Compolítica - Associação de Pesquisadores em Comunicação Política

Confira programação do Ciclo Internacional de Palestras ‘Conflito, concorrência e cooperação na esfera pública digital’

WhatsApp Image 2024-03-15 at 12.13.46

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) participa entre 21/3 e 11/7 do “Ciclo Internacional de Palestras ‘Conflito, concorrência e cooperação na esfera pública digital'”. O evento é organizado pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasilia e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI) e tem apoio institucional da Compolítica.

A partir da desta quinta-feira (21), o Ciclo realiza 14 palestras realizadas semanalmente com professores europeus convidado e pesquisadores brasileiros como debatedores, que serão transmitidas pelo canal do YouTube da FAC Unb em inglês. As palestras acontecerão às quintas-feiras das 10h e 12h, com exceção da primeira palestra,  com o pesquisador alemão Christoph Neuberger, diretor do Weizenbaum Institut e professor da Free University of Berlin, que acontecerá entre às 11h e 13h com a temática “Conflict, competition and cooperation in the digital public sphere”.

Entre os temas debatidos estão moderação de conteúdo digital, regulação de plataformas, desinformação, fake news, discurso de ódio, populismo na mídia e questões éticas envolvendo a comunicação. As professoras Liriam Sponholz (INCT) e Dione Moura (direção da FAC-UnB) são responsáveis pela moderação e organização.

Sponholz afirma que o evento tem como objetivo trazer a perspetiva europeia, sobretudo alemã, acerca dos estudos de comunicação política digital e digital, ainda pouco conhecida em comparação a perspectiva norte-ameticana. “Quem está muito mais avançado que os Estados Unidos no debate de regulação de plataforma é a Europa. Então ter acesso a esses aportes teóricos é extremamente importante, porque a gente consegue ter uma nova perspectiva, e uma perspectiva de quem está liderando o tema re regulação das plataformas, de inteligência artifical”. 

O Instituto de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI) junta pesquisadores voltado para a investigação dos desafios que as dinâmicas contemporâneas relativas à produção e circulação da informação apresentam à soberania nacional.

Para Sponholz. o evento é uma forma de estabelecer diálogo entre pesquisadores do Capes (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)  e da DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), também apoiador do evento, aproveitando as oportunidades de cooperação entre as duas instituições. “Às vezes o que falta é se conhecer, é saber quem está pesquisando o que, com quais instrumentos, com quais aportes”, comenta. Ela destaca ainda que a parceria com a Compolítica é importante para alcançar os pesquisadores que produzem conhecimento na área abordada no Ciclo. 

“São os pesquisadores da Compolítica que estão produzindo conhecimento nos temas centrais que nós vamos tratar nesse ciclo de palestras. Muitos desses temas são temas da comunicação política, como desinformação, discursos de ódio, extrema direita online, misoginia online. São todos temas que advém, tocam ou são centrais para a comunicação política”.

Confira a programação completa 

Deixe um comentário