O que interessa ao público nos portais informativos?

  • Emerson Urizzi Cervi UFPR
  • Michele Goulart Massuchin Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada durante o período eleitoral de 2012 que pretende identificar as notícias mais acessadas nos grandes portais informativos brasileiros e o lugar ocupado pelo tema política no interesse do público. Para a análise trabalha-se com 1142 notícias que estiveram presentes diariamente na seção “mais lida do dia” de cinco portais: Folha.com, UOL, Terra, O Globo e G1. Como aponta Shoemaker et al. (2000) ao observar as notícias mais lidas, é possível perceber o perfil dos veículos já que eles se adaptam ao conteúdo que interessa ao público. A metodologia utilizada é quantitativa de análise de conteúdo e para desenvolver este artigo trabalha-se com duas hipóteses centrais: 1) os portais apresentam diferentes perfis, sendo que nem todos possuem a temática política como central; 2) nos portais onde o tema política se destaca entre os mais lidos, o interesse do leitor se dá por algum tema específico e não há crescimento contínuo.

Biografia do Autor

Emerson Urizzi Cervi, UFPR
Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Mestrado em Ciência Política da UFPR
Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Doutoranda em Ciência Política pela UFSCar, mestre em Ciência Política pela UFPR e graduada em Comunicação Social pela UEPG.
Publicado
2013-12-22
Como Citar
Cervi, E., & Massuchin, M. (2013). O que interessa ao público nos portais informativos?. Compolítica, 3(2), 123-154. https://doi.org/https://doi.org/10.21878/compolitica.2013.3.2.47
Seção
Artigos