Corrupção: Problema e Questão

  • Paulo Vaz Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Comunicação
  • Fernando Velasco Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Comunicação

Resumo

O artigo discute os efeitos negativos da corrupção sobre a polí­tica. Para tanto, parte da diferenciação entre a corrupção como prática e como ideia classificadora da polí­tica. Primeiro, demonstra-se que não é singularidade brasileira, mas noção que emerge como problema sistêmico em todo o mundo a partir dos anos 1990. Depois, articula-se a ascensão da corrupção como objeto de conhecimento e questão polí­tica a três transformações: novas condições de visibilidade dos políticos; mutações nas relações entre representantes e representados; e mudanças na maneira como indiví­duos responsabilizam o Estado por seus sofrimentos. O artigo analisa as relações entre a mídia e o senso comum sobre a polí­tica, as disputas pela representação do bem comum e a responsabilização do Estado por problemas econômicos e de segurança.

Biografia do Autor

Paulo Vaz, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Comunicação

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Filosofia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e pós-doutorado pela University Of Illinois At Chicago (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Filosofia Moderna e Contemporânea, História.

Fernando Velasco, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Comunicação

Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Graduado em Comunicação Social (Rádio e TV) também pela UFRJ (2010). Possui experiência em Comunicação e Cultura, com ênfase em estudos de Cultura Contemporânea e Comunicação Polí­tica. É roteirista de cinema, televisão e ví­deo e redator de multimeios.

Publicado
2017-11-18
Como Citar
Vaz, P., & Velasco, F. (2017). Corrupção: Problema e Questão. Compolítica, 7(2), 63-86. https://doi.org/https://doi.org/10.21878/compolitica.2017.7.2.121
Seção
Artigos