A Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política – Compolítica – foi criada em dezembro de 2006, em Salvador, com o intuito de promover a especialidade da Comunicação e Política. A fundação da sociedade científica ocorreu durante o primeiro congresso, realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Estiveram presentes pesquisadores e estudantes de várias instituições de ensino brasileiras, totalizando 56 sócios fundadores. Bastante consolidada no Brasil e no mundo, a especialidade congrega pesquisadores não apenas dos campos de comunicação e ciência política, mas, também, de sociologia, psicologia, filosofia e antropologia.
O foco da área se volta, principalmente, para a interface entre a política e os fenômenos comunicativos, sobretudo os media, suas linguagens e seus agentes.
O principal objetivo da Compolítica é institucionalizar a especialidade por meio de congressos bienais de pesquisadores nacionais e estrangeiros e projetos de cooperação entre grupos de pesquisa.
A ideia é promover a interlocução entre os pesquisadores das mais diferentes orientações e fortalecer a divulgação de conhecimentos teórico metodológicos e empíricos da área de Comunicação e Política.
A diretoria da Compolítica é composta por um(a) presidente, um(a) vice-presidente e um(a) secretário(a), além de três titulares e três suplentes do Conselho Fiscal. A cada dois anos, uma nova gestão é eleita em assembleia.

Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (UFPR) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (UFPR). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Colíder do grupo de Pesquisa Comunicação e Participação Política (COMPA).

É Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (DCS/UFV). É doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCP/UFMG); É coordenadora do GCODES – Grupo de Pesquisa em Gênero, Comunicação, Democracia e Sociedade (CNPq) e pesquisadora associada ao Margem – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça do DCP-UFMG.

Professor e pesquisador do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Foi bolsista de Pós-Doutorado Junior (CNPq) em Comunicação e Cultura pela UFBA. Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (Cpdoc-FGV).
























O regimento da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política é o documento que estabelece as diretrizes e os objetivos da associação.
Para se associar à Compolítica você precisa realizar depósito referente aos valores de inscrição, preencher o formulário e anexar o comprovante.
Informações para depósito
Compolítica
Banco Bradesco: 237
Agência: 6897
C/C: 0014190-9
CNPJ: 021.137.685/0001-92
Rua São Francisco Xavier, 524 10º andar – Bloco F – Sala 10.121, Maracanã – Rio de Janeiro/RJ