Compolítica - Associação de Pesquisadores em Comunicação Política

Compolítica renova parceria com Observatório de Imprensa

parceria renovada

A Compolítica renovou no início de 2024 a parceria firmada em 2021 com o Observatório da Imprensa, veículo jornalístico focado na crítica da mídia. A parceria, inicialmente voltada para a realização do projeto “Mulheres e Jornalismo no Brasil: resistências e conquistas”, consiste na publicação de artigos de opinião escritos pelos coordenadores Grupos de Trabalho da Associação ou por pesquisadores(as) por eles indicados(as).

Com a renovação, a  ideia é que a publicação dos textos tenha uma periodicidade mensal. Para Paulo Victor Melo, secretário da Associação, a parceria é fundamental para ampliação das pesquisas e iniciativas desenvolvidas pelos associados “Nos textos para o Observatório, nos desafiamos a escrever reflexões, a partir daquilo que pesquisamos, numa linguagem que seja acessível a públicos mais amplos que o acadêmico”, afirma. 

No texto de março, Adilson Cabral e Tatiana Stroppa, do GT de Políticas e Governança da Comunicação, discutem a sustentabilidade das rádios comunitárias, tendo como motivação a recente Portaria da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM/PR Nº 15), que abre o cadastramento para que as emissoras de radiodifusão comunitária se habilitem para a veiculação de patrocínio sob a forma de apoio cultural. “Muitos dos textos contribuem também para visibilizar e até mesmo incidir em alguns debates públicos em curso”, complementa Melo. 

Alguns dos temas abordados previamente através da parceria foram avanços e desafios relacionados à LAI, a necessidade da regulação das plataformas digitais, LGPD, etc. Os textos podem ser acessados no site da Compolítica na seção “Parceria OI”.

Deixe um comentário