dominantes e perspectivas feministas e os desafios para um novo período (Denise Mantovani) [em>[indisponível]

11. Fake news e fact-checking nas eleições presidenciais de 2018: um estudo qualitativo sobre o projeto comprova (Giulia Sbaraini Fontes, Paulo Ferracioli Silva, Andressa Butture Kniess)

12. Governadores estaduais brasileiros no Facebook: Uma análise comparativa do uso da rede social digital (Pedro Mesquita Duarte da Rocha) [indisponível]

13. Incerteza eleitoral e estratégia de campanha na disputa para proporcional (Fabio Vasconcellos)

14. O antipetismo na estratégia discursiva de João Doria (Júlia de Aguiar Sá Barreto Iñiguez Schiaffarino, Ana Gabriela Guerreiro Viola da Silveira Leite)

15. O eleitor conectado: perfil e consumo de conteúdo nas eleições 2018 (Maíra Moraes Vitorino)

16. O HGPE e a democracia brasileira: as eleições de 2014 e 2018 em perspectiva comparada (Felipe Borba, Luiza Medeiros)

17. Os bastidores da eleição: o uso dos stories do Instagram pelos candidatos à Presidência da República em 2018 (Rafael Cardoso Sampaio, Djiovanni Jonas França Marioto, Gabriel Alexandre Bozza, Murilo Brum Alison, Tiago Philippini Ferreira Borges da Silva)

18. Pastores influenciadores digitais e o ciber-rebanho de suas redes nas eleições de 2018 (Tathiana Senne Chicarino, Leandro Ortunes, Silvana Martinho, Claudio Penteado)

19. Pesquisa qualitativa e o marketing eleitoral de Dória na TV: como falar o que os eleitores querem escutar (Lilian Tropardi, Josildeth Consorte) [indisponível]

20. Político não, gestor! (Érica Anita Baptista, Pedro Henrique Bicalho Camelo)

21. Populismo no YouTube: elementos materiais e retórica na Bolsonaro TV (Karina Santos, Karina Negrão, Maria Fernanda Pereira Machado, Flávio Nehrer, Fabio Minervini)

22. Social Big Data, Eleições e Facebook: indícios digitais de previsão eleitoral aplicados ao pleito presidencial de 2018 no Brasil (Felipe Murta, Leonardo Firmino, Raul Pimentel)

23. Televisão, crise hegemônica e ascensão da extrema direita: Globo e Record nas eleições presidenciais de 2018 (Mauro Porto, Daniela Neves, Barbara Lima)

GT3 – Comunicação institucional e imagem pública

Coordenação: Carlos Locatelli (UFSC)

 

1. Babilônia Digital: uso das redes sociais como forma de prestação de serviço pelo Centro de Operações Rio (George Guilherme Soares de Oliveira Sousa, Vinicius Andrade Pereira)

2. A construção da ‘imagem de si’ nos pronunciamentos de Michel Temer no Dia da Mulher e a produção de sentidos nos portais G1 e Uol
(Liziane Nathália Vicenzi, Daiane Bertasso Ribeiro) [indisponível]

3. A Invisibilidade da comunicação governamental em período eleitoral (Ana Javes Luz)

4. A radiodifusão pública sob a ótica da mídia comercial: construções argumentativas sobre a EBC (Gisele Pimenta de Oliveira)

5. As notícias do portal institucional da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e a construção da imagem pública do agronegócio brasileiro (Suelyn Cristina Carneiro da Luz)

6. Caravanas de Lula e a disputa de imagem entre a imprensa e o PT (Ângelo Jorge Neckel, Maria Helena Weber)

7. Comunicação Pública e Transparência: o Facebook das prefeituras do Rio de Janeiro e São Paulo (Caroline Bastos Faria Pecoraro)

8. Construindo pontes em contextos de desconfiança: a comunicação pública do Ministério da Saúde diante do movimento antivacina (Vanessa Veiga de Oliveira) [indisponível]

9. Crise política brasileira e invisibilização das cotas sociais na fanpage do Ministério da Educação na era Temer (Rosaly Brito, Lucas Muribeca, Lorena Esteves)

10. Fanpage do Senado Federal: a comunicação legislativa em 3D (Michel Carvalho da Silva)

11. O evento de posse do Presidente da República: uma comparação entre Lula (2003) e Bolsonaro (2019) (Solange Prediger, Maria Ivete Trevisan Fossá)

12. O papel da comunicação na promoção da equidade de gênero e de raça: um estudo das empresas gaúchas participantes da 6ª edição do PROGER (Cristiane Curi da Silva, Denise Avancini Alves)

GT4 – Internet e política

Coordenação: Sérgio Braga (UFPR)

 

1. “Isso a Globo não mostra”: a relação entre o consumo de fake news e a perda de legitimidade da mídia nas eleições 2018 (Eliana Regina Lopes Loureiro, Eliza Bachega Casadei)

2. A hashtag foi pra rua: ciberativismo das mulheres e o movimento “Ele Não” (Ana Paula dos Santos) [indisponível]

3. Algoritmos e desinformação: o papel do YouTube no cenário político brasileiro (Ruth Reis, Daniela Zanetti, Luciano Frizzera)

4. As funções desempenhadas pelos websites parlamentares da América do Sul: boas práticas de governança digital (Fabricia Almeida Vieira, Fernando Wisse, Pedro Notti, Andreia Sampaio Perna)

5. Cenário humorístico nas eleições presidenciais de 2018: uma análise dos eventos contra Jair Bolsonaro no Facebook (Patrícia Cristina de Lima)

6. Comunicação e participação política no Facebook: análise dos comentários nos grupos de discussão do município de Ouro Preto/MG (Isabela Melo de Souza, Sidney Daniel Batista)

7. De Donald Trump a Jair Bolsonaro: democracia e comunicação política digital nas eleições de 2016, nos Estados Unidos, e 2018, no Brasil (Arthur Ituassu, Sergio Lifschitz, Letícia Capone, Vivian Mannheimer)

8. Democratização da comunicação e emancipação do sujeito: um estudo sobre os conteúdos da rede Jornalistas Livres (Eliane Muniz Lacerda)

9. Desinformação e Contra-narrativas no período pré-eleitoral – Uma análise do fact-checking nas campanhas para Presidência do Brasil em 2018 (Kárita Emanuelle Sena, Caroline Craus Luvizotto)

10. E o Google? Técnicas de coleta dos resultados de pesquisa do Google (Max Stabile, Alexandre Gomes, Alexandre Arns Gonzales, Teógenes Moura)

11. Internet e eleições políticas: análise dos instrumentos regulatórios da Colômbia (2014-2018) (Juan Esteban Sanchez Cifuentes, Ana Claudia Farranha Santana, Catalina Maria Gutierrez Gongora)

12. Jair Bolsonaro no Twitter: Entre questões morais e políticas (Camilo Aggio, Filipe Castro) [indisponível]

13. Mediação, deseintermediação, reintermediação: o que o fenômeno das fake news pode nos ensinar (Ana Suzina, Nina Santos) [indisponível]

14. Memes de discussão pública: o mito da conspiração comunista no Brasil (Guilherme Popolin)

15. Muito além da mamadeira erótica: As notícias compartilhadas nas redes de apoio a presidenciáveis em grupos de Whatsapp nas eleições de 2018 (Camila Mont’Alverne, Isabele Mitozo)

16.A Participação política na timeline: o Facebook como arena pública para sugestões legislativas apresentadas no e-Cidadania (Jonária França da Silva, Sandra Rúbia Silva)

17. Partipação e Deliberação “Comum”: análise das plataformas Decide Madrid e Decidim Barcelona (Claudio Luis de Camargo Penteado, Paulo Roberto Elias de Souza)

18. Proposta de modelo multicritério para avalição do nível de transparência de portais de eletrônicos dos legislativos municipais brasileiros: em que medida as câmaras municipais brasileiras vem sendo transparente em seus portais? (Paula Karini Dias Ferreira Amorim, Claudia Regina de Sousa E Silva, Fernan Enrique Vergara Figueroa)

19. Quando o ataque é o programa: as estratégias de campanha de Donald Trump e de Jair Bolsonaro no Twitter (Sylvia Iasulaitis, Aiane de Oliveira Vieira)

20. Redes interconectadas: WhatsApp e estratégia eleitoral em 2018 (Alessandra Aldé, João Guilherme Bastos dos Santos) [indisponível]

21. Socialização Política Virtual: estudo de caso da influência das redes sociais na cultura política de jovens estudantes do Distrito Federal (Camila de Vasconcelos, Rodolfo Silva Marques, Bruno da Silva Conceição)

22. Tecnologias digitais e campanhas vitoriosas: a eleição para a Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2018 (Igor Dias Marques Ribas Brandão, Marisa von Bülow)

23. Um Fla-flu do tamanho do Brasil: comportamento de torcida, discursos de democracia direta e fim da representatividade em grupos de whatsapp pro Bolsonaro (Rodrigo Campanella Gonçalves Barbosa, Regina Helena Alves da Silva) [indisponível]

24. WhatsappGate: Fakenews, bots e ataques computacionais como estratégias de manipulação da opinião pública nas eleições de 2018 no
Brasil (Rose Marie Santini, Débora Salles, Giulia Tucci, Charbelly Estrella) [indisponível]

GT5 – Comunicação e sociedade civil

Coordenação: Ana Carolina Vimieiro (UFMG) e Leandro Lage (UNAMA)

 

1. A fotografia como instrumento de luta: ativismo no cenário urbano de Fortaleza (Marcelo Leite Barbalho)

2. Aiyê – comunicação e mobilização quilombola contra a ADI 3239 (Juliana Cézar Nunes, Dione Oliveira Moura)

3. Atores e práticas ciberativistas no Brasil: o esboço de uma história (Raul Nunes)

4. Gênero e democracia: práticas políticas e comunicativas de mulheres amazônidas no ato #EleNão (Danila Cal, Nathália Kahwage, Nathália de Sousa Fonseca, Luana de Melo Laboissiere)

5. Imprensa e Deliberação Pública sobre o Licenciamento Ambiental no Brasil durante o governo Bolsonaro (Matheus de Castro Lincke)

6. “Marielle virou semente”: a eleição de Áurea Carolina e Talíria Petrone como resistência às violências sofridas por corpos de mulheres negras (Cristiano dos Santos Rodrigues, Mariana Sales de Abreu)

7. Mídias digitais e dinâmicas do conflito em comunidades tradicionais: os quilombolas do Pará (Janine de Kássia Rocha Bargas, Rousiley Celi Moreira Maia)

8. Mídias livres, alternativas e independentes: polifonia de conceitos para práticas comunicativas contra-hegemônicas (Caio Becsi Valiengo)

9. Mulheres com Bolsonaro: Conversações políticas em grupos antifeministas no WhatsApp (Vanessa Cristine Cardozo Cunha) [indisponível]

10. Mulheres contra Bolsonaro: análise de redes do movimento #EleNão e a produção de narrativas no Twitter (Maria Alice Silveira Ferreira, Matheus Baccarin Pereira)

11. Padecer no paraíso: Os corpos das presas políticas grávidas e puérperas na ditadura militar brasileira (Livia Gomes Laudares, Tayrine Vaz Silva, Luiza Glória Barbosa)

12. Potencialidades e possibilidades estético-políticas do fotojornalismo contra-hegemônico nos processos democráticos: análise de uma fotografia do R.U.A Foto Coletivo (Rafael Giovani Venuto, Flávia Garcia Guidotti)

13. Sofia Campos Teixeira e a atuação política da mulher negra no jornalismo brasileiro (1940-1950) (Marylu Alves de Oliveira, Geovane Pereira da Silva, Jesica Carvalho Sales, Nilsângela Cardoso Lima)

14. Uma cientista no Reality Show e as disputas no campo acadêmico (Nelson Rosário de Souza, Tatiane Salete de Almeida)

15. Virada conservadora no Brasil: intolerância e repressão a manifestações culturais (Fernanda Nalon Sanglard, Bruna Silveira Martins de Oliveira, Maiara Garcia Orlandini)

GT6 – Cultura política, comportamento e opinião pública

Coordenação: Emerson Cervi (UFPR)

 

1. Bem antes da eleição: Uma análise da campanha permanente promovida por Bolsonaro durante a 55ª legislatura (2015-2018) (Ícaro Joathan)

2. O que são, afinal, fake news, enquanto fenômeno de comunicação política? Uma proposta de debate conceitual e de modelo metodológico para pesquisa empírica (Wilson Gomes, Tatiana Dourado)

3. Marielle Presente! Comportamento das redes sociais no marco de um ano da morte da vereadora carioca (Dulcilei da Conceição Lima, Taís Silva Oliveira)

4. Lideranças políticas brasileiras e o processo de desintermediação da comunicação (Rosemary Segurado, Vera Chaia) [indisponível]

5. Opinião pública sobre estrangeiros no Brasil: o caso dos imigrantes haitianos (Pedro Santos Mundim, Cíntia Soares Rodrigues dos Santos)

6. Imaginário e esfera política: visões sobre o comunismo no Maranhão nas páginas dos jornais em 2014 (Aline Louise Q. de Araújo)

7. Big Data e modelos de previsão eleitoral a partir da “Issue Ownership Theory” e do engajamento online nas eleições presidenciais de 2018 no Brasil (Leonardo Magalhães, Luciana Veiga)

8. A argumentação enquanto perspectiva teórico-metodológica para estudos de mídia e política (Rejane de Oliveira Pozobon)

9. Lula Sereio e o desenho das emoções nas redes sociais (Mariana Carvalho, Letícia Matheus)

10. Os condicionantes da participação política no Brasil: as relações entre motivações, capacidades e o uso de internet (Jaqueline Resmini Hansen, Ednaldo Ribeiro)

11. Protesto em Sociedades em Desenvolvimento: Uma análise multinível sobre os efeitos dos valores e agravo (Lucas Toshiaki Archangelo Okado, Ednaldo Aparecido Ribeiro, Robert Bonifácio da Silva)

12. A polarização ideológica no Twitter: um estudo sobre as redes de retweets durante as eleições presidenciais de 2018 (Denise Hideko Goya, Giuliana Fiacadori, Patrícia Dias dos Santos)

13. Memes e tretas políticas: uma análise de controvérsias nos tweets da #EscolaLivre (Uipirangi Franklin da Silva Câmara, Carlos Gabriel Bonifácio Oliveira da Silva, Rangel Ramiro Ramos)

14. Regulação e remoção de conteúdos e a influência das redes sociais sobre as concepções políticas (Daniel Jorge Teixeira Cesar)

15. Manifestações digitais em democracias monitoradas: uma proposta de tipologia para monitoramento individual dos cidadãos em redes sociais on line (Fernanda Cavassana de Carvalho)

16. O self-made especialista: a construção da percepção de internautas brasileiros sobre os principais candidatos à presidência do Brasil em 2018 (Marcos Marinho M de Queiroz, Camila Craveiro da Costa Campos e Queiroz) [indisponível]

GT7 – Políticas de comunicação

Sivaldo Pereira da Silva (UnB) e Juliano Mendonça Domingues da Silva (Unicap)

 

1. O debate sobre financiamento para mídia alternativa no âmbito da Câmara dos Deputados do Brasil (Ana Cristina Gonçalves dos Santos) [indisponível]

2. Comunicação e acesso à informação pública no STF: trajetória e perspectivas (Luma Poletti Dutra)

3. As relações entre Estado, Democracia e Comunicação Pública: O desmonte da Empresa Brasil de Comunicação (Mariana Martins de Carvalho)

4. Regulação das plataformas digitais: o estado da arte do debate internacional (Marcos Urupá, Jonas Valente)

5. Desafios para a ouvidoria da EBC: interpretação a partir da análise dos discursos produzidos em dez anos de atuação (Jairo Faria Guedes Coelho, Fernando Oliveira Paulino)

6. Estratégias de responsabilização político-social (Rafaela Caetano Pinto, Maria Ivete Trevisan Fossá)

7. A participação do cidadão na democracia brasileira: a influência da lei 13.460/2017 nas ouvidorias das assembleias legislativas brasileiras (Alessandra Siqueira Lessa)

8. Coronelismo eletrônico e media open : em busca de evidências e associações (André Kron Marques Zapani)

9. Comunicação e Diversidade Étnico-racial: apontamentos sobre leis de mídia da América Latina (Paulo Victor Melo)

10. O Supremo Tribunal Federal e as políticas públicas de comunicação: análise do julgamento sobre o marco regulatório da televisão por assinatura (Carlo José Napolitano, Tatiana Stroppa)

11. Teoria e prática do jornalismo público no Brasil: consensos e contradições nos códigos editoriais (Daniele Ferreira Seridório, Danilo Rothberg) [indisponível]

12. Efetividade das práticas de participação política digital para transparência em países da América Latina e Caribe (Christiana Soares de Freitas) [indisponível]

GT8 – Jornalismo político

Coordenação: Kelly Prudencio (UFPR) e Liziane Guazina (UnB)

 

1. Exercícios de nacionalismo na cobertura da Folha de S. Paulo sobre a Copa do Mundo de 2014 (Rodrigo Nascimento Reis)

2. Media e populismo: enquadramentos da imprensa brasileira e estrangeira na eleição de Jair Bolsonaro (Hélder Prior, Bruno Araújo)

3. Os atores políticos na cobertura do “O Estado de S. Paulo” para as eleições 2018 (Ebida Rosa Santos, Mara Karina Silva)

4. O tribunal da grande mídia? Um estudo comparativo do julgamento de Lula em jornais brasileiros e estrangeiros (Marcia Rangel Candido, Juliana Gagliardi) [indisponível]

5. Ruralômetro: interatividade e debate público (Marlise Viegas Brenol) [indisponível]

6. O papel político do jornalismo: as “convicções” da Gazeta do Povo e a interferência na prática profissional (Camilla Quesada Tavares)

7. Visibilidade e debate público sobre o caso Bolsonaro/Whatsapp nas capas dos jornais (Nathália Bittencurt dos Santos, Alexandre Haubrich)

8. A Política na Bancada: Confrontação e Tensionamentos Nas Sabatinas do JN nas Eleições 2018 (Carla Montuori Fernandes, Vinícius Borges Gomes, Mayra Regina Coimbra)

9. “Por si só esse jornal se acabou”: jornalismo profissional, política e autoridade em tempos de “pós-verdade” (André Bonsanto Dias)

10. Observatório do Jornalismo nas Eleições no Maranhão: a reeleição de Dino e a crise de confiança na mídia tradicional (Li-Chang Shuen, Josefa Melo Bentivi Andrade)

11. Radiojornalismo e judicialização das fontes: a cobertura sobre a Operação Lava Jato nas eleições de 2018 na CBN (Luãn José Vaz Chagas) [indisponível]

GT9 – Propaganda e marketing político

Coordenação: Aryovaldo de Castro Azevedo Junior (UFPR)

 

1. #HaddadPresidente: análise argumentativa persuasiva da campanha eleitoral de 2018 (Andressa Dembogurski Ribeiro)

2. A estrutura discursiva dos memes utilizados como ferramenta de marketing político na eleição presidencial, em 2018 (Sérgio Roberto Trein)

3. A imagem dos pré-candidatos à presidência de 2018 no Instagram: uma análise da autoapresentação visual dos presidenciáveis (Pedro Meirelles, Jaqueline Buckstegge)

4. Da polarização PT versus PSDB à emergência dos outsiders da política: uma análise das estratégias políticas e midiáticas dos candidatos ao governo de Minas Gerais na eleição de 2018 (Luiz Ademir de Oiveira, Willian José de Carvalho, Paulo Roberto Figueira Leal, Déborah Luísa VIeira dos Santos)

5. Entre a vitória eleitoral e a vitória política: as peculiaridades das estratégias de marketing adotadas por candidatos que ocupavam posições diferentes na corrida eleitoral de 2018 (Livia Borges Padua, Juliana Costa Senciano)

6. Mídia e Campanha Permanente: um estudo das estratégias midiáticas do PT na Propaganda Partidária Gratuita (2015-2017) e no HGPE na eleição de 2018 (Thamiris Franco Martins, Mariane Motta de Campos)

7. O Brasil que eu quero é o mesmo das propostas de Bolsonaro e Haddad na Televisão? (Ricardo Tesseroli, Pedro Chapaval Pimentel)

8. O Brasil vai virar Venezuela: O discurso do medo nos memes eleitorais via WhatsApp (Michelle Modesto, Dandara Magalhães)

9. O perfil comunicacional das candidatas aos governos estaduais em 2018 (Luciana Panke, Karina Lançoni Bernardi, Silvia Cunha)

Lista de Discussão!

    Endereço

    Rua São Francisco Xavier, 524
    10º andar – Bloco F – Sala 10.121
    Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

    contatos

    secretaria@compolitica.org

    expediente

    Samuel Barros (UFRB)
    Rodrigo Carreiro (UFBA)