A Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política – Compolítica – foi criada em dezembro de 2006, em Salvador, com o intuito de promover a especialidade da Comunicação e Política. A fundação da sociedade científica ocorreu durante o primeiro congresso, realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Estiveram presentes pesquisadores e estudantes de várias instituições de ensino brasileiras, totalizando 56 sócios fundadores. Bastante consolidada no Brasil e no mundo, a especialidade congrega pesquisadores não apenas dos campos de comunicação e ciência política, mas, também, de sociologia, psicologia, filosofia e antropologia.
O foco da área se volta, principalmente, para a interface entre a política e os fenômenos comunicativos, sobretudo os media, suas linguagens e seus agentes.
O principal objetivo da Compolítica é institucionalizar a especialidade por meio de congressos bienais de pesquisadores nacionais e estrangeiros e projetos de cooperação entre grupos de pesquisa.
A ideia é promover a interlocução entre os pesquisadores das mais diferentes orientações e fortalecer a divulgação de conhecimentos teórico metodológicos e empíricos da área de Comunicação e Política.
A diretoria da Compolítica é composta por um(a) presidente, um(a) vice-presidente e um(a) secretário(a), além de três titulares e três suplentes do Conselho Fiscal. A cada dois anos, uma nova gestão é eleita em assembleia.
Professor da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). PhD em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral na University of Washington (EUA). Foi professor visitante na Technische Universität Dortmund (Alemanha), consultor da UNESCO e pesquisador visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). É coordenador do Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política (CTPol) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Pesquisa nas áreas de comunicação e democracia; democracia digital; opinião pública e internet; políticas públicas e regulação da comunicação; governança algorítmica e Inteligência Artificial.
Créditos da foto: Lourenço Cardoso
Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG). Mestra em Ciências Sociais, com área de concentração em Sociologia, e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, ambas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, é docente da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) onde atua como titular da Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom). Coordena a regional Sul do Colégio de Gestores de Comunicação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Cogecom/ANDIFES, gestão 2024), e ocupa a vice-presidência da Compolítica.
Professor de Ciências da Comunicação do IADE/Universidade Europeia – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, em Lisboa/Portugal. Investigador integrado do Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA FCSH), onde realiza pesquisa de pós-doutorado sobre Tecnovigilância. Coordenador do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde fez doutorado no Programa de Pós-graduação em Comunicação. Fez estágio pós-doutoral no Laboratório de Artes e Comunicação da Universidade da Beira Interior (Labcom). Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe e graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade do Estado da Bahia (Campus III – Juazeiro).
O regimento da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política é o documento que estabelece as diretrizes e os objetivos da associação.
Para se associar à Compolítica envie sua solicitação para secretaria@compolitica.org para receber orientações sobre como proceder.
Rua São Francisco Xavier, 524 10º andar – Bloco F – Sala 10.121, Maracanã – Rio de Janeiro/RJ