Compolítica - Associação de Pesquisadores em Comunicação Política

Categorias

O Diretório de Teses e Dissertações de Comunicação e Política é um repositório digital de conteúdos de pesquisa relacionados ao universo da Comunicação e Política, mantido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). Seu objetivo é contribuir para a memória e disponibilização do acesso a estes materiais, estando aberto à participação de pesquisadores, nacionais e internacionais, vinculados às áreas afins. O repositório se organiza de acordo com as linhas que compõem os grupos de trabalho da Compolítica (Comunicação e Democracia; Mídia e Eleições; Comunicação Institucional e Imagem Pública; Internet e Política; Comunicação e Sociedade Civil; Cultura Política, Comportamento e Opinião Pública; Políticas de Comunicação; Jornalismo Político; Propaganda e Marketing Político).

Mídia e Eleições

Pesquisas que objetivam compreender a relação entre mídia e processos eleitorais, cobertura jornalística de eleições, Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), comportamento eleitoral, mídias alternativas e eleições, accountability eleitoral, mídia e eleições permanentes.

Comunicação e Sociedade Civil

Pesquisas que contemplem a interface entre comunicação e sociedade civil, ações coletivas com foco na visibilidade midiática, representações sociais nos media, identidade e reconhecimento, ativismo midiático e comunicação comunitária, participação política e mobilização social, esfera pública e processos deliberativos.

Propaganda e Marketing Político

Pesquisas que discutam e analisem a importância da propaganda política no composto do marketing, história da propaganda política, biografias dos marqueteiros políticos, experiências de propaganda política em veículos de comunicação, jingles e slogans eleitorais, experiências inovadoras de planejamento estratégico em marketing político.

ii

Jornalismo Político

Investigações voltadas à compreensão dos condicionamentos e conseqüências do jornalismo político, cobertura eleitoral, ética jornalística e prática profissional, economia política dos meios noticiosos, jornalismo online, crise política e escândalo midiático, jornalismo e accountability, governo e controle da informação.

Políticas de Comunicação

Pesquisas que tematizem a formulação e execução de políticas de comunicação; relação entre políticas e estratégias de comunicação; condicionantes para a formulação e desenvolvimento de políticas de comunicação; estrutura e funcionamento de instituições e organizações envolvidas na implementação e controle das políticas de comunicação no mundo contemporâneo.

Cultura política e opinião pública

Investigações que acolham temas como identificação de conhecimentos, valores e crenças que influenciam o comportamento político dos diversos atores na democracia; análise dos determinantes do voto; estudo das percepções da opinião pública sobre os temas em debate e sua fundamentação; a importância da mídia em todos estes processos.

ww

Comunicação e democracia

Pesquisas que discutam a relação entre mídia e política nas sociedades democráticas, incluindo abordagens que destaquem o papel da comunicação nas teorias da democracia, processos de produção das preferências e de definição da opinião pública, transformações no discurso político e a conformação da agenda pública.

Internet e Política

Estudos sobre fenômenos políticos das mais diversas naturezas que se apresentam na Internet e a partir dela, relação entre as novas tecnologias e democracia, governo eletrônico, accountability eletrônico, experiências de utilização da internet como espaço de participação e reivindicação política de grupos sociais ou cidadãos.

Diretório Compolítica em números
No período entre 1992 e 2020, foram mapeadas 876 teses e dissertações com temáticas concernentes à especialidade da Comunicação Política
0
Teses
0
Dissertações
0
Autores
0
Instituições
Corpo Editorial
testimonial-team (Demo)
Alessandra Aldé (Uerj)
Criação e Coordenação
testimonial-team (Demo)
João Guilherme Santos (Uerj)
Equipe Editorial
testimonial-team (Demo)
Viktor Chagas (UFF)
Arquitetura e Desenvolvimento
testimonial-team (Demo)
Rayza Sarmento (UFV)
Equipe Editorial
testimonial-team (Demo)
Pedro Mesquita (UFBA)
Equipe Editorial
testimonial-team (Demo)
Benedita Almeida (UFBA)
Equipe Editorial
Newsletter!

    Endereço

    Rua São Francisco Xavier, 524
    10º andar – Bloco F – Sala 10.121
    Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

    contatos

    secretaria@compolitica.org
    www.compolitica.org

    expediente

    Rodrigo Carreiro (UFBA)