Compolítica - Associação de Pesquisadores em Comunicação Política
História da Compolítica

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política – Compolítica – foi criada em dezembro de 2006, em Salvador, com o intuito de promover a especialidade da Comunicação e Política. A fundação da sociedade científica ocorreu durante o primeiro congresso, realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Estiveram presentes pesquisadores e estudantes de várias instituições de ensino brasileiras, totalizando 56 sócios fundadores. Bastante consolidada no Brasil e no mundo, a especialidade congrega pesquisadores não apenas dos campos de comunicação e ciência política, mas, também, de sociologia, psicologia, filosofia e antropologia.

O foco da área se volta, principalmente, para a interface entre a política e os fenômenos comunicativos, sobretudo os media, suas linguagens e seus agentes.

O principal objetivo da Compolítica é institucionalizar a especialidade por meio de congressos bienais de pesquisadores nacionais e estrangeiros e projetos de cooperação entre grupos de pesquisa.

A ideia é promover a interlocução entre os pesquisadores das mais diferentes orientações e fortalecer a divulgação de conhecimentos teórico metodológicos e empíricos da área de Comunicação e Política.

2006: Salvador
A Compolítica foi criada em dezembro de 2006, durante a realização de seu primeiro congresso, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. A primeira gestão da associação foi eleita pelos sócios, sendo composta pelos professores Wilson Gomes (UFBA), Rousiley Maia (UFMG) e Fernando Azevedo (UFSCar).
Untitled-2
Untitled-2
2007: Belo Horizonte
A segunda edição do Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política foi realizada no ano seguinte, em 2007, em Belo Horizonte. Na UFMG, mais de 110 trabalhos foram apresentados.
2009: São Paulo
Em 2009 é realizada a terceira edição do congresso, na PUC-SP. A segunda diretoria toma possa, com Afonso de Albuquerque (UFF), assumindo a presidência; Vera Chaia (PUC-SP), na vice-presidência; e Maria Helena Weber (UFRGS), como secretária.
Untitled-2
Untitled-2
2011: Rio de Janeiro
Em 2011, é realizado o 4º Congresso da Compolítica, na Uerj. A diretoria passa a ser composta por Luciana Veiga (UFPR), como presidente; Alessandra Aldé (Uerj), como vice-presidente); e Ricardo Fabrino Mendonça (UFMG), como secretário. Ainda no mesmo ano, é lançada a Revista Compolítica, periódico científico cujo objetivo é contribuir para a reflexão e o tratamento crítico de questões relativas à confluência desses dois campos, a Comunicação e a Ciência Política.
2013: Curitiba
No 5º Congresso da Compolítica, em Curitiba, a diretoria eleita é composta por Alessandra Aldé (Uerj, presidente), Luis Felipe Miguel (UnB, vice-presidente), e Francisco Paulo Jamil Marques (UFC, secretário). Na ocasião, a primeira versão do Diretório de Teses e Dissertações de Comunicação e Política é lançada, na Universidade Federal do Paraná.
Untitled-2
Untitled-2
2015: Rio de Janeiro
Na PUC-Rio, em 2015, a sexta edição do congresso foi organizada. A pesquisadora Helen Margetts, do Oxford Internet Institute, foi convidada para proferir a palestra de abertura do evento. A nova gestão, composta por Fernando Lattman-Weltman (Uerj, presidente), Arthur Ituassu (PUC-Rio, vice-presidente) e Kelly Prudencio (UFPR, secretária), foi eleita.
2017: Porto Alegre
Em 2017, são eleitos Arthur Ituassu (Puc-Rio, presidente), Danila Cal (UFPA, vice-presidente), e Luiz Augusto Campos (IESP, secretário). O evento foi realizado nas dependências da UFRGS e teve como convidado internacional Stephen Coleman (University of Leeds). No mesmo ano, foi aprovado o estatuto da associação.
Untitled-2
Untitled-2
2019: Brasília
Em 2019, o 8º Congresso da Compolítica será realizado em Brasília. No mesmo ano, o novo site institucional da associação será lançado.
2021: UFMG (Remoto)
Em 2021, o 9º Congresso da Compolítica aconteceu de forma remota, em decorrência da pandemia de COVID-19, e foi organizado pela equipe de Comunicação e Ciência Política da UFMG.
Untitled-2
DIRETORIA 2021-2023

A diretoria da Compolítica é composta por um(a) presidente, um(a) vice-presidente e um(a) secretário(a), além de três titulares e três suplentes do Conselho Fiscal. A cada dois anos, uma nova gestão é eleita em assembleia.

isabele-mitozo
Isabele Mitozo
Presidenta

Professora do Curso de Jornalismo e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz. Doutora em Ciência Política (2018) pela Universidade Federal do Paraná, tendo realizado Estágio Doutoral na University of Leeds – UK (2015/16) sob a supervisão da professora Cristina Leston-Bandeira. Mestra em Comunicação (2013) pela Universidade Federal do Ceará. Realizou pós-doutorado (bolsista CAPES) no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD).

michele-massuchin
Michele Massuchin
Vice-Presidenta

Professora do Departamento de Comunicação (DECOM), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (2020/2022), representante do Setor de Comunicação, Artes e Design junto à PRPPG (CAP e CAIC) e vice-presidenta da Compolítica (gestão 2021-2023). Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

DnDpcKXP
Diógenes Lycarião
Secretário

Professor Adjunto II do Curso de Jornalismo do ICA-UFC, além de Pesquisador Permanente do PPGcom-UFC. É bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela mesma instituição, sendo mestre e doutor pelo PPPGcom-UFMG. Realizou estágio pós-doutoral no PPGcom-UFF e dois estágios sanduíches. O primeiro, durante seu mestrado, na UFBA e o segundo, no doutoramento, na Universidade de Mannheim (Alemanha). Esse estágio incluiu uma missão de pesquisa como parte do Projeto de Cooperação Internacional CNPq/ DFG – Eventos midiáticos sustentáveis.

Conselho Fiscal
Camilla Tavares
Camilla Quesada Tavares
Titular
Rosemery Segurado
Rosemary Segurado
Titular
Lucy Oliveira
Lucy Oliveira
Titular
Cristiane Brum
Cristiane Brum Bernardes
Suplente
Monalisa Lopes
Monalisa Soares Lopes
Suplente
Paula Karini
Paula Karini Amorim
Suplente
Rafael_Sampaio
Rafael Cardoso Sampaio
Presidente
rayza
Rayza Sarmento
Vice-Presidente
viktorchagas
Viktor Chagas
Secretário
19-10-2018-Arthur_Ituassu 1 (Weiler Finamore)
Arthur Ituassu
Presidente
Danila-Cal-1024x683
Danila Cal
Vice-Presidente
luiz augusto campos
Luiz Augusto Campos
Secretário
image
Fernando Lattman-Weltman
Presidente
19-10-2018-Arthur_Ituassu 1 (Weiler Finamore)
Arthur Ituassu
Vice-presidente
kellyeme-kelly-prudencio
Kelly Prudêncio
Secretária
e_tudo_verdade_2010_documentarios_brasileiros_em_competicao_f_001
Alessandra Aldé
Presidente
3db0e09a03dfac4d382f99c7914d6397e4885a6b
Luis Felipe Miguel
Vice-presidente
imgNoticia-1481822595843
Francisco P. J. Marques
Secretário
img_814
Luciana Veiga
Presidente
e_tudo_verdade_2010_documentarios_brasileiros_em_competicao_f_001
Alessandra Aldé
Vice-presidente
2011077236634286
Ricardo F. Mendonça
Secretário
Afonso_Albuquerque
Afonso de Albuquerque
Presidente
90890-2-470x246
Vera Chaia
Vice-presidente
24205127
Maria Helena Weber
Secretária
servletrecuperafoto7
Wilson Gomes
Presidente
5757752493729727
Rousiley Maia
Vice-presidente
IMG_0299
Fernando Azevedo
Secretário
Regimento

O regimento da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política é o documento que estabelece as diretrizes e os objetivos da associação.

Como se associar?
sênior
sócio
R$150
/ano
Pesquisadores doutores
Profissionais da área
júnior
sócio
R$80
/ano
Alunos de pós-graduação (mestrandos e doutorandos)
Orientações gerais

Para se associar à Compolítica você precisa realizar depósito referente aos valores de inscrição, preencher o formulário  e anexar o comprovante.

Informações para depósito

Compolítica

Banco Bradesco: 237
Agência: 6897
C/C: 0014190-9
CNPJ: 021.137.685/0001-92

Endereço:

Rua São Francisco Xavier, 524 10º andar – Bloco F – Sala 10.121, Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

Email: secretaria@compolitica.org

www.compolitica.org

    Arquivo máximo: 2MB.

    Lista de Discussão

      Endereço

      Rua São Francisco Xavier, 524
      10º andar – Bloco F – Sala 10.121
      Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

      contatos

      secretaria@compolitica.org
      www.compolitica.org

      expediente

      Rodrigo Carreiro (UFBA)