O 11º Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLÍTICA) de 2025 terá como sede a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na capital Recife (PE). O evento terá como tema “Ciência Aberta, Humanidades Digitais e monetização de dados: desafios democráticos e epistemológicos para a pesquisa em Comunicação e Política”.
A gestão à frente da Associação no período de 2023 a 2025 oficializou a sede do Congresso na última sexta-feira (24) após a contemplação com o edital do Conselho Nacional Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para realização do evento.
Para Paulo Victor Melo, atual Secretário da Compolítica, o debate escolhido para o encontro engloba um dos desafios principais a compreensão sobre a natureza e as repercussões do capitalismo contemporâneo.
“A escolha do tema reflete o entendimento da Diretoria da Compolítica sobre a centralidade da dataficação nos diversos campos da atividade humana […], em especial pelo cenário de concentração de poder por plataformas digitais que operam globalmente, pelas barreiras impostas por essas corporações ao acesso a dados para pesquisa e pelo crescimento de sistemas de Inteligência Artificial como novos intermediários das relações sociais e do fazer científico.” afirma.
O evento bienal é voltado para pesquisadores vinculados ou não a organizações acadêmicas, científicas e profissionais, que estudam a intersecção entre as áreas da Comunicação e Política, os fenômenos decorrentes das duas e os desafios contemporâneos.
Para 2025, o Secretário afirmou que a proposta é que o Congresso seja marcado, para além do debate teórico-conceitual, “por uma participação diversa e plural, tanto em termos de níveis acadêmicos (pesquisadores/as mais experientes e também os/as que estão em início de percurso científico) quanto no que diz respeito às representações geográficas, raciais e de gênero; e pelo favorecimento de partilhas e articulações entre diferentes grupos de pesquisa, o que pode ocorrer, por exemplo, na construção de iniciativas em comum.”
Em 2023 o Congresso passou a receber pesquisas oriundas de Trabalhos de Conclusão de Curso e Iniciação Científica, possibilitando a participação de graduandos com Trabalhos de Conclusão de Curso e Iniciação Científica. Ao longo dos três dias, foram apresentados mais de 170 trabalhos apresentados.