Janeiro chegou ao fim com saldo positivo para a Compolítica. A Escola de Verão 2021, realizada juntamente com o INCT.DD, alcançou o expressivo número de 142 alunos formados.
Foram seis módulos de um abrangente curso feito totalmente online, que tratou de metodologias de pesquisa para as diversas áreas das ciências humanas e sociais, entre elas etnografia digital, análise de dados qualitativos e quantitativos, mineração de dados, grupo focal e abordagens interpretativas.
Os organizadores também promoveram um programa de bolsas para o evento, que contemplou 31 estudantes de várias regiões do país.
A parceria com o INCT.DD é novidade, mas a iniciativa de realizar a Escola de Verão em metodologias de pesquisa faz parte da Compolítica desde o ano passado.
Em 2020, 77 alunos participaram de 10 módulos sobre o tema e puderam aprender mais sobre diversas metodologias utilizadas na ciência brasileira, como análise de conteúdo aplicada à comunicação e política, estratégias de análise sobre comunicação governamental, grupo focal, uso do NVivo para pesquisa qualitativa e muitas outras.
O crescimento da Escola de Verão e o novo parceiro alcançado indicam a importância de promover o aprofundamento dos estudos sobre metodologia para as ciências humanas e sociais.