Compolítica - Associação de Pesquisadores em Comunicação Política
História da Compolítica

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política – Compolítica – foi criada em dezembro de 2006, em Salvador, com o intuito de promover a especialidade da Comunicação e Política. A fundação da sociedade científica ocorreu durante o primeiro congresso, realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Estiveram presentes pesquisadores e estudantes de várias instituições de ensino brasileiras, totalizando 56 sócios fundadores. Bastante consolidada no Brasil e no mundo, a especialidade congrega pesquisadores não apenas dos campos de comunicação e ciência política, mas, também, de sociologia, psicologia, filosofia e antropologia.

O foco da área se volta, principalmente, para a interface entre a política e os fenômenos comunicativos, sobretudo os media, suas linguagens e seus agentes.

O principal objetivo da Compolítica é institucionalizar a especialidade por meio de congressos bienais de pesquisadores nacionais e estrangeiros e projetos de cooperação entre grupos de pesquisa.

A ideia é promover a interlocução entre os pesquisadores das mais diferentes orientações e fortalecer a divulgação de conhecimentos teórico metodológicos e empíricos da área de Comunicação e Política.

2006: Salvador
A Compolítica foi criada em dezembro de 2006, durante a realização de seu primeiro congresso, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. A primeira gestão da associação foi eleita pelos sócios, sendo composta pelos professores Wilson Gomes (UFBA), Rousiley Maia (UFMG) e Fernando Azevedo (UFSCar).
2006
2007
2007: Belo Horizonte
A segunda edição do Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política foi realizada no ano seguinte, em 2007, em Belo Horizonte. Na UFMG, mais de 110 trabalhos foram apresentados.
2009: São Paulo
Em 2009 é realizada a terceira edição do congresso, na PUC-SP. A segunda diretoria toma possa, com Afonso de Albuquerque (UFF), assumindo a presidência; Vera Chaia (PUC-SP), na vice-presidência; e Maria Helena Weber (UFRGS), como secretária.
2009
2011
2011: Rio de Janeiro
Em 2011, é realizado o 4º Congresso da Compolítica, na Uerj. A diretoria passa a ser composta por Luciana Veiga (UFPR), como presidente; Alessandra Aldé (Uerj), como vice-presidente); e Ricardo Fabrino Mendonça (UFMG), como secretário. Ainda no mesmo ano, é lançada a Revista Compolítica, periódico científico cujo objetivo é contribuir para a reflexão e o tratamento crítico de questões relativas à confluência desses dois campos, a Comunicação e a Ciência Política.
2013: Curitiba
No 5º Congresso da Compolítica, em Curitiba, a diretoria eleita é composta por Alessandra Aldé (Uerj, presidente), Luis Felipe Miguel (UnB, vice-presidente), e Francisco Paulo Jamil Marques (UFC, secretário). Na ocasião, a primeira versão do Diretório de Teses e Dissertações de Comunicação e Política é lançada, na Universidade Federal do Paraná.
2013
2015
2015: Rio de Janeiro
Na PUC-Rio, em 2015, a sexta edição do congresso foi organizada. A pesquisadora Helen Margetts, do Oxford Internet Institute, foi convidada para proferir a palestra de abertura do evento. A nova gestão, composta por Fernando Lattman-Weltman (Uerj, presidente), Arthur Ituassu (PUC-Rio, vice-presidente) e Kelly Prudencio (UFPR, secretária), foi eleita.
2017: Porto Alegre
Em 2017, são eleitos Arthur Ituassu (Puc-Rio, presidente), Danila Cal (UFPA, vice-presidente), e Luiz Augusto Campos (IESP, secretário). O evento foi realizado nas dependências da UFRGS e teve como convidado internacional Stephen Coleman (University of Leeds). No mesmo ano, foi aprovado o estatuto da associação.
2017
2019
2019: Brasília
Em 2019, o 8º Congresso da Compolítica será realizado em Brasília. No mesmo ano, o novo site institucional da associação será lançado.
2021: UFMG (Remoto)
Em 2021, o 9º Congresso da Compolítica aconteceu de forma remota, em decorrência da pandemia de COVID-19, e foi organizado pela equipe de Comunicação e Ciência Política da UFMG.
2021
Congresso Compolitica
2023: UFC
Em 2023, o 10º Congresso da Compolítica volta a ser presencial, organizado pela equipe do
curso de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). A nova diretoria é eleita
sendo composta por Sivaldo Pereira da Silva (UnB, presidente), Janine Bargas (Unifesspa,
vice-presidente) e Paulo Victor (UFBa/ICNOVA, secretário).
DIRETORIA 2021-2023

A diretoria da Compolítica é composta por um(a) presidente, um(a) vice-presidente e um(a) secretário(a), além de três titulares e três suplentes do Conselho Fiscal. A cada dois anos, uma nova gestão é eleita em assembleia.

Diretoria_SIVALDO_vice_presidente
Silvaldo Pereira da Silva
Presidente

Professor da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). PhD em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral na University of Washington (EUA). Foi professor visitante na Technische Universität Dortmund (Alemanha),  consultor da UNESCO e pesquisador visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). É coordenador do Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política (CTPol) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Pesquisa nas áreas de comunicação e democracia; democracia digital; opinião pública e internet; políticas públicas e regulação da comunicação; governança algorítmica e Inteligência Artificial.

Créditos da foto: Lourenço Cardoso

Diretoria_Janine_Bargas_VICE-PRESIDENTA
Janine Bargas
Vice-Presidenta

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG). Mestra em Ciências Sociais, com área de concentração em Sociologia, e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, ambas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, é docente da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) onde atua como titular da Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom). Coordena a regional Sul do Colégio de Gestores de Comunicação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Cogecom/ANDIFES, gestão 2024), e ocupa a vice-presidência da Compolítica.

Diretoria_Paulo_Victor_SECRETARIO
Paulo Victor Melo
Secretário

Professor de Ciências da Comunicação do IADE/Universidade Europeia – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, em Lisboa/Portugal. Investigador integrado do Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA FCSH), onde realiza pesquisa de pós-doutorado sobre Tecnovigilância. Coordenador do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde fez doutorado no Programa de Pós-graduação em Comunicação. Fez estágio pós-doutoral no Laboratório de Artes e Comunicação da Universidade da Beira Interior (Labcom). Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe e graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade do Estado da Bahia (Campus III – Juazeiro).

Conselho Fiscal
CONSELHO_Christiana Freitas
Christiana Freitas
Conselheira
CONSELHO_Claudio Penteado
Claudio Penteado
Conselheiro
CONSELHO_Gabriella Hauber
Gabriella Hauber
Conselheira
CONSELHO_Lucy Oliveira
Lucy Oliveira
Conselheira
CONSELHO_Rachel Bragatto
Rachel Bragatto
Conselheira
CONSELHO_Samuel Barros
Samuel Barros
Conselheiro
Isabele Mitozo
Isabele Mitozo
Presidenta
Michele Massuchin
Michele Massuchin
Vice-Presidenta
DnDpcKXP
Diógenes Lycarião
Secretário
Rafael_Sampaio
Rafael Cardoso Sampaio
Presidente
rayza
Rayza Sarmento
Vice-Presidente
viktorchagas
Viktor Chagas
Secretário
19-10-2018-Arthur_Ituassu 1 (Weiler Finamore)
Arthur Ituassu
Presidente
Danila-Cal-1024x683
Danila Cal
Vice-Presidente
luiz augusto campos
Luiz Augusto Campos
Secretário
image
Fernando Lattman-Weltman
Presidente
19-10-2018-Arthur_Ituassu 1 (Weiler Finamore)
Arthur Ituassu
Vice-presidente
kellyeme-kelly-prudencio
Kelly Prudêncio
Secretária
e_tudo_verdade_2010_documentarios_brasileiros_em_competicao_f_001
Alessandra Aldé
Presidente
3db0e09a03dfac4d382f99c7914d6397e4885a6b
Luis Felipe Miguel
Vice-presidente
imgNoticia-1481822595843
Francisco P. J. Marques
Secretário
img_814
Luciana Veiga
Presidente
e_tudo_verdade_2010_documentarios_brasileiros_em_competicao_f_001
Alessandra Aldé
Vice-presidente
2011077236634286
Ricardo F. Mendonça
Secretário
Afonso_Albuquerque
Afonso de Albuquerque
Presidente
90890-2-470x246
Vera Chaia
Vice-presidente
24205127
Maria Helena Weber
Secretária
servletrecuperafoto7
Wilson Gomes
Presidente
5757752493729727
Rousiley Maia
Vice-presidente
IMG_0299
Fernando Azevedo
Secretário
Regimento

O regimento da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política é o documento que estabelece as diretrizes e os objetivos da associação.

Como se associar?
sênior
sócio
R$150
/ano
Pesquisadores doutores
Profissionais da área
júnior
sócio
R$80
/ano
Alunos de pós-graduação (mestrandos e doutorandos)
Orientações gerais

Para se associar à Compolítica envie sua solicitação para secretaria@compolitica.org   para receber orientações sobre como proceder.

Endereço:

Rua São Francisco Xavier, 524 10º andar – Bloco F – Sala 10.121, Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

Email: secretaria@compolitica.org

www.compolitica.org

    Arquivo máximo: 2MB.

    Endereço

    Rua São Francisco Xavier, 524
    10º andar – Bloco F – Sala 10.121
    Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

    contatos

    secretaria@compolitica.org
    www.compolitica.org

    expediente

    Rodrigo Carreiro (UFBA)