A Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) participou do I Workshop da Área de Comunicação e Informação sobre regulação de empresas de plataformas de comunicação. o evento ocorreu nos dias 21 e 22 de junho, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
O presidente da Compolítica, prof. Dr. Sivaldo Pereira da Silva, representou a Associação nos debates, que envolveram outras organizações científicas, coletivos e pesquisadores da área. Para o pesquisador, o evento foi oportuno por tratar de um tema sensível e urgente para o país. “Este workshop demonstra a importância da participação de organizações acadêmicas e científicas do campo da comunicação no debate regulatório pois trata-se de um debate estruturante, que pode gerar quadros de proteção ou violação de direitos. A regulação das plataformas é uma necessidade que precisa ser acompanhada de perto, com a presença ativa e crítica da academia, tanto na formulação de leis quanto na construção de políticas públicas”.
O Workshop terminou com a aprovação de um documento, ainda em processo de redação final, que será publicado e assinado por diversas organizações acadêmicas da Comunicação. A carta será entregue ao Congresso Nacional, governo e também será distribuída para organizações civis, especialistas e estudiosos do campo da comunicação.
O evento foi organizado pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) e Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD Brasil), esta última, da qual Compolítica faz parte desde maio deste ano. Para a vice-presidenta da Compolítica, prof. Dra. Janine Bargas, a participação da Compolítica tanto no debate sobre regulação de plataformas quanto a entrada na RNCD fazem parte da busca por uma maior inserção da Associação no debate político, um horizonte considerado importante para a atual Diretoria.