A Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política – Compolítica – foi criada em dezembro de 2006, com o intuito de promover a especialidade da Comunicação Política. Como entidade de natureza interdisciplinar, a associação reúne pesquisadores de diferentes instituições e graus de formação, provenientes de campos como a Comunicação, a Ciência Política, a Sociologia, e outros. Suas principais áreas de atuação organizam-se em torno dos eixos de estudos sobre comunicação e democracia, mídia e eleições, comunicação institucional e imagem pública, internet e política, comunicação e sociedade civil, cultura política e opinião pública, políticas da comunicação, jornalismo político, e propaganda e marketing político.

Professora do Curso de Jornalismo e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz. Doutora em Ciência Política (2018) pela Universidade Federal do Paraná, tendo realizado Estágio Doutoral na University of Leeds – UK (2015/16) sob a supervisão da professora Cristina Leston-Bandeira. Mestra em Comunicação (2013) pela Universidade Federal do Ceará. Realizou pós-doutorado (bolsista CAPES) no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD).

Professora do Departamento de Comunicação (DECOM), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (2020/2022), representante do Setor de Comunicação, Artes e Design junto à PRPPG (CAP e CAIC) e vice-presidenta da Compolítica (gestão 2021-2023). Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Professor Adjunto II do Curso de Jornalismo do ICA-UFC, além de Pesquisador Permanente do PPGcom-UFC. É bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela mesma instituição, sendo mestre e doutor pelo PPPGcom-UFMG. Realizou estágio pós-doutoral no PPGcom-UFF e dois estágios sanduíches. O primeiro, durante seu mestrado, na UFBA e o segundo, no doutoramento, na Universidade de Mannheim (Alemanha). Esse estágio incluiu uma missão de pesquisa como parte do Projeto de Cooperação Internacional CNPq/ DFG – Eventos midiáticos sustentáveis.
Conheça um pouco mais sobre a Compolítica, o histórico da associação, suas atividades e seus projetos
Com o tema “Discurso democrático e comportamento das elites políticas, da imprensa e da sociedade civil: desafios contemporâneos”, o X Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLÍTICA) acontecerá de 09 a 11 de maio de 2023. Escolheu-se como sede a UFC (Universidade Federal do Ceará), em Fortaleza, uma vez que a única edição do evento no Nordeste foi a primeira, em Salvador, em 2006 e esta será a nossa décima edição.
A Revista Compolítica é uma publicação semestral da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política cujo objetivo é contribuir para a reflexão e o tratamento crítico de questões relativas à confluência desses dois campos. Com esse fim, a revista atua como espaço de circulação da pesquisa e do pensamento acadêmico, estando aberta à participação de pesquisadores, nacionais e internacionais, vinculados às áreas afins. Saiba mais !
O Diretório de Teses e Dissertações de Comunicação e Política é um repositório digital de conteúdos de pesquisa relacionados ao universo da Comunicação e Política, mantido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). Seu objetivo é contribuir para a memória e disponibilização do acesso a estes materiais, estando aberto à participação de pesquisadores, nacionais e internacionais.