Compolítica - Associação de Pesquisadores em Comunicação Política
&#x;&#x;

ANAIS DOS CONGRESSOS

ISSN: 2447 – 4797 

ANAIS COMPOLÍTICA: 2023

GT1 – Comunicação e democracia

Coordenação: Samuel Barros (UFBA)
Vice-coordenação: Fernanda Nalon Sanglard (PUC-Minas)

1. Deliberative Ecologies: A Relational Critique of Deliberative Systems [Indisponível]

2. ATAQUE À ELEIÇÃO PRESIDENCIAL NO YOUTUBE: como algoritmos de busca e de recomendação auxiliam conteúdos de extrema direita entre Agosto de 2022 e Janeiro de 2023 [Indisponível]

3. DESINFORMAÇÃO E POLÍTICA: um breve perfil de pessoas que afirmam ter recebido notícias falsas (Rachel Callai Bragatto e Priscila Zanandrez)

4. “TODOS AO MEU REDOR ESTÃO FALANDO SOBRE ESTA NOTÍCIA”: Uma análise das fontes e notícias compartilhadas em grupos bolsonaristas do WhatsApp nas eleições de 2022 [Indisponível]

5. “QUEM VÊ CARA NÃO VÊ CORAÇÃO”: Uma discussão sobre mudanças nas identidades visuais dos partidos políticos na democracia brasileira (Emerson Urizzi Cervi e Miguel Quessada)

6. ENTRE DANCINHAS E GRITOS POR INTERVENÇÃO MILITAR: análise da circulação e do engajamento em conteúdos com discursos antidemocráticos no TikTok [Indisponível]

7. PUBLICIDADE PROCESSUAL E NEWSMAKING DIGITAL: A CONSTRUÇÃO DO ESCÂNDALO SOBRE A DIVULGAÇÃO ILEGAL DE UM GRAMPO DA OPERAÇÃO LAVA JATO (Lenise Aubrift Klenk e Kelly Prudencio)

8. WHATSAPP, MOBILIZAÇÃO E DESINFORMAÇÃO: análise de grupos bolsonaristas nas eleições de 2022 (Helena Martins do Rêgo Barreto e José Maria Monteiro)

9. Nem “imbrochável”, nem engraçado: uma análise do uso antidemocrático do humor nos discursos misóginos do ex-presidente Bolsonaro (Daniel Kei Namise e
Carla Rizzotto)

10. DEMOCRACIA E QUALIDADE DAS NOTÍCIAS: uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre procedimentos metodológicos utilizados na investigação dessa relação [Indisponível]

11. REPRESENTAÇÃO POLÍTICA E DIREITOS HUMANOS: Argumentos de parlamentares na deliberação sobre violência [Indisponível]

12. A PERFORMATIVIDADE DO GOLPE: Uma análise das imagens jornalísticas das manifestações contra o resultado das eleições no Brasil (Regiane Lucas de Oliveira Garcêz, Yasmine Feital Barbosa, Sthefanie Castro Paiva e Vinícius do Carmo Oliveira)

13. CAMPOS POLÍTICOS NO BRASIL EM PERSPECTIVA: ameaça e violência nas redes sociais como estratégia eleitoral (Sabrina Almeida, Victor Piaia, Dalby Hubert e
Mariana Carvalho)

 

GT2 – COMUNICAÇÃO E JUSTIÇA

Coordenação: Grazielle Albuquerque (Núcleo de Estudos e Pesquisas da Defensoria Pública-CE)
Vice-coordenação: Cláudia Lemos (CEFOR)

1. JUSTIÇA DO TRABALHO NO TWITTER: A desinformação no debate sobre questões trabalhistas (Sinara Costa Alvares Silva e Luãn José Vaz Chagas)

2. A JUDICIALIZAÇÃO DO JORNALISMO E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO CAMPO ELEITORAL: o caso Patrícia Campos Mello (Eulália Emilia Pinho Camurça e Cristiane Guilherme Bonfim)

3. “SENHOR PRESIDENTE ELEITO”: Uma análise dos discursos proferidos pela Justiça Eleitoral nas cerimônias de diplomação dos eleitos em 2018 e 2022 [Indisponível]

4. O contencioso simbólico da Operação Lava Jato: Os produtores do sentido da corrupção (Haron Barberio Francelin)

5. LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA INTERNET E SEUS LIMITES: o caso do Inquérito das Fake News no Supremo Tribunal Federal (Carlo José Napolitano, Lucas Catib Laurentiis e Tatiana Stroppa)

6. A LEI DE ANISTIA E O DISCURSO DE MAGISTRADOS DO STF: paralelos retórico-discursivos entre 2010 e 2022 [Indisponível]

 

GT3 – COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE CIVIL

Coordenação: Janine Bargas (Unifesspa)
Vice-coordenação: Francine Altheman (ESPM)

1. DO ENGAJAMENTO CÍVICO AO MASSACRE DA PONTE: a fotografia e a sua contribuição à análise das relações sociais no garimpo de Serra Pelada (Marcelo Barbalho)

2. A COMUNICAÇÃO NAS DIMENSÕES DA ESFERA PÚBLICA E DA POLÍTICA: análise da sociedade atual pela via dos processos de circulação de informações (Johnny Cardoso)

3. BOTS, um novo olhar sobre as tecnologias cívicas (Gabriella da Costa e Viktor Chagas)

4. “UNI-DUNI-TÊ HOJE O BANDIDO ESCOLHIDO FOI VOCÊ”: ‘Bolsolula’ e reflexões sobre os componentes afetivos e contextuais dos usuários no TikTok para a ação política (Luana Gontijo Sant’Anna Vaz de Melo Dorneles)

5. “DEMARCAR AS TELAS”: a comunicação digital como uma dimensão das resistências de mulheres indígenas [Indisponível]

6. Em defesa das dimensões afetivas da política nas pesquisas em Comunicação e Política (Leandro Rodrigues Lage)

7. O ATIVISMO DIGITAL EM AÇÃO (HUMANITÁRIA): UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS PLATAFORMAS DIGITAIS DA ONG “SP INVISÍVEL” (Fernanda Caroline Martins Alves)

8. Tecnovigilância e disputas sociais: iniciativas de mobilização coletiva pelo banimento do reconhecimento facial no Brasil [Indisponível]

9. Práticas censórias e hipermidiatização da sociedade: os usos das plataformas para patrulhamento da liberdade de expressão artística e disseminação do pânico moral [Indisponível]

10. A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO INDÍGENA E TECNOLOGIAS EM NARRATIVAS DE MULHERES INDÍGENAS (Hericley Serejo Santos e Vânia Maria Torres Costa)

11. OCUPAR, RESISTIR E PRODUZIR: teoria e prática das rádios livres na América Latina e Europa (Thiago Novaes)

12. COMUNICAÇÃO E POLÍTICA NO CINEMA BRASILEIRO: uma análise midiática de Bacurau (2019), Marighella (2021) e Medida Provisória (2022) (Aline Vaz, Marcela Barba eFernanda Rios)

13. VISIBILIDADE E REPERTÓRIO DE AÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS NA PANDEMIA DE COVID-19 E A ESFERA PÚBLICA MIDIATIZADA (Caroline Kraus Luvizotto e Alana Nogueira Volpato)

 

GT4 – COMUNICAÇÃO PÚBLICA E INSTITUCIONAL

Coordenação: Ângela Salgueiro Marques (UFMG)
Vice-coordenação: Caroline Casali (UFPEL)

1. ARQUIVOS DO ADOECIMENTO: Enquadramentos biopolíticos no Brasil nos séculos XIX e XX [Indisponível]

2. O QUE OS DADOS CONTARAM AO PÚBLICO: Modelos de representação gráfica visual dos dados de Covid na rede social da Prefeitura de Brejo Santo [Indisponível]

3. VIOLAÇÕES DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA COMUNICAÇÃO SISTEMATICAMENTE DISTORCIDA (Fiorenza Zandonade Carnielli)

4. OS ALIADOS E INIMIGOS DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO: Análise das relações de interesse público no Instagram @jairmessiasbolsonaro (Muriel Felten Pinheiro)

5. A COMUNICAÇÃO PÚBLICA COMO FATOR DE CONQUISTA DE RECONHECIMENTO E PROTEÇÃO DE DIREITOS: efeitos da mobilização no caso da Fundação de Economia e Estatística (Sandra Bitencourt Genro, Gisele Dotto Reginato, Laura Wottrich e Solange Prediger)

6. PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS VIA WHATSAPP NA GESTÃO MUNICIPAL EM PETROLINA: enlaces entre transparência pública e visibilidade política (Andréa Meireles de Freitas Lima e Paula de Souza Paes)

7. COMUNICAÇÃO PÚBLICA DE ESTADO EM XEQUE: a importância de um marco legal (Maiara Carvalho Batista Maduro e Edna Miola)

8. ANÁLISE SONORA DA COBERTURA DE TRANSIÇÃO DO GOVERNO BOLSONARO PARA LULA PELA “A VOZ DO BRASIL” (Izani Mustafá, Kátia Fraga, Erivelto Amarante e
Robson Sousa)

9. PROJEÇÃO DA FAMÍLIA NUCLEAR E OBSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA: o contrato comunicativo interseccional de controle e de ódio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (Isabella Szabor Machado Mustafé)

10. COMUNICAÇÃO PÚBLICA NAS UNIVERSIDADES: experiências para a promoção da ciência, da cidadania e da equidade [Indisponível]

11. E QUANDO A FAKE NEWS É PRODUZIDA PELA INSTITUIÇÃO PÚBLICA?: Desinformação e ruptura contratual no Facebook do Senado (Michel Carvalho da Silva)

12. RADIOAGÊNCIA CÂMARA: perfil da rede de parceiras de uma emissora pública (Verônica Lima Nogueira da Silva e Cláudia Regina Lemos Fonseca)

13. MINISTÉRIO DA SAÚDE NO TWITTER: estratégias de Comunicação Pública e de desinformação em tempos de pandemia (Nivaldo Cesar de Souza Junior e Vanessa Veiga de Oliveira)

14. COMUNICAÇÃO PÚBLICA NAS UNIVERSIDADES: experiências para a promoção da ciência, da cidadania e da equidade (Gisele Pimenta de Oliveira, Carolina Pires Araújo, Lis Lemos, Mônica Nogueira)

 

GT5 – CULTURA POLÍTICA, COMPORTAMENTO E OPINIÃO PÚBLICA

Coordenação: Felipe Borba (UNIRIO)
Vice-coordenação: Tathiana Senne Chicarino (PUC-SP)

1. PORQUE O BOLSONARISMO PERDEU O APOIO DA DIREITA LIBERAL-CENTRISTA – UMA JUSTIFICAÇÃO TEÓRICO-CONCEITUAL (André Silva de Oliveira e Rodolfo Silva Marques)

2. O ESCÂNDALO E A POLARIZAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE MANUTENÇÃO DA LEGITIMIDADE POLÍTICA: Os casos dos Líderes Políticos Digitais latino americanos [Indisponível]

3. SIGNO EM CHAMAS: uma análise de discurso sobre o incendiário caso da estátua Borba Gato (Gabriela Vilela Palmeira Ferreira)

4. REAÇÃO CONSERVADORA OU MUDANÇA DE VALORES? Tolerância política a homossexuais e a religiosidade na América Latina (Naiara Sandi de Almeida Alcantara e Ednaldo Ap. Ribeiro)

5. VIOLÊNCIA POLÍTICA DE GÊNERO E OS VALORES QUE A SUSTENTAM (Nayana de Sousa Castro)

6. VOTO RELIGIOSO E O BOLSONARISMO: Efeitos da teologia e das lideranças religiosas sobre o eleitorado (Horrana Grieg e Souza Oliveira, Aldrey Aleksander Braz Guerrero, Davi Alves, Lopes Barbosa, e Emanuel Henrique Ferreira de Morais)

7. GOVERNO BOLSONARO E COVID 19: uma análise sobre a relação entre avaliação do governo do ex-presidente e sua atuação durante a pandemia (Rafaella Lopes Martins Jaeger e Vitor de Moraes Peixoto)

8. O Papel do Romantismo na Formação da cosmovisão da Direita Reacionária Brasileira: O caso dos movimentos de ódio masculinistas (Vinícius Machado Miguel)

9. QUANTO CUSTA UM VOTO PARA DEPUTADO FEDERAL? a análise do custo por voto nas eleições de 2022 (Afonso Ferreira Verner)

10. MULHERES BRASILEIRAS. CONEXÕES ENTRE A FRÁGIL CIDADANIA E DIFICULDADES NA FORMAÇÃO DO CAPITAL POLÍTICO (Adriana Alcântara, Clênia Trindade Lucena Cavalcante e Lígia Sá)

 

GT6 – ELEIÇÕES E PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO

Coordenação: Michele Massuchin (UFPR)
Vice-coordenação: Natasha Bachini (NEV-USP)

1. UMA ESCOLHA (NÃO TÃO) DIFÍCIL: a Democracia ou a Economia? A cobertura da eleição de 2022 na grande imprensa brasileira [Indisponível]

2. O EVENTO DE POSSE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA: UMA ANÁLISE DE LULA (2023) (Solange Prediger, Maria Ivete Trevisan Fossá e Gibsy Lisie Soares Caporal)

3. PROFISSIONALIZAÇÃO E REATIVIDADE NA CAMPANHA DE JAIR BOLSONARO NO TWITTER NAS ELEIÇÕES DE 2022 [Indisponível]

4. REDES SOCIAIS E CAMPANHAS ELEITORAIS: uma análise da eleição presidencial brasileira de 2022 (Júlia Rodrigues de Lemos e Felipe de Moares Borba)

5. COMUNICAÇÃO DIGITAL E ALINHAMENTO DE DIREITA EM CONTEXTO SUBNACIONAL: Uma análise do uso do Instagram pelos deputados eleitos por Mato Grosso que apoiaram Jair Bolsonaro em 2022 (Thiago Cury Luiz, Bruno Bernardo de Araújo, Dôuglas Aparecido Ferreira, Fernanda Safira Soares Campos)

6. O maior alcance digital da base lulista em relação aos adversários nas eleições presidenciais de 2022 no Twitter (Ivan Machado Veras Junior e Joscimar Souza Silva)

7. A DIREITA NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2022: Análise do fluxo informativo através de URLs e RTs no Twitter (Maíra Orso, Júlia Frank De Moura e Naiara Sandi de A. Alcantara)

8. PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO EM CAMPANHAS ELEITORAIS NOS PEQUENOS MUNICÍPIOS [Índisponível]

9. USOS DA PUBLICIDADE POLÍTICA NAS PLATAFORMAS DA META DURANTE AS ELEIÇÕES 2022: da busca direcionada por votos ao financiamento da desinformação (Carla Rodrigues e Nina Santos)

10. SAÚDE EM CAMPANHA: Uma análise televisual das entrevistas com candidatos à presidência no Jornal Nacional [Indisponível]

11. PROMESSAS DE CAMPANHA NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2022 [Indisponível]

12. POPULISMO NOS DISCURSOS DE LULA E BOLSONARO DURANTE AS ELEIÇÕES BRASILEIRAS DE 2022: análise dos debates televisivos (Francisco Sérgio Lima de Sousa, Pablo Gomez-Iniesta eJosé Maria Herranz de la Casa)

 

GT7 – FENÔMENOS E PRÁTICAS DA POLÍTICA ONLINE

Coordenação: Camilo Aggio (UFMG)
Vice-coordenação: Rodrigo Carreiro (UFBA)

1. MAPA DAS ELEIÇÕES MELHORES: Uma abordagem comunicacional de democracia digital a partir de iniciativas da sociedade civil (Isabela Melo de Souza)

2. LACRAÇÃO OU FORMAÇÃO: modos do discurso político no Instagram (Luis Felipe Miguel2 e Alana Fontenelle)

3. FINANCIANDO A DESINFORMAÇÃO: análise dos sistemas de publicidade durante a eleição de 2022 (Marcelo Alves dos Santos Junior)

4. MOBILIZAÇÃO POLÍTICA NAS REDES: análise da repercussão da posse de Lula e Alckmin [Indisponível]

5. NASCIMENTO DE UM LÍDER: identidade e militância política no Dunamis Movement [Indisponível]

6. DIALOGISMOS NA DESINFORMAÇÃO: uma abordagem discursiva do debate on-line sobre fraude nas urnas no Brasil [Indisponível]

7. INDIGNAÇÃO E DESCONFIANÇA? As emoções no debate sobre sistema eleitoral no Twitter (Maria Alice Silveira Ferreira, Claudio Luis de Camargo Penteado, Luiza Jardim o Patrícia Dias dos Santos)

8. DEEP FAKES DE TRUMP E BOLSONARO NO INSTAGRAM EM TENSÃO MIDIÁTICA COM O JORNALISMO NA CRISE DO CORONAVÍRUS (Adriano Austeclínio Pádua dos Santos)

9. A COBERTURA DAS ELEIÇÕES DE 2022 EM PERFIS DE ENTRETENIMENTO E CELEBRIDADES NO TWITTER (Victor Piaia e Raul Nunes)

10. ESTRATÉGIAS BOLSONARISTAS NO TWITTER: ativismo de hashtags durante as eleições de 2022 (Rangel Ramiro Ramos e Daniela Silva Neves)

11. O PODER DO DINHEIRO E A COMUNICAÇÃO DIGITAL NAS ELEIÇÕES DE 2022: um estudo da compra de anúncios nas plataformas Facebook e Instagram (Carla Cristina Santos Rodrigues e Samuel Barros)

 

GT8 – GOVERNO E PARLAMENTO DIGITAL

Coordenação: Cristiane Brum Bernardes (CEFOR)
Vice-coordenação: Maria Paula Almada (UFBA)

1. Sistema Municipal de participação popular e cidadã: Uma análise da Plataforma “Decide Contagem” (Erica do Carmo, Joe Campos Costa e Isabela Melo de Souza)

2. O ESTADO DE DIGITALIZAÇÃO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS DO NORDESTE: Uma análise a partir dos portais institucionais (Isabele Batista Mitozo)

3. EXPERIÊNCIAS INSTITUCIONAIS DE FACT-CHECKING NO CONGRESSO NACIONAL BRASILEIRO (MACHADO, Izabel Odete Valente e BARROS, Antonio Teixeira de)

4. DE 1989 EM DIANTE: características e transformações da área através da análise dos anais da Compolitica (Rafael Cardoso Sampaio, Tiago Borges, Pedro de Souza Lima Brodbeck, Djiovanni Jonas França Marioto e Cristiane Sinimbu Sanchez)

 

GT9 – JORNALISMO POLÍTICO

Coordenação: Camila Quesada Tavares (UFMA)
Vice-coordenação: Bruno Araújo (UFMT)

1. A VITÓRIA E A POSSE DE LULA NOS EDITORIAIS DO BRASIL (Daniela Rocha Drummond, Francieli Manginelli e João Feres Junior)

2. BALBÚRDIA NO MEC: O enquadramento do Estadão durante a gestão Weintraub (Fernando Antonio Egert)

3. JORNALISMO DE FACHADA1: a retórica da desinformação no programa Os Pingos nos Is (Karina Pierin Ernsen Alves  e Kelly Prudencio)

4. OBJETIVIDADE X POSICIONAMENTO: Uma análise da cobertura de telejornais sobre o pós-8 de janeiro (Kamila Bossato Fernandes)

5. DESINFORMAÇÃO NA TELINHA: Os atos golpistas sob a ótica do jornalismo televisivo (Rosangela de Jesus Fernandes e Suzy dos Santos)

6. CRISES DE IMAGEM NA ESPLANADA: Uma primeira análise da exposição de ministros de Estado nas capas da Folha de S.Paulo (1985-2018) [Indisponível]

7. Imprensa, esfera pública e poder: constrangimentos ao debate público sobre mineração em MG [Indisponível]

8. A CRÍTICA POLÍTICA NO JORNALISMO POPULAR (Rodrigo Daniel Levoti Portari)

9. LEGITIMAÇÃO DO JORNALISMO E REORIENTAÇÃO DA CULTURA PROFISSIONAL: reações da Folha de S. Paulo à comunicação populista de Bolsonaro [Indisponível]

10. PERIÓDICOS CUBANOS GRANMA, ONCUBA E PROGRESO SEMANAL: principais distinções de cobertura entre um periódico estatal e dois independentes [Indisponível]

11. JORNALISMO E IMPERIALISMO: Configurações Contemporâneas [Indisponível]

 

GT10 – MÍDIA, GÊNERO E RAÇA

Coordenação: Viviane Gonçalves Freitas (UFMG)
Vice-coordenação: Lucy Oliveira (UFSCAR)

1. ARGUMENTAÇÃO E AS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO: uma análise do site do jornal Estado de Minas [Indisponível]

2. O MUNDO SOCIAL DO MIDIATIVISMO FEMINISTA NO BRASIL E NA FRANÇA: entre militância, jornalismo e ativismo digital (Mariana Fagundes Ausani)

3. RACISMO E NEOLIBERALISMO: a “dupla hélice” do discurso da imprensa sobre a questão das cotas raciais (Ronaldo Ribeiro Ferreira)

4. ENTRE O “CANCELAMENTO” E A RESPONSABILIZAÇÃO: os sentidos em disputa sobre racismo no recolhimento do livro “Abecê da liberdade” (Deize Ferreira Paiva Lopes)

5. ENTRE JULGAMENTO E ACOLHIMENTO: debates sobre direitos reprodutivos em grupos de mulheres no WhatsApp e no Facebook (Luciane Leopoldo Belin)

6. AS PRIMEIRAS-DAMAS NO CONTEXTO ELEITORAL: uma análise comparativa da imagem pública de Janja Lula e Michelle Bolsonaro (Gabrielle Marques e Rayza Sarmento)

7. CINEMAS NEGROS: Esboço do campo e dos agentes no Brasil do século XXI (Márcio Brito Neto)

8. QUEM SE LEMBRA DE JOÃO ALBERTO: efeitos de agendamento da TV sobre um caso de racismo [Indisponível]

9. LGBTQIA+ COMO INIMIGOS: o medo em grupos e canais bolsonaristas no Telegram (Guilherme Popolin)

10. A VIOLÊNCIA POLÍTICA DE GÊNERO NA COBERTURA MIDIÁTICA ONLINE [Indisponível]

11. GÊNERO EM PAUTA NO TWITTER: como deputadas estaduais e federais abordaram temáticas relacionadas à mulher durante o ano eleitoral de 2022 (Dayane Muhlbeier Saleh, Giulia Sbaraini Fontes e Rafaela Mazurechen Sinderski)

12. MEDUSAS NA COBERTURA JORNALÍSTICA: a emergência de uma imagem de controle de mulheres que sofrem violência de gênero [Indisponível]

13. MULHER TRANS NEGRA, POLÍTICA E DISCURSO JORNALÍSTICO: uma análise dos discursos sobre Erika Hilton [Indisponível]

14. DISCURSO PRESIDENCIAL E GÊNERO: análise das mensagens dos presidentes Lula e Dilma ao Congresso Nacional (Raquel Gomes Valadares)

GT11 – POLÍTICAS E GOVERNANÇA DA COMUNICAÇÃO

Coordenação: Paulo Victor Melo (UFS)
Vice-coordenação: Tatiana Stroppa (Centro Universitário de Bauru)

1. TELEVISÃO: uma nova forma, a mesma fórmula (Adilson Vaz Cabral Filho, Eula Dantas Taveira Cabral e Cintia Augustinha dos Santos Freire)

2. DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO OU CENSURA ESTATAL? Novas notas sobre a regulação da mídia no Brasil [Indsponível]

3. GOVERNAMENTALIDADE ALGORÍTMICA E CRISE DEMOCRÁTICA: reflexões sobre a política anestesiada [Indisponível]

4. APAGÃO DE DADOS DA COVID-19 E O JORNALISMO BRASILEIRO: estratégias de sobrevivência e o direito à comunicação, informação e saúde (André Gonçalves da Silva Bezerra e Pâmela Araujo Pinto)

5. DEMOCRATIZAÇÃO E DIREITO À COMUNICAÇÃO, À INFORMAÇÃO E À CULTURA NA
PAUTA DOS PRESIDENCIÁVEIS (Eula Dantas Taveira Cabral, Júlia do Carmo Aranha, Larissa Gama Louback e Filipe Farias Maciel Araújo)

6. LINGUAGEM SIMPLES É POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA? O caso de São Paulo (Luciana Coutinho Araújo)

7. POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO NA COMPOLÍTICA: uma revisão integrada da literatura (Juliano Domingues, Assíria Florêncio Félix da Silva, Júlia Ferraz Jardim Souto Maior)

8. CONCENTRAÇÃO DE MÍDIA NO BRASIL: considerações sobre a complementariedade dos sistemas público, estatal e comercial e as implicações à democracia (Alexandre Stori Douvan e Felipe Simão Pontes)

9. DESCENTRALIZAÇÃO DO FOMENTO AO AUDIOVISUAL NO BRASIL: um estudo sobre os Arranjos Financeiros Estaduais e Regionais da Ancine (Juliano Domingues e Milena Evangelista)

10. A COMUNICAÇÃO PÚBLICA POPULISTA À LUZ DA LITERATURA ESPECIALIZADA (Paulo Ferracioli e Danilo Rothberg)

11. OBSERVANDO OS OBSERVATÓRIOS DE MÍDIA E POLÍTICA NO BRASIL: ênfases e omissões (Elen Geraldes, Kátia Belisário, Karen Fontenele e Ruth Reis)

12. IMPACTOS DAS RESTRIÇÕES NOS PERFIS EM REDES SOCIAIS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DURANTE O PERÍODO ELEITORAL 2022 – entre a isonomia necessária e a limitação do acesso a informações (Marcelo Igor de Sousa)

13. A GESTÃO DO ESPECTRO RADIOELÉTRICO NO SÉCULO XXI: THE SPECTRUM MANAGEMENT IN THE 21st CENTURY [Indisponível]

 

GT12 – PROPAGANDA E COMUNICAÇÃO ELEITORAL

Coordenação: Luciana Panke (UFPR)
Vice-coordenação: Aryovaldo de Castro Azevedo Junior (UFPR)

1. COMUNICAÇÃO POLÍTICA, VISIBILIDADE E NEOPOPULISMO: um estudo sobre campanhas eleitorais do Brasil, da Colômbia e do México (Milena Carolina de Almeida e Caroline Kraus Luvizotto)

2. ENTRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO E A SINGULARIDADE: candidaturas coletivas nas eleições municipais de 2020 (Mércia Alves, Rosemary Segurado, Tathiana Chicarino e Vera Michalany Chaia)

3. Agendas e redes políticas das deputadas estaduais maranhenses no Instagram (Elthon Ranyere Oliveira Aragão e Kamilla Francine Costa Sá)

4. FRANCIA MÁRQUEZ: a construção da liderança política na mídia digital (Érica Anita Baptista, Joyce Leão Martins e  Sandra Avi dos Santos)

5. DA RETÓRICA ANTIPOLÍTICA À ADESÃO AO ESTABLISHMENT: A acomodação do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), ao sistema político pela ótica da comunicação eleitoral (Fernando de Resende Chaves e Carla Montuori Fernandes)

6. CONTRA TUDO QUE ESTÁ AÍ: a retórica anti-establishment de candidatos outsiders eleitos no Rio Grande do Sul (Ramiro Eisinger Guimarães e Dafne Reis Pedroso da Silva)

7. SEXUALIDADE NO CAMPO DISCURSIVO ELEITORAL: Uma análise dos candidatos à presidência do Brasil em 2018 (Bárbara Piazza dos Reis e Inaiara de Lima Ferreira)

8. SIGILO E TRANSPARÊNCIA SEGUNDO LULA E BOLSONARO: ANÁLISE DE DISCURSO EM POSTAGENS DO TWITTER DURANTE AS ELEIÇÕES DE 2022 (Taís Seibt, Sérgio Roberto Trein, Carolina Timm, Juliana Coin)

9. CONHECENDO MEU CANDIDATO: perfil das candidaturas a vereança, nos municípios brasileiros com menos de 20 mil habitantes (Ricardo Tesseroli e Pedro Chapaval Pimentel)

 

SICs

1. COBERTURA MIDIÁTICA SOBRE OS DESDOBRAMENTOS DO PODCAST “A MULHER DA CASA ABANDONADA” Uma análise da espetacularização a partir de um podcast de jornalismo investigativo (Adriana Ossuna, Leandro Stevens, Natalie Pereira Soares e Taís Schakofski Busanello)

2. ANÁLISE DO DESEMPENHO DA TRANSPARÊNCIA DIGITAL DAS EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA DA UNIÃO NO BRASIL (Bianca Araceli Sosa Báez e Maria Alejandra Nicolás)

3. OS AFETOS ANTIFEMINISTAS DE DAMARES ALVES Mobilização do medo e neoconservadorismo no Brasil (Isabela Guimarães Andrade)

4. O JORNALISMO COMO ALVO: Weaponization e a terceira onda de Populismo no Brasil (Beatriz de Assis Becerra)

5. ENTRE PORTUGAL E BRASIL NA PANDEMIA DE COVID-19: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS VÍDEOS PUBLICITÁRIOS DOS GOVERNOS DE BRASIL E PORTUGAL (Pedro Felipe Toscano Diniz e Lilian Carla Muneiro)

6. “Simpatizantes de Evo”: estudo da cobertura do jornal Página Siete durante os massacres de Sacaba e Senkata na Bolívia em 2019 (Michael de Souza Esquer e Bruno Bernardo de Araújo)

7. FINANCIAMENTO ELEITORAL, DESEMPENHO POLÍTICO, RAÇA E GÊNERO: UMA ANÁLISE DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS NO PIAUÍ EM 2020 (JOSÉ DIÔGO LIMA DA SILVA)

8. Amapá (2022): Frente Ampla e Antipolítica Em Eleições Marcadas Pela Polarização Partidária (Renata Albuquerque e Lucas Brito)

9. LULA E O ESTADO DE S. PAULO: COMO O JORNAL FALA DO PRESIDENTE? (Marina Carrano Lelis e Carlos Alberto de Carvalho)

10. Líderes políticos digitais e novas metamorfoses da representação política na América Latina (Rafael Barros Sampaio)

11. O FESTIVAL LOLLAPALOOZA E OS LIMITES DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO BRASIL (Davison Henrique da Silva, Eduarda de Abreu Oliveira e Lorena Araújo Marcelino)

12. LÍDERENÇAS POLÍTICAS DIGITAIS: OS CASOS CHILENOS (Maria Eduarda de Sousa Barros)

13. PROJETO DIÁLOGO ABERTO: a internet aproximando a população da prefeitura (Felipe Oliveira Tavares e Doacir Gonçalves de Quadros)

14. POPULISMO E PANDEMIA NO JORNALISMO DE TELEVISÃO: A COBERTURA DA COVID-19 E AS REPRESENTAÇÕES DE JAIR BOLSONARO NO FANTÁSTICO E NO DOMINGO ESPETACULAR (Bruna Cardoso Soares da Silva e Bruno Bernardo de Araújo)

15. ANÁLISE DA COBERTURA JORNALÍSTICA DA ELEIÇÃO AO GOVERNO DE MATO GROSSO EM 2022: estudo dos jornais “A Gazeta” e o “Estadão Mato Grosso” (Bruno Vinícius de Jesus, João Roberto da Cruz Santana Martins, Jolismar Gonçalo Bispo Bruno, Thiago Augusto Arlindo Tomaz da Silva Crepaldi, Bruno Bernardo de Araújo)

16. ESTUDO DOS PORTAIS DE NOTÍCIAS “MIDIANEWS” E OLHAR DIRETO: análise da cobertura jornalística da eleição ao governo de Mato Grosso em 2022 (Andrelina Braz da Silva, Mariana da Silva, Rodrigo de Jesus Costa, Vitória Kehl Araújo, Thiago Augusto Arlindo Tomaz da Silva Crepaldi)

17. A FIGURA DO INFLUENCER: Uma reflexão sobre o bolsonarismo e a campanha do deputado André Fernandes. (Levi Aguiar e Diógenes Lycarião)

Lista de Discussão!

    Endereço

    Rua São Francisco Xavier, 524
    10º andar – Bloco F – Sala 10.121
    Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

    contatos

    secretaria@compolitica.org

    expediente

    Samuel Barros (UFRB)
    Rodrigo Carreiro (UFBA)