Dilma Rousseff e a mí­dia internacional: uma análise do primeiro ano do mandato presidencial

  • Carla Montuori Fernandes Universidade Paulista (UNIP)

Resumo

A pesquisa “A liderança da presidente Dilma Rousseff na mídia internacional: uma análise dos jornais Le Monde, El Pais e New York Times” tem como objetivo estudar a cobertura do primeiro ano do novo mandato presidencial brasileiro que se iniciou em 1º de janeiro de 2011, nos três principais sites de cobertura internacional, o espanhol El País, o norte-americano The New York Times e o francês Le Monde.  Após oito anos no exercício do poder, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou a presidência do Brasil com elevado índice de popularidade nacional e imensa visibilidade internacional. Nesse sentido, pretende-se estudar qual será o destaque da sucessora Dilma Rousseff na mídia internacional e a tendência adotada pelos jornalistas ao retratar as diretrizes políticas nos sites de significativa credibilidade na Espanha, nos Estados Unidos e na França. 

Biografia do Autor

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista (UNIP)
Doutora e pós-doutora em Ciências Políticas pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Comunicação e Cultura das Mídias pela Universidade Paulista (UNIP). Atua como docente da Universidade Paulista e do Centro Universitário Assunção. É pesquisadora do Núcleo de estudos em Arte, Mídia e Política da PUC-SP.
Publicado
2013-12-22
Como Citar
Fernandes, C. (2013). Dilma Rousseff e a mí­dia internacional: uma análise do primeiro ano do mandato presidencial. Compolítica, 3(2), 217-236. https://doi.org/https://doi.org/10.21878/compolitica.2013.3.2.50
Seção
Artigos