A Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política – Compolítica – foi criada em dezembro de 2006, em Salvador, com o intuito de promover a especialidade da Comunicação e Política. A fundação da sociedade científica ocorreu durante o primeiro congresso, realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Estiveram presentes pesquisadores e estudantes de várias instituições de ensino brasileiras, totalizando 56 sócios fundadores. Bastante consolidada no Brasil e no mundo, a especialidade congrega pesquisadores não apenas dos campos de comunicação e ciência política, mas, também, de sociologia, psicologia, filosofia e antropologia.
O foco da área se volta, principalmente, para a interface entre a política e os fenômenos comunicativos, sobretudo os media, suas linguagens e seus agentes.
O principal objetivo da Compolítica é institucionalizar a especialidade por meio de congressos bienais de pesquisadores nacionais e estrangeiros e projetos de cooperação entre grupos de pesquisa.
A ideia é promover a interlocução entre os pesquisadores das mais diferentes orientações e fortalecer a divulgação de conhecimentos teórico metodológicos e empíricos da área de Comunicação e Política.
A diretoria da Compolítica é composta por um(a) presidente, um(a) vice-presidente e um(a) secretário(a), além de três titulares e três suplentes do Conselho Fiscal. A cada dois anos, uma nova gestão é eleita em assembleia.

Professora do Curso de Jornalismo e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz. Doutora em Ciência Política (2018) pela Universidade Federal do Paraná, tendo realizado Estágio Doutoral na University of Leeds – UK (2015/16) sob a supervisão da professora Cristina Leston-Bandeira. Mestra em Comunicação (2013) pela Universidade Federal do Ceará. Realizou pós-doutorado (bolsista CAPES) no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD).

Professora do Departamento de Comunicação (DECOM), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (2020/2022), representante do Setor de Comunicação, Artes e Design junto à PRPPG (CAP e CAIC) e vice-presidenta da Compolítica (gestão 2021-2023). Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Professor Adjunto II do Curso de Jornalismo do ICA-UFC, além de Pesquisador Permanente do PPGcom-UFC. É bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela mesma instituição, sendo mestre e doutor pelo PPPGcom-UFMG. Realizou estágio pós-doutoral no PPGcom-UFF e dois estágios sanduíches. O primeiro, durante seu mestrado, na UFBA e o segundo, no doutoramento, na Universidade de Mannheim (Alemanha). Esse estágio incluiu uma missão de pesquisa como parte do Projeto de Cooperação Internacional CNPq/ DFG – Eventos midiáticos sustentáveis.



























O regimento da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política é o documento que estabelece as diretrizes e os objetivos da associação.
Para se associar à Compolítica você precisa realizar depósito referente aos valores de inscrição, preencher o formulário e anexar o comprovante.
Informações para depósito
Compolítica
Banco Bradesco: 237
Agência: 6897
C/C: 0014190-9
CNPJ: 021.137.685/0001-92
Rua São Francisco Xavier, 524 10º andar – Bloco F – Sala 10.121, Maracanã – Rio de Janeiro/RJ