Compolítica - Associação de Pesquisadores em Comunicação Política
&#x;&#x;

COLEÇÕES E PUBLICAÇÕES 

COLEÇÃO COMUNICAÇÃO E POLÍTICA (PRIMEIROS PASSOS)

A Coleção Comunicação e Política se propõe a publicar livros de caráter introdutório, com linguagem simples e acessível, sobre temas concernentes à pesquisa nesta interface. Trata-se de uma série cujos volumes são assinados por diferentes pesquisadores/as, com o objetivo de apresentar conceitos e autores/as fundamentais do campo. A coleção é uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), sociedade científica fundada em 2006.

FAKE NEWS: QUANDO MENTIRAS VIRAM FATOS POLÍTICOS

Uma publicação Compolítica

Autora: Tatiana Dourado

Ano: 2021

Há muitas chaves teóricas e caminhos metodológicos para se buscar entender, descrever e explicar a lógica desordenada da circulação de notícias fraudulentas, as populares fake news. Este livro discute fake news como um tipo específicos de conteúdo enganoso que explora mentiras, falsificações  e simulacros noticiosos para ser usado e espalhado rápida e extensivamente online.

LANÇAMENTO EM 25 de MAIO DE 2021

MÍDIA E POPULISMO

Uma publicação Compolítica

Autora: Liziane Guazina

Ano: 2021

Em Mídia e Populismo, Liziane Guazina oferece ao público uma introdução ao tema do populismo sob um olhar comunicacional, extrapolando a dimensão puramente política do fenômeno. Mostra como a comunicação mediática e as dinâmicas de um ecossistema de media cada vez mais híbrido se configuram como elementos-chaves para a compreensão dos populismos do século XXI.

LANÇAMENTO EM 25 DE MAIO DE 2021

LIVROS

Comunicação e Política no contexto da pandemia – breves reflexões

Uma publicação Compolítica

Rafael Sampaio, Rayza Sarmento e Viktor Chagas (org.)

Ano: 2021

Autores(as): Arthur Ituassu, Camila Mont’Alverne, Camilo Aggio, Cristiano Rodrigues, Diógenes Lycarião, Emerson Cervi, Fábio Vasconcellos, Fernanda Cavassana, Fernando Lattman-Weltman, Janine Bargas, Liziane Soares Guazina, Marcelo Alves, Maria Helena Weber, Nina Santos, Viviane Gonçalves Freitas, Wilson Gomes e Wladimir Gramacho.

Os textos reunidos neste e-book são ensaios breves sobre a pandemia no contexto nacional e internacional, especialmente na Itália. Os artigos de opinião foram publicados semanalmente entre março e agosto de 2020, no site da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, a Compolítica, como um boletim especial sobre o coronavírus.

Acesse aqui gratuitamente

INTERNET E PODER LOCAL

Uma publicação Compolítica

Alessandra Aldé e Jamil Marques (org.)

Ano: 2015

Os organizadores se ambientam no espaço contemporâneo de interconexão em rede para analisar ferramentas de comunicação digital através de dois vieses. O primeiro deles é a utilização desses recursos digitais para campanha eleitoral política, bem como suas implicações para o exercício do voto dos cidadãos. O segundo viés recai sobre a dinâmica da democracia em nível local, levando em consideração a condução cotidiana dos negócios públicos. Portanto, o livro tem como proposta a contribuição para o enriquecimento da discussão acerca dos efeitos da internet sobre a política local.

ACESSE O SITE DA EDITORA
Endereço

Rua São Francisco Xavier, 524
10º andar – Bloco F – Sala 10.121
Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

contatos

secretaria@compolitica.org

expediente

Samuel Barros (UFRB)
Rodrigo Carreiro (UFBA)