História da Compolítica

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política – Compolítica – foi criada em dezembro de 2006, em Salvador, com o intuito de promover a especialidade da Comunicação e Política. A fundação da sociedade científica ocorreu durante o primeiro congresso, realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Estiveram presentes pesquisadores e estudantes de várias instituições de ensino brasileiras, totalizando 56 sócios fundadores. Bastante consolidada no Brasil e no mundo, a especialidade congrega pesquisadores não apenas dos campos de comunicação e ciência política, mas, também, de sociologia, psicologia, filosofia e antropologia.

O foco da área se volta, principalmente, para a interface entre a política e os fenômenos comunicativos, sobretudo os media, suas linguagens e seus agentes.

O principal objetivo da Compolítica é institucionalizar a especialidade por meio de congressos bienais de pesquisadores nacionais e estrangeiros e projetos de cooperação entre grupos de pesquisa.

A ideia é promover a interlocução entre os pesquisadores das mais diferentes orientações e fortalecer a divulgação de conhecimentos teórico metodológicos e empíricos da área de Comunicação e Política.

2006: Salvador
A Compolítica foi criada em dezembro de 2006, durante a realização de seu primeiro congresso, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. A primeira gestão da associação foi eleita pelos sócios, sendo composta pelos professores Wilson Gomes (UFBA), Rousiley Maia (UFMG) e Fernando Azevedo (UFSCar).
Untitled-2
Untitled-2
2007: Belo Horizonte
A segunda edição do Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política foi realizada no ano seguinte, em 2007, em Belo Horizonte. Na UFMG, mais de 110 trabalhos foram apresentados.
2009: São Paulo
Em 2009 é realizada a terceira edição do congresso, na PUC-SP. A segunda diretoria toma possa, com Afonso de Albuquerque (UFF), assumindo a presidência; Vera Chaia (PUC-SP), na vice-presidência; e Maria Helena Weber (UFRGS), como secretária.
Untitled-2
Untitled-2
2011: Rio de Janeiro
Em 2011, é realizado o 4º Congresso da Compolítica, na Uerj. A diretoria passa a ser composta por Luciana Veiga (UFPR), como presidente; Alessandra Aldé (Uerj), como vice-presidente); e Ricardo Fabrino Mendonça (UFMG), como secretário. Ainda no mesmo ano, é lançada a Revista Compolítica, periódico científico cujo objetivo é contribuir para a reflexão e o tratamento crítico de questões relativas à confluência desses dois campos, a Comunicação e a Ciência Política.
2013: Curitiba
No 5º Congresso da Compolítica, em Curitiba, a diretoria eleita é composta por Alessandra Aldé (Uerj, presidente), Luis Felipe Miguel (UnB, vice-presidente), e Francisco Paulo Jamil Marques (UFC, secretário). Na ocasião, a primeira versão do Diretório de Teses e Dissertações de Comunicação e Política é lançada, na Universidade Federal do Paraná.
Untitled-2
Untitled-2
2015: Rio de Janeiro
Na PUC-Rio, em 2015, a sexta edição do congresso foi organizada. A pesquisadora Helen Margetts, do Oxford Internet Institute, foi convidada para proferir a palestra de abertura do evento. A nova gestão, composta por Fernando Lattman-Weltman (Uerj, presidente), Arthur Ituassu (PUC-Rio, vice-presidente) e Kelly Prudencio (UFPR, secretária), foi eleita.
2017: Porto Alegre
Em 2017, são eleitos Arthur Ituassu (Puc-Rio, presidente), Danila Cal (UFPA, vice-presidente), e Luiz Augusto Campos (IESP, secretário). O evento foi realizado nas dependências da UFRGS e teve como convidado internacional Stephen Coleman (University of Leeds). No mesmo ano, foi aprovado o estatuto da associação.
Untitled-2
Untitled-2
2019: Brasília
Em 2019, o 8º Congresso da Compolítica será realizado em Brasília. No mesmo ano, o novo site institucional da associação será lançado.
DIRETORIA 2019-2021

A diretoria da Compolítica é composta por um(a) presidente, um(a) vice-presidente e um(a) secretário(a), além de três titulares e três suplentes do Conselho Fiscal. A cada dois anos, uma nova gestão é eleita em assembleia.

Rafael_Sampaio
Rafael Cardoso Sampaio
Presidente

Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (UFPR) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (UFPR). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Colíder do grupo de Pesquisa Comunicação e Participação Política (COMPA).

rayza
Rayza Sarmento
Vice-Presidente

É Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (DCS/UFV). É doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCP/UFMG); É coordenadora do GCODES – Grupo de Pesquisa em Gênero, Comunicação, Democracia e Sociedade (CNPq) e pesquisadora associada ao Margem – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça do DCP-UFMG.

viktorchagas
Viktor Chagas
Secretário

Professor e pesquisador do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Foi bolsista de Pós-Doutorado Junior (CNPq) em Comunicação e Cultura pela UFBA. Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (Cpdoc-FGV).

Conselho Fiscal
testimonial-team (Demo)
Fernando Azevedo
Titular
testimonial-team (Demo)
Sivaldo Pereira
Titular
testimonial-team (Demo)
Kelly Prudencio
Suplente
testimonial-team (Demo)
Fabro Steibel
Titular
testimonial-team (Demo)
Vera Chaia
Suplente
testimonial-team (Demo)
Wilson Gomes
Suplente
19-10-2018-Arthur_Ituassu 1 (Weiler Finamore)
Arthur Ituassu
Presidente
Danila-Cal-1024x683
Danila Cal
Vice-Presidente
luiz augusto campos
Luiz Augusto Campos
Secretário
image
Fernando Lattman-Weltman
Presidente
19-10-2018-Arthur_Ituassu 1 (Weiler Finamore)
Arthur Ituassu
Vice-presidente
kellyeme-kelly-prudencio
Kelly Prudêncio
Secretária
e_tudo_verdade_2010_documentarios_brasileiros_em_competicao_f_001
Alessandra Aldé
Presidente
3db0e09a03dfac4d382f99c7914d6397e4885a6b
Luis Felipe Miguel
Vice-presidente
imgNoticia-1481822595843
Francisco Paulo Jamil Marques
Secretário
img_814
Luciana Veiga
Presidente
e_tudo_verdade_2010_documentarios_brasileiros_em_competicao_f_001
Alessandra Aldé
Vice-presidente
2011077236634286
Ricardo Fabrino Mendonça
Secretário
Afonso_Albuquerque
Afonso de Albuquerque
Presidente
90890-2-470x246
Vera Chaia
Vice-presidente
24205127
Maria Helena Weber
Secretária
servletrecuperafoto7
Wilson Gomes
Presidente
5757752493729727
Rousiley Maia
Vice-presidente
IMG_0299
Fernando Azevedo
Secretário
Regimento

O regimento da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política é o documento que estabelece as diretrizes e os objetivos da associação.

Como se associar?
sênior
sócio
R$150
/ano
Pesquisadores doutores
Profissionais da área
júnior
sócio
R$80
/ano
Alunos de pós-graduação (mestrandos e doutorandos)
Orientações gerais

Para se associar à Compolítica você precisa realizar depósito referente aos valores de inscrição, preencher o formulário  e anexar o comprovante.

Informações para depósito

Bradesco: 237
Agência: 6897-7
(UERJURB.RJ)
C/C: 14190-9
CNPJ: 2113.7685.0001/92

Endereço:

Rua São Francisco Xavier, 524 10º andar – Bloco F – Sala 10.121, Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

Email: secretaria@compolitica.org

www.compolitica.org

Arquivo máximo: 2MB.

Lista de Discussão

Endereço

Rua São Francisco Xavier, 524
10º andar – Bloco F – Sala 10.121
Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

contatos

secretaria@compolitica.org
www.compolitica.org

expediente

Rodrigo Carreiro (UFBA)