A responsabilidade política do jornalismo em cobertura de conflitos

Entrevista com Xavier Giró Martí

  • Tayane Aidar Abib Unesp/Doutoranda
Palavras-chave: Comunicação para a Paz, Jornalismo para a Paz, Cobertura de Conflitos

Resumo

Professor do Departamento de Meios, Comunicação e Cultura da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Xavier Giró Martí tem uma trajetória profissional marcada pelo pensamento crítico acerca da responsabilidade política do campo jornalístico. Especialista em Análise do Discurso, com tese de Doutorado premiada pelo Conselho Audiovisual da Catalunha, em 1999, sobre a construção do nacionalismo e da identidade espanhola na imprensa, Giró é diretor do grupo de investigação Observatori de la Cobertura de Conflictes, sediado na UAB, e vice coordenador do Mestrado em Comunicação de Conflitos Armados, Paz e Movimentos Sociais da instituição desde 2010.

Referência nos Estudos de Comunicação para uma Cultura de Paz, Xavier Giró também se dedica a práticas de formação e consultoria a meios de comunicação e jornalistas sobre temas de cooperação e solidariedade internacional, fluxos migratórios e transformação de conflitos desde uma atuação midiática não profissionalista.

Nesta entrevista, realizada em sua sala na Faculdade de Comunicação da UAB, em dezembro de 2019, Giró reflete sobre os fundamentos de coberturas jornalísticas orientadas para a paz.

Referências

GIRÓ, Xavier. Modos híbridos y complejos de informar sobre cooperación. Anuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social “Disertaciones”, 10(1), p. 84-107, 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.4914

GIRÓ, Xavier. Periodismo político. Discursos y grietas: La lógica de los actores, los límites de los medios y las metas periodísticas. In: CAMACHO, Idoia (Org). La especialización en Periodismo. Formarse para informar. Comunicación Social Ediciones y Publicaciones, p.75-95, 2010.

GIRÓ, Xavier. Enfoques analíticos críticos sobre el discurso de la cobertura informativa de conflictos. In: TELLESCHI, Tiziano (Org). Espacio y tiempo en la Globalización. Una visión de la transparencia en la información. Pisa, Italia: Sinaloa, 2007.
Publicado
2020-09-23
Como Citar
Abib, T. (2020). A responsabilidade política do jornalismo em cobertura de conflitos. Compolítica, 10(2), 193-204. https://doi.org/https://doi.org/10.21878/compolitica.2020.10.2.455
Seção
Entrevistas